EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos colocar uma música agora?
Advertisements

PARA ADICIONAR UM VÍDEO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
Linguagem Audiovisual
Tutorial Edição de Imagem Microsoft Office Picture
Documentação de projetos
BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Como elaborar um projeto
Gêneros e formatos radiofônicos
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
Produzindo Rádio na Escola
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
PUCRS Introdução a gráficos.
PowerPoint 6ª série.
GEOMETRIA 4.0 Lançamento da obra, a partir da arquitetura
Orientações para PowerPoint
Treinamento placas General Vision
Fundamentos da Informática
SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À ANÁLISE DE PERTURBAÇÕES
Animações no Power Point
SEGUNDA PARTE O programa Adobe Photoshop oferecer várias ferramentas de grande utilidade para manipular as fotografias da Odontologia. Colocaremos links.
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
INICIAR/TODOS OS PROGRAMAS/Windows Movie Maker
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014
Apresentando o PowerPoint
Colocando botões e ações
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Na barra de mensagens, clique no botão Habilitar Edição,
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA – Aula 6
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
POWER POWER POINT POINT.
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Introdução ao Computador
APRESENTANDO O TECLADO
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
O Tux Paint é um software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. Possui várias ferramentas para que qualquer usuário iniciante possa, com.
Referência Rápida do Lync 2013 CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas.
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Word Unati – Turma 3.
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Para iniciar um (novo) trabalho clique em arquivo > novo (ctrl + n)
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
Recursos básicos movie maker
Word Unati – Turma 3. Abrir Documento Clique no ícone:
1 Este breve tutorial mostra de forma prática e simples como editar as figuras para fazer o mapa temático. Os conceitos de Cartografia Temática podem ser.
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA Apoio: Daniel Pereira dos Santos.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
“OFICINA INTRODUÇÃO AO POWERPOINT 2007” Cristiane Alves Dantas Glênio Morais Régis.
VÍDEOS: captura e edição Profª Juliana Schivani. U$ 39,99 (sem validade) Gratuito para testar Grava a sua imagem (da webcam) ao mesmo tempo que grava.
Transcrição da apresentação:

EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6) 5º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011

Quais as razões para se usar o Audacity? É uma ferramenta poderosa. É gratuito. É distribuído livremente É multiplataforma. Não requer grandes recursos de sistema (nem instalação). Possui uma interface simples. Está em constante desenvolvimento colaborativo.

A Interface do Audacity Ferramentas de Edição A Interface do Audacity Monitor de saída de áudio Monitor de saída de áudio Barra de menus Controle de entrada de áudio Atalhos para edição Pistas de áudio Mono e Estéreo Marcador de tempo Controle de saída de áudio Botões de gravação e reprodução seleção de entrada de áudio Barras de rolagem

Ferramentas de Edição 1 2 3 4 5 6 FERRAMENTA DE SELEÇÃO: permite selecionar pistas ou trechos de áudio específicos que serão editados. 2. CURVA DE VOLUME: permite definir as variações de volume do áudio ao longo da pista. 3. LÁPIS: permite interagir graficamente com o desenho das ondas sonoras. 4. LUPA: permite aumentar e diminuir a visualização gráfica das ondas sonoras. 5. SETA DE ARRASTE: permite deslocar os arquivos de áudio na linha de tempo para frente ou para trás. 6. ASTERISCO: permite utilizar simultaneamente mais de uma ferramenta.

Controles de entrada e nível 1 2 3 NÍVEL DE SAÍDA – ajusta maior/menor volume do sinal que vai para o monitor (caixas acústicas ou fones). NÍVEL DE ENTRADA – ajusta maior/menor volume na entrada do sinal (gravação). SELEÇÃO DE SINAL DE ENTRADA – escolhe a fonte do sinal de áudio.

Botões de gravação e reprodução 1 2 3 4 5 6 REWIND – retrocede a gravação até o início. PLAY – toca o trecho gravado. RECORD – inicia a gravação criando uma nova pista. PAUSE – interrompe e retoma a mesma gravação. STOP – para a gravação FORWARD – adianta a gravação até o final.

Monitores de entrada e saída 1 2 Monitor de saída, canais Esquerdo (E) e Direito (D) . Monitor de entrada, canais Esquerdo (E) e Direito (D). OBS.: o limite do volume da gravação é assinalado como “0 dB” (zero decibéis).

Iniciar um projeto CRIAR PROJETO/ IMPORTAR ARQUIVOS Projeto -> Importar Áudio JANELA DE SELEÇÃO Selecionar Arquivo -> Abrir

Abrir e selecionar arquivos 1. ABRIR UMA PISTA Abrir e selecionar arquivos 2. SELECIONAR UMA PISTA “Clicar” na área cinza 1 2 3 3. SELECIONAR TRECHO NUMA PISTA Usar ferramenta de seleção

Gerenciar várias pistas 1. PARA ESCUTAR UMA ÚNICA PISTA ENTRE VÁRIAS: “Clicar” no botão “Solo” 2. PARA ESCUTAR VÁRIAS PISTAS MENOS UMA: “Clicar” no botão “Mudo” 1 2

Utilizar a curva de volume 1. Ao acionar a ferramenta, o nível de volume da pista aparece como área clara. É possível reduzir o volume ao mínimo fechando-se o cursor (1a), ou aumentá-lo até o máximo, abrindo O CURSOR (1b). 1 1a 1b 2a 2b 2.Além de abrir ou fechar o cursor, é possível marcar pontos de amarração ao longo da linha de nível do volume (2a) e usá-los para desenhar as variações desejadas de volume no formato de uma curva (2b).

Utilizar a Lupa A Lupa permite uma visualização poderosa dos detalhes no gráfico que representa a onda sonora. O clique com o botão esquerdo do mouse aumenta a magnificação enquanto o clique com o botão esquerdo a reduz.

Arrastar e reposicionar Esta ferramenta permite arrastar, para frente ou para trás, os “blocos” de áudio correspondentes à cada pista de gravação, dispondo-os ao longo da linha de tempo, no ponto em que se desejar.

Referências do Audacity O Audacity pode ser baixado no site http://audacity.sourceforge.net, onde é possível encontrar também links para plug-ins e tutoriais.

Carlos Alberto Mendes de Lima Quem somos? Realização da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo – Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos E. Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Silene Araujo