Circuito equivalente recomendado pelo IEEE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Aula – Prática de Acionamentos Eletrônicos
Advertisements

Motor Trifásico de Indução Partidas Convencionais
Eletrificação Rural Utilização de Conversores de Fase.
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
MÁQUINA DE INDUÇÃO FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA
FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS SÍNCRONAS 1. Máquina síncrona de campo fixo
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - GERADOR DC
Máquinas elétricas III
Eletrônica de Potência
MOTORES DE INDUÇÃO 1- INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ELÉTRICAS
Circuitos Trifásicos A maior parte da geração, transmissão e utilização em alta potência da energia elétrica envolve sistemas polifásicos, ou seja, sistemas.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
INVERSOR DE FREQUÊNCIA.
Conversão de Energia I Aula 5.4 Máquinas de Corrente Contínua
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
Motores de Relutância Possuem o estator (polifásico ou monofásico) semelhante ao motor de Indução. Motores de relutância sem gaiola necessitam de um conversor.
Máquinas Elétricas Unidade 02
AULA 2 MOTOR DE INDUÇÃO CA.
Motores Elétricos Hélio Padilha.
Modelo Dinâmico para PMSM
Máquinas AC Assíncronas Síncronas Máquinas corrente alternada
TRANSFORMADORES.
Sístemas e Instalações Eléctricas de Navios
Máquinas Elétricas I Aula 13
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
MOTORES SÍNCRONOS Marco Bartulihe nº
Eletrônica Industrial
Noções Fundamentais – Motores Elétricos
Acionamentos Elétricos
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Maquina Síncrona.
Transformadores Prof. Luis S. B. Marques.
Conversao de Energia II – N6CV2
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Energia MecânicaEléctrica máquina eléctrica Motor Gerador Transformador Circuito eléctricoCircuito mecânico electromagnetismo Circuito eléctricoCircuito.
Oscar Takeshi Omar Mogames Vitor Gomes
Polaridade dos transformadores
Parte 2 – Máquinas Elétricas
Transformador Real.
MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Máquinas Elétricas Eletrotécnica
MOTOR ASSÍNCRONO OU DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Elementos básicos e Fasores
Transformadores monofásicos
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Calcular a tensão de saída do Inversor, para cada caso
Faltas Simétricas.
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
Motores de Indução Máquinas Elétricas.
Eletrônica Aula 07 CIN-UPPE
LAB_307 Prof. Dr. Cesar da Costa
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
Conversão de Energia II – T6CV2
Conversão de Energia I N5CV1
Conversão de Energia II – T6CV2
Conversão de Energia I N5CV1
Prof. Alvaro Augusto www.alvaroaugusto.com.br Tipos de Motores Elétricos Motores elétricos são dispositivos que convertem.
Instituto Federal de Santa Catarina
Conversão de Energia I N5CV1
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Transcrição da apresentação:

Circuito equivalente recomendado pelo IEEE MÁQUINA DE INDUÇÃO Circuito equivalente recomendado pelo IEEE ?3 ?10

MÁQUINA DE INDUÇÃO A corrente de excitação IΦ (corrente que circula pela reatância de magetização) é alta, da ordem de 30% a 50 % da corrente de plena carga. A reatância de dispersão X1 é alta. A resistência de perdas Rc é omitida e as perdas no núcleo são concentradas com as perdas por atrito e ventilação.

Circuito Equivalente de Thevenin MÁQUINA DE INDUÇÃO Circuito Equivalente de Thevenin Air gap ?

MÁQUINA DE INDUÇÃO A tensão e a impedância de Thevenin podem ser calculadas da seguinte maneira:

MÁQUINA DE INDUÇÃO TESTE A VAZIO, TESTE A ROTOR BLOQUEADO E PARÂMETROS DO CIRCUITO EQUIVALENTE Os parâmetros do circuito equivalente podem determinados do resultado do teste a vazio, do teste a rotor bloqueado e da medição da resistência cc do enrolamento do estator. TESTE A VAZIO O teste a vazio em uma máquina de indução, assim como o teste de circuito-aberto no transformador fornece informação sobre a corrente de excitação e as perdas rotacionais. Teste executado pela aplicação de tensões polifásicas equilibradas no enrolamento trifásico do estator na frequência nominal. O rotor é mantido desacoplado de qualquer carga mecânica.

MÁQUINA DE INDUÇÃO A perda de potência mecânica na máquina operando em vazio é devido à perda no núcleo e as perdas por atrito e ventilação. A perda rotacional total na tensão e frequência nominais em carga é considerada constante e igual ao valor da perda rotacional sem carga. TESTE A ROTOR BLOQUEADO O teste a rotor bloqueado na máquina de indução, assim como o teste de curto-circuito no transformador fornece informação sobre as impedâncias de dispersão. O rotor é mantido bloqueado (sem girar) O teste a rotor bloqueado deve ser executado nas mesmas condições de corrente e frequência que prevalecem na operação normal da máquina.

