SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DOT EDUCAÇÃO INFANTIL QUEM SÃO NOSSAS CPs: O QUEBRA-CABEÇA ESTÁ SE MONTANDO

A REDE EM REDE: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PERFIL DOS CPs TABULAÇÃO DE DADOS junho de 2006 versão preliminar

Número de Unidades (CEIs e EMEIs): 805 CPs inscritas: 744 Fichas coletadas: 671, ou seja, 90,1% das inscritas O questionário/ ficha para coleta dos dados foi dividido em duas partes: 1. IDENTIFICAÇÃO Dados pessoais: nome, idade... Dados da formação: graduação, especialização... Currículo profissional: tempo de magistério,na RME... 2. FORMAÇÃO CONTINUADA Desafios Dúvidas Vontade de investir

PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: DADO 1 FAIXAS ETÁRIAS DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 33,8 % das CPs tem de 41 a 45 anos de idade 24 % tem de 46 a 52 anos 18,1 % tem de 35 a 40 anos 14,7 % tem de 53 a 60 anos INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 57,8% DO TOTAL DAS CPs SITUAM-SE NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 41 A 52 ANOS

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 58,8% DO TOTAL DAS CPs SÃO CASADAS E DADO 2 ESTADO CIVIL DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 58,8 % das CPs são casadas 22,5% são solteiras 18,7%. demais estados civis INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 58,8% DO TOTAL DAS CPs SÃO CASADAS E 22,5% SÃO SOLTEIRAS

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 48,5% DO TOTAL DAS CPs TEM DADO 3 NÚMERO DE FILHOS DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 36,9% possuem 2 filhos 25,7 % sem filhos 22,6% com 1 filho INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 48,5% DO TOTAL DAS CPs TEM ENTRE 2 E 3 FILHOS

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: DADO 4 TEMPO NO MAGISTÉRIO DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 54,9% das CPs tem mais de 21 anos de magistério 28,1% das CPs tem entre 16 a 20 anos de magistério, as demais faixas de tempo tabuladas não são particularmente expressivas INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 54% TEM MAIS DE 21 ANOS NO MAGISTÉRIO E 83% DAS CPs POSSUEM MAIS DE 16 ANOS

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: TEM 16 ANOS OU MAIS NA REDE DADO 5 TEMPO DE REDE DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 25% possui entre 16 e 20 anos 45% possui 21 anos ou mais na rede municipal. 30% restante tem entre 0 a 5, 6 a 10 e 11 a 15 anos. INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 70% DO TOTAL DAS CPs TEM 16 ANOS OU MAIS NA REDE

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: DADO 6 TEMPO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 53% das CPs nunca passaram por esta modalidade de ensino 12% das CPs possuem menos de 1 ano nesta modalidade de ensino 21% das CPs tem entre 2 a 5 anos INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 65% DO TOTAL DAS CPs NUNCA PASSARAM PELO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OU PASSARAM MENOS DE 1 ANO NESTA MODALIDADE

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 44% DAS CPs NUNCA PASSARAM PELA EMEI E DADO 7 TEMPO DE EMEI DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 44% das CPs possuem menos de um ano de exercício na EMEI ou mesmo nunca estiveram nela, 23% das CPs possui entre 2 a 5 anos de exercício 17% possui de 6 a 11 anos 10% entre 16 e 20 anos INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 44% DAS CPs NUNCA PASSARAM PELA EMEI E CERCA DE 33% DAS CPs TEM MAIS DE 6 ANOS

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 71% DAS CPs NUNCA PASSARAM PELO CEI E DADO 8 TEMPO DE CEI DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 55% das CPs nunca estiveram em exercício em CEI 16% possui menos de 1 ano de experiência em CEI 24% do total das CPs tem entre 2 e 5 anos INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 71% DAS CPs NUNCA PASSARAM PELO CEI E 24% DELAS TEM ENTRE 2 A 5 ANOS

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 55% CURSOU FORMAÇÃO DADO 9 E 10 FORMAÇÃO INICIAL E ANO DA CONCLUSÃO DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 55% formação em pedagogia 13% das CPs formaram-se em Letras 28% formaram-se em outras: Psicologia, Exatas e Biológicas (Matemática, Química, Física e Biologia), Ciências Sociais e Humanas (História, Geografia, Estudos Sociais, Sociologia e Filosofia), Jornalismo, Ed. Física, Biblioteconomia, Direito etc. 49% concluíram a primeira formação entre 1983 e 1988 34% nos períodos imediatamente anteriores ou posteriores a estes INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 55% CURSOU FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PEDAGOGIA

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: DADO 11 E 12 SEGUNDA FORMAÇÃO INICIAL DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 39% das CPs tem como segunda formação a pedagogia ou sua “complementação” a maioria entre 1983 e 2000 INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 52% DAS CPs POSSUEM UMA SEGUNDA FORMAÇÃO SUPERIOR SENDO QUE 39% REALIZARAM UMA SEGUNDA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA.

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 41% DAS CPs POSSUEM DADO 13 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 12,6 % das CPs com especialização em psicopedagogia 4 %com cursos na área de educação infantil 11 % na área educacional, tais como: gestão escolar, educação superior, didática etc... INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 41% DAS CPs POSSUEM

INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: DADO 14 PÓS GRADUAÇÃO DAS CPs DE ED. INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 3 % das CPs POSSUEM MESTRADO INFORMAÇÃO FINAL DESTE QUESITO: 3,1% DAS CPs REALIZARAM MESTRADO

PARTE 2 FORMAÇÃO CONTINUADA

ÍTEM 1 DESAFIOS INTERPRETAÇÃO DOS DADOS REFERENTES AOS DESAFIOS 31% das CPs apontam a formação do professor dentro dos espaços e tempos existentes na unidade como seu principal desafio 29% das CPS apontam que seu desafio maior é aprofundar com o grupo conteúdos específicos da EI, trabalhar com projetos, registro, observação e avaliação de resultados. 25% das CPS encaram como desfio o resgate de seu próprio papel como CP: qual é seu espaço, identidade frente as diferentes demandas, quais seus domínios e competências. 12% entre os desafios se referem as demandas impostas ao CP, ou seja, a conciliação de diferentes demandas na unidade tem sido um problema.

INTERPRETAÇÃO DOS DADOS REFERENTES ÀS DÚVIDAS ÍTEM 2 DÚVIDAS INTERPRETAÇÃO DOS DADOS REFERENTES ÀS DÚVIDAS 20% de dúvidas estão relacionadas aos conteúdos e práticas específicas da EI, como aprofundar-se em concepções e currículos específicos da EI 20% tem dúvidas em como realizar a formação continuada de suas equipes e professores nos horários coletivos, particularmente frente a dificuldade de administrar os tempos e os espaços para que esta formação ocorra Quase 30% das CPs não manifestam dúvidas

ÍTEM 3 VONTADE DE INVESTIR INTERPRETAÇÃO DOS DADOS REFERENTES À VONTADE DE INVESTIR 40% de CPS que apontam o desejo de investir na sua própria formação inicial ou continuada 39% dos CPS gostariam de investir na formação dos professores em temáticas afetas a educação infantil. 13% aponta como vontade de investimento o trabalho envolvendo todo o coletivo da unidade, suas práticas, formação e projetos 14% das CPs não manifestam sua vontade de investir