Aula 44 O sistema excretor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORÍFEROS OU ESPONGIÁRIOS
Advertisements

Fisiologia comparada Sistema Circulatório.
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Introdução ao estudo dos grupos animais
Excreção.
Reino Animalia Ciências Tassinari.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
PORÍFEROS.
Sistema Excretor (extras)
SISTEMA EXCRETOR.
Filos: Poriferos Cnidários Chordata Platelmintes/ nematelmintes Annelida Arthropoda Mollusca Equinodermas.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Aparelho Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Depura sangue Prof.César Lima
R E I N O: A N I M A L SUBFILO: I N V E R T E B R A D O S
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO
para aquele que se recusa a parar de lutar!”
Poríferos ou Esponjas Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos, apesar de existir divisão de trabalho entre as células.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
A OSMORREGULAÇÃO.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Sistema Excretor (extras)
Poríferos Cnidários Platelmintos
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Luís Martins.
Biologia 2 Cap.13 Poríferos
SISTEMA EXCRETOR Prof. João Paulo Gurgel Biologia
Fisiologia Comparada Respiração.
Profª Gleice 7º ano CIÊNCIAS
Fisiologia Comparada Digestão.
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo
Professora Fernanda Landim
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
SIMETRIA: divisão imaginária do corpo de um animal em partes opostas que devem ser semelhantes externamente. Existem: Assimétricos: não possuem simetria.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
EXCREÇÃO COMPARADA.
Filo Porifera e Filo Cnidaria
Filo Porífera.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR Prof.: Gilmar.
O Reino Animal Os Invertebrados I De Poríferos a Nematelmintos.
Artrópodes.
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO
CNIDÁRIOS.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Sistema excretor.
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Poríferos.
FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Os Grandes Filos Animais
FILO ARTHROPODA maior grupo animal (3/4 das espécies);
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
SISTEMA EXCRETOR.
Eliminação de produtos da atividade celular
Sistema Excretor BALA 2011.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Transcrição da apresentação:

Aula 44 O sistema excretor

Excreção Processo de eliminação de substâncias que são produzidas em excesso pelo organismo; Substâncias resultantes do metabolismo; Principais excretas: CO2 H2O Sais Bile Amônia Ureia Ácido úrico Homeostase: meio interno em equilíbrio.

Excreção nos invertebrados Nos protozoários, poríferos e celenterados, a excreção ocorre por difusão.Os protozoários de água doce apresentam vacúolos contráteis ou pulsáteis, cuja função é remover o excesso de água, que entra na célula por osmose.

  Poríferos – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. Os rejeitos saem das células por difusão em direção à cavidade da espongiocele (o átrio), saindo pela abertura do ósculo (orifício superior), decorrente de um fluxo de água provocado pelo batimento flagelar dos coanócitos dispostos na sua superfície interna.

Cnidáriaos– nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos.

Platelmintos – nos platelmintos, a remoção das excretas é realizada por protonefrídios, formando um sistema de túbulos interconectados a duas redes tubulares laterais coletoras de excrementos, coletados e eliminados para o exterior do organismo (saindo pela boca), devido ao fluxo de água causado pelo batimento de cílios existentes em células-flamas na extremidade dos túbulos.

Nematelmintos – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete. Células H.

Moluscos/Anelídeos – já os moluscos possuem excreção por metanefrídios Moluscos/Anelídeos – já os moluscos possuem excreção por metanefrídios. Cada uma dessas unidades se constitui de um duto com duas aberturas, uma delas em funil ciliado atuando na filtragem do líquido celomático, e a outra por onde o excremento é eliminando.

Filo Arthropoda – nos insetos, o sistema excretor se diferencia de acordo com as subdivisões desse grupo. Na maioria dos insetos, a captação dos resíduos metabólicos é recolhida por um sistema de túbulos de malpighi, que nos aracnídeos está associado a um conjunto de glândulas coxais. Nos crustáceos, essa função é desempenhada por um complexo de glândulas verdes.