MÁQUINA DE INDUÇÃO 3. Quando a máquina está funcionando em condição normal, ela opera com valor de escorregamento baixo, o que significa que a resistência efetiva e a sua reatância possuem valores diferentes dos valores na frequência nominal. 4. O teste deve ser executado com tensão reduzida e corrente nominal. A frequência também deve ser reduzida. 5. O IEEE recomenda um valor de frequência de 25% da frequência nominal. O exemplo a seguir ilustra o procedimento de cálculo para encontrar os parâmetros do circuito equivalente do motor de indução trifásico recomendado pelo IEEE. Os seguintes resultados foram obtidos de motor de indução trifásico, 60 hp, 2200 V, 6 pólos, 60 Hz, do tipo gaiola de esquilo.

MÁQUINA DE INDUÇÃO Teste a vazio 1.1 Frequência: 60 Hz 1.2 Tensão de linha: 2200 V 1.3 Corrente de linha:4,5 A 1.4 Potência de entrada: 1600 w 2. Teste a rotor bloqueado 2.1 Frequência: 15 Hz 2.2 Tensão de linha: 270 V 2.3 Corrente de linha: 25 A 2.4 Potência de entrada: 9000 w 3. Teste de medição da resistência cc do enrolamento do estator por fase: R = 2,8 Ω

MÁQUINA DE INDUÇÃO Determine: Perda rotacional sem carga Determine os parâmetros do circuito equivalente recomendado pelo IEEE Determine os parâmetros do circuito equivalente de Thevenin SOLUÇÃO: Do teste sem carga, a potência sem carga é: A perda rotacional sem carga é:

MÁQUINA DE INDUÇÃO b) Para a condição sem carga, R2/s é muito elevada, pois o escorregamento é baixo. ?

MÁQUINA DE INDUÇÃO Para essa condição, a reatância de magnetização está em paralelo com um ramo com resistência muito elevada. Pode-se considerar, como o valor resultante igual ao Xm. O valor da tensão de entrada por fase no circuito representando o comportamento em vazio do motor de indução trifásico: A impedância sem carga é igual a:

MÁQUINA DE INDUÇÃO O valor da resistência sem carga é: A reatância sem carga é: Assim, ?

MÁQUINA DE INDUÇÃO Para o teste a rotor bloqueado, jXm está em paralelo com ramo que contém a impedância jX2+R2 . O ramo central é desprezado

MÁQUINA DE INDUÇÃO O circuito equivalente adaptado para a condição de rotor bloqueado.

MÁQUINA DE INDUÇÃO A resistência a rotor bloqueado é: Como a resistência do enrolamento do estator já foi encontrada a partir do teste de medição de resistência (cc), então: Para o cálculo da impedância, deve-se considerar que a frequência é igual a 15 Hz. Então a reatância que encontrada é com referência a esta frequência.

MÁQUINA DE INDUÇÃO A impedância a rotor bloqueado é: A reatância a rotor bloqueado na frequência de 15 Hz é:

MÁQUINA DE INDUÇÃO O valor da reatância é 60 Hz: Assim, Na frequência de 60 Hz. Sabemos que X1 + Xm=XNL

MÁQUINA DE INDUÇÃO Características de desempenho Eficiência Fator de potência Corrente Torque de partida Torque máximo O torque mecânico desenvolvido por fase é dado por: Onde: (velocidade mecânica)

MÁQUINA DE INDUÇÃO Sabe-se também que: Onde ωs é a velocidade síncrona em rad/s.

Do circuito equivalente de Thevenin: MÁQUINA DE INDUÇÃO Cálculo do torque mecânico (por fase) em função da velocidade síncrona: Do circuito equivalente de Thevenin: [3]

MÁQUINA DE INDUÇÃO Do circuito equivalente de Thevenin: O torque acima é por fase. Para encontrar o torque total trifásico é preciso multiplicar por três. Para valores baixo de escorregamento, tem-se que:

MÁQUINA DE INDUÇÃO Para valores baixo de escorregamento, tem-se que:

MÁQUINA DE INDUÇÃO TORQUE MÁXIMO – COMO ENCONTRAR? Uma expressão para o torque máximo pode ser encontrada derivando a fórmula do torque mecânico em relação ao escorregamento. escorregamento correspondente ao torque máximo

MÁQUINA DE INDUÇÃO TORQUE MÁXIMO