SUCESSÃO ECOLÓGICA COLONIZAÇÃO DE LOCAIS SEM VIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
Advertisements

O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
PLANTAS Dióxido de Luz Carbono Oxigénio Água Glicose Amido
Ecologia Aplicada aula 6 Sucessão Ecológica e evolução nos ecossistemas.
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes
Escola Secundaria D. Dinis
Módulo: Ecologia e Conservação da Natureza Noções de comunidade; sucessão ecológica; biodiversidade e riqueza de espécies; biogeografia. Prof. Dr. Dakir.
Conceitos básicos em Ecologia
SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo.
Reino Vegetal.
Características gerais dos seres vivos
SUCESSÃO ECOLÓGICA 5 anos depois 25 anos depois.
SUCESSÃO ECOLÓGICA Prof. PANTHERA.
SUCESSÃO ECOLÓGICA Prof. Michel Assali.
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Estrutura das Comunidades
CAD III – BIO E – AULAS 09 à 12 Profº Villa
A interdependência da vida
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Cap. 05 1ª parte Sucessão Ecológica.
Sucessão 3ª parte.
Sucessão 2ª parte.
Origem da diversidade biológica
CONCEITOS E DETERMINAÇÕES
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Raiz.
A diversidade da vida.
Dinâmica das populações
Profª Lucia Helena Amim
Profª Lucia Helena Amim
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
Elaborado por Vânia Oliveira
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
REINO DAS PLANTAS.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFA. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
CONCEITOS DE ECOLOGIA.
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
BIOGEOGRAFIA.
A S COMUNIDADES EM T RANSFORMAÇÃO : S UCESSÃO E COLOGIA Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo - (Licenciado) Especialista em Docência Universitária.
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Pitágoras Sucessão ecológica e biomas
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Fundamentos em Ecologia Townsend; Begon; Harper (2010) Capítulo 1
Ciências Naturais – 8ºano
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
INDIVÍDUOS DE ESPÉCIES
Sucessão ecológica: mecanismos e dinâmica de manchas
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
Reino Plantae.
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
Profa. Dra. Karina Schmidt Furieri
Ciclos Biogeoquímicos
Princípios ecológicos necessários ao processo de recuperação
Profª Adriana Braz Moreira
Ciências Naturais – 8.º ano
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Ecologia de Populações
Agentes Modeladores do Relevo
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes. É um fenômeno dinâmico onde as populações pioneiras são gradativamente substituídas até que se estabeleça uma.
Conjunto de elementos ou componentes que se relacionam entre si
VAMOS À DESCOBERTA DO AMBIENTE!. Os diferentes factores abióticos podem agrupar-se em dois tipos principais: factores climáticos, como a luz, a temperatura.
Ciências Naturais – 8.º ano
Transcrição da apresentação:

SUCESSÃO ECOLÓGICA COLONIZAÇÃO DE LOCAIS SEM VIDA As comunidades naturais mudam ao longo do tempo, substituindo-se umas às outras numa dada área. SUCESSÃO ECOLÓGICA COLONIZAÇÃO DE LOCAIS SEM VIDA Ecossistemas em mudança

Sucessão ecológica A vida pode instalar-se e proliferar em locais que nunca foram povoados anteriormente. Em pleno oceano, por exemplo, podem formar-se ilhas devido à actividade vulcânica.

Como surgiu a vida nos Açores? Pela observação da imagem sugeres meios que explicam o aparecimento de seres vivos nos Açores. Porque aumenta o número de espécies ao longo dos tempos? Em que medida, as aves, contribuem para o aparecimento de plantas nas ilhas? Sementes adesivas Sementes não digeridas Dispersão eólica Dispersão aquática

Sucessão ecológica A vida pode instalar-se e proliferar em ilhas recém- formadas através: De sementes levadas pelo vento: De sementes que flutuam na água: Por aves e insectos que podem levar sementes “coladas” ou nos seus tubos digestivos.

Sucessão ecológica As aves aproveitam também, muitas vezes, as correntes de ar para mais facilmente vencerem grandes distâncias. Elas transportam inúmeros organismos vivos, bastantes sementes presas nas penas e no bico ou ainda contidas no seu sistema digestivo, que, se escaparem à digestão, poderão germinar mais tarde.

Sucessão ecológica Os primeiros seres vivos a fixarem-se numa região anteriormente não habitada são geralmente organismos pouco exigentes e constituem a comunidade pioneira. As espécies das comunidades pioneiras são espécies pequenas e pouco complexas como os musgos e os líquenes. Os líquenes elaboram substâncias que atacam as rochas, contribuindo assim para a abertura de fendas, que vão sendo preenchidas por poeiras e produtos resultantes da decomposição dos próprios líquenes. As raízes das plantas penetram nas fendas das rochas.

Sucessão ecológica Os seres vivos da comunidade pioneira mudam gradualmente as condições do meio, o que permite que outras espécies se fixem, substituindo progressivamente as espécies pioneiras por espécies mais complexas.

Sucessão ecológica A evolução gradual que ocorre num ecossistema, desde uma comunidade inicial simples até outras comunidades mais complexas, duradouras e estáveis, tem o nome de sucessão ecológica. Início Transição Estabilidade Comunidade pioneira Comunidades intermédias Comunidade clímax Aparecimento, extinção e alterações na abundância das populações Estabilidade na composição das comunidades Colonização

Sucessão ecológica Sucessão é o processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultante da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminante num tipo de ecossistema persistente – o clímax; Sucessão é parte natural da dinâmica da comunidade.

Classificação das sucessões Sucessão secundária Quando as espécies da comunidade pioneira se instalam em locais que já tiveram vida e que sofreram um desequilíbrio (incêndio). Sucessão primária Quando se inicia numa área anteriormente estéril, como é o caso das ilhas vulcânicas, da areia das dunas, de rochas nuas ou de um lago recém-formado.

Sucessão ecológica secundária Pequenas árvores Clímax Arbustos Ervas Desequilíbrio