Se partilhássemos o que temos, haveria o suficiente para todos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

“Pedi e vos será dado!”. “Pedi e vos será dado!”
Estejamos prontos para nos apresentarmos ao Pai
DOMINGO XVII Comum B O “Tantum ergo” recorda-nos o Sacramento da Eucaristia que adoramos com FÉ.
O rico e o lazaro Lc 16,19-31.
A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu
Vida da Virgem Maria Maria é mãe de Deus e nossa Mãe.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
«PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS»
A bendita entre as mulheres
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Repartiremos a terra, a beleza, o amor, tudo isso tem sabor de pão, forma de pão, germinação de farinha, todo nasceu para ser partilhado, para ser dado,
MEU ANIVERSÁRIO.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Gênesis 22,1-19 Naqueles dias, Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui.
Profetiza Ez. 37.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
Viver para Glória de Deus
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
GOSTO MUITO DE TI!!!.
O Príncipe Feliz.
Uma perspectiva Bíblica
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria... como também todos.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Seja Bem-Vindo !.
Quando tudo parece P E R D I O.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Seja Bem-Vindo !.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
O casamento de Isaque e Rebeca
A XÍCARA.
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
TER A CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO
O pão que não usas é o pão do faminto.
Ele mora no mais íntimo de ti, e tu moras n’Ele.
Querido(a)s: "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
COMO? QUANDO? QUEM PODE? DEVO? QUAL A IMPORTÂNCIA?
Antes de ler esta mensagem respire fundo.
PARÁBOLA DO MAU RICO E DO POBRE PACIENTE E RESIGNADO
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
III Domingo da Quaresma
Coro “Resurrexit” da Missa em si menor de Bach
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE ELISEU
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Atos 3:1-26.
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
Oração maravilhosa.
Oração de concordância
CAMINHO O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU evangelho de Lucas.
A Primeira pedra.
“Felizes aqueles que creem sem ter visto"!.
Quando tudo parece P E R D I O.
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
ASSUNTO: A PÉROLA DE GRANDE VALOR TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
Deus vem salvar o seu povo: Alegrai-vos e dai graças
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Transcrição da apresentação:

Se partilhássemos o que temos, haveria o suficiente para todos. Jesus não nega a ninguém um lugar à sua mesa, nem Se nega a ser comensal de ninguém. A nossa terra deveria ser uma única grande mesa para todos, cheia de frutos humildes e saborosos, fruto do nosso trabalho e oferta de Deus. Se partilhássemos o que temos, haveria o suficiente para todos. Por maus ou cheios de defeitos que nos vejamos, nunca deveríamos duvidar disto: Jesus acolhe-nos com gosto à sua mesa, e é um gosto para Ele que O convidemos para a nossa. José Arregi.

Este é o único caso no qual um personagem duma parábola tem nome, Lázaro, que significa: Deus ajuda. O pobre, que costuma ser um personagem anónimo, tem nome. O rico, que se supõe que devia ter um apelido de prestígio, é anónimo. Não parece lógico que uma pessoa rica, que se veste de púrpura e de linho e se banqueteia esplendidamente todos os dias, não tenha nome. Chamou-se-lhe Epulão, sinónimo de comilão. Nome que não aparece no texto. Jesus, uma vez mais, vai contra a corrente. Quem tem nome e valor para Ele e para o Reino são as pessoas consideradas insignificantes para os que ostentam todo o tipo de poder e prestígio.

Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “havia um homem rico, que se vestia de púrpura e linho fino e se banqueteava esplendidamente todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, jazia junto do seu portão, coberto de chagas. Bem desejava saciar-se do que caía da mesa do rico, mas até os cães vinham lamber-lhe as chagas. O rico e Lázaro não são pessoas independentes. Estão próximos e interrelacionados. Um é pobre porque o outro é rico e vice-versa. De Lázaro não se diz que tenha sido bom, do rico não se diz que fosse perverso. A única acusação que se lhe faz é que não quis partilhar os seus bens. Bens que desumanizam e incapacitam para ver e sentir as necessidades dos outros. O rico representa quem tem medo de entrar em contacto com o que possa questionar e complicar o seu estilo de vida. Nãoo vê as necessidades dos outros ou, se as vê, não se sente movido nem comovido por elas.

