GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Advertisements

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Reunião de Formação: Equipe Nas Ondas do Rádio DRE 25/04/2011 Programa Nas Ondas do Rádio.
Documentação de projetos
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Como elaborar um projeto
NAS ONDAS DO RÁDIO Reunião 16/12/09. Áreas Temáticas Gestão do Conhecimento Mediação de Comunicação Educomunicação.
Gêneros e formatos radiofônicos
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
Agências de Notícias Imprensa Jovem
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Projeto Educomunicativo Blog EMEI Prof. Ant. Rubbo Muller
Projeto Jornal Mural Professores
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Trabalhando com Grupos
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CINEMA NA ESCOLA Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Encontro 4.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
Monitoramento e Avaliação
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
O papel pedagógico do órgão gestor
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

Cronograma Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá-los A escola como ecossistema comunicativo / O papel do gestor de projetos educomunicativos / Os fluxos de comunicação na escola Porque e como escrever um projeto Instrumentos de avaliação / Gestão do conhecimento / Gestão de recursos e de produtos da Comunicação

Por que e como escrever um projeto Motivado pela realidade Exercício democrático Projeto Educomunicativo Empoderamento do coletivo Resposta para um problema concreto

Formação de Gestores de Projetos Educomunicativos Por que e como escrever um projeto?

Necessidade de um projeto Quando um problema se transforma em demanda, surge um projeto. Demanda: necessidade que encontrou vontade política, apoio da população e condições de ser atendida através de um projeto.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA Título original: (Entre les Murs) Lançamento: 2007 (França) Direção: Laurent Cantet Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 min Gênero: Drama

PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO (NOR) Desenvolvimento do Projeto Educom.rádio – Educomunicação Nas Ondas do Rádio (2001), o qual se originou de uma demanda social, acrescida de vontade política, para diminuir a violência nas escolas. DEMANDA SOCIAL + VONTADE POLÍTICA + PROJETO EDUCOM.RÁDIO = PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO (NOR)

OBJETIVO Promover o diálogo franco e aberto no espaço escolar, mediado pelas tecnologias da comunicação.

JUSTIFICATIVA O rádio e as demais tecnologias da comunicação fascinam as novas gerações, proporcionam momentos de descontração e criatividade, e facilitam o diálogo, melhorando as relações interpessoais, fortalecendo o protagonismo infanto-juvenil.

Política Pública Ao se transformar em política pública, são criadas as condições para continuidade e ampliação da proposta (hoje Programa do Governo Municipal), que se concretiza por meio de novos projetos nas escolas.

POR QUE UM PROJETO PRECISA SER DOCUMENTADO? Documentação POR QUE UM PROJETO PRECISA SER DOCUMENTADO?

Documentação Um documento escrito permite organizar as ideias, fazer contatos, estabelecer parcerias e conseguir apoio financeiro. O interlocutor terá mais compreensão da proposta e se sentirá seguro ao apoiar uma ação que possa ser visualizada no papel e/ou na tela de um computador de forma completa. Essas articulações implicarão em mudanças no que já havia sido escrito. E isso poderá ser muito positivo, pois a ideia é que, com a ajuda de outras pessoas, a proposta seja melhorada.

Redação A redação de um projeto deve responder basicamente as seguintes questões: Quem propõe? O quê? Para quem? Por quê? Como pretende realizar aquilo que está sendo proposto? Quando? Onde? O que será preciso? Quanto vai custar?

Professor-mediador O gestor de projetos educomunicativos ou professor-mediador deverá negociar externamente para garantir recursos, e internamente, para garantir a segurança e a identidade do grupo responsável pelo projeto. Ressalta-se a importância da participação dos alunos na construção do mesmo.

Itens de um projeto Capa Apresentação Justificativa Objetivo geral Objetivos específicos Público-alvo Metodologia Equipe responsável Parcerias Instrumentos de avaliação* Cronograma Orçamento Anexos O quê? Para quem? Por quê? Como pretende realizar aquilo que está sendo proposto? Quando? Onde? O que será preciso? Quanto vai custar?

* Instrumentos de avaliação São indicadores de resultados: Diminuição da violência, ampliação da capacidade de expressão, pró-atividade de segmentos da comunidade escolar, protagonismo infanto-juvenil, apropriação técnica e das linguagens midiáticas, capacidade de leitura crítica dos meios, melhora no desempenho escolar dos alunos participantes, etc.

Conclusão A conclusão de um projeto deve provocar novas ideias e apontar novos desafios. Um bom projeto se retroalimenta.

Atividade Elaborar uma proposta de trabalho (projeto); Preparar uma apresentação (.ppt); Criar um teaser (peça publicitária) para o projeto. Observação: Os materiais serão socializados no último encontro.

Quem somos? FORMADORES COORDENAÇÃO • Alda Ribeiro • Anderson Zotesso • Isabel Santos • Izabel Leão • Márcia Coutinho • Marciel Consani • Paola Prandini • Paula Carolei • Paulo Teles • Richard Romancini • Salete Soares • Silene Lourenço COORDENAÇÃO  Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão)  Leonardo Moncorvo (apoio)  Isabela Rosa da Silva (apoio)  Diego Balbino (apoio)