Ora sucedeu que o pobre morreu e foi colocado pelos anjos ao lado de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. Na mansão dos mortos, estando em tormentos, levantou os olhos e viu Abraão com Lázaro a seu lado. Então ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem compaixão de mim. Envia Lázaro, para que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nestas chamas’. Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro apenas os males. Por isso, agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado. O objectivo da parábola não é reflectir sobre o inferno nem sobre a credibilidade ou não das aparições, nem situa o ensinamento no destino final. Não se trata de solucionar os problemas remetendo-os para o mais além. A questão é não nos deixarmos desumanizar por nenhum tipo de riquezas e ser pessoas sensíveis e solidárias com quem necessita. O perigo, e o contra-senso para quem se considere cristão, é a despreocupação, a indiferença, o não querer inteirar-se da existência de tantos “lázaros” que necessitam uma mão amiga.

Além disso, há entre vós e nós um grande abismo, de modo que se alguém quisesse passar daqui para junto de vós, ou daí para junto de nós, não poderia fazê-lo’. A mensagem da parábola é muito actual. Há um abismo entre uma comunidade fechada, baseada no dinheiro, no poder, no medo, no costume, no isolamento... e uma comunidade evangélica, aberta, solidária, que partilha, respeita, compreende, acolhe... Não há nenhuma dúvida de que Jesus acolhe e aceita a todos, sem excepção, à sua mesa. Portanto, todo o impedimento, proibição, exclusão, rejeição... para participar na comida da comunidade, não é atitude evangélica, não é o que Jesus fez nem o que nos recomenda fazer.

O rico insistiu: ‘Então peço-te, ó pai, que mandes làzaro à minha casa paterna – pois tenho cinco irmãos – para que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento’. Disse-lhe Abraão: ‘Ele têm Moisés e os Profetas: que os oiçam’. Mas ele insistiu: ‘Não, pai Abraão. Se algum dos mortos for ter com eles, arrepender-se-ão’- Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés nem aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos’». Também hoje, apesar da claridade da mensagem de Jesus, buscamos subterfúgios ou pedimos milagres para iludir compromissos. Como os fariseus –”amigos do dinheiro”- conhecemos teoricamente e ouvimos com frequência a Palavra de Jesus. Transforma realmente a nossa vida? Pois temos claro que se a Palavra, a Pessoa, a vida de Jesus, não transforma a nossa vida, não mudaremos nem que ressuscite um morto.

Lázaro Senhor, mais de metade da humanidade anda como Lázaro, buscando as migalhas que deixa cair o Capital. Todos às portas dos palácios e dos escritórios, esperando as sobras, e Tu estás com eles. Estás à porta mendigando com os pobres e recebendo os nãos que eles recebem. E gritas pela janela aos mercadores de escravos: Chegará um dia em que ireis perder tudo. Porque no final, será sobre o amor que vos examinarão . Vão ao templo ao domingo ouvir o que eles esperam: que Tu fizeste ricos e pobres e que há que ser bom com todos, ou seja, com nenhum. E saem tranquilos como se essa fosse a tua voz. Leva-me contigo aos palheiros dos “lázaros”, a recolher do chão o caído e dar um cajado ao coxo, a levantar paredes e pôr tectos, a preparar mesas redondas para crianças desnutridas. Leva-me, não me deixes jogado/a no caminho, agora que cheguei até aqui, buscando a estrela do amor. Diz-me também a mim, como àquele inválido: Levanta-te e põe-te em movimento! (Patxi Loidi)