Experimento de escolha “a posteriori”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

O Mundo dos Quanta Luiz Davidovich - UFRJ.
Natureza Dual da Matéria
Laudo Barbosa (07 de Novembro, 2006)
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
1 Interferência 5a feira - 25/09/ Experimento de Young.
ÁTOMOS: ESTRUTURA ELETRÔNICA.
Capítulo 35 - Interferência
Capítulo 36 Interferência.
Fótons e ondas de matéria
Capítulo 36 Interferência.
Fótons e ondas de matéria
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Oscilações de neutrinos - I Teoria
EFEITO FOTOELÉTRICO TEMPORADA 2013 DISCIPLINA: FÍSICA 1
Capítulo 38 – Fótons e Ondas de Matérias
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
Modelo de referência OSI
Análise comparativa do efeito Compton com raios-γ e raios-X
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
Cap. 38 – Fótons e ondas de matéria
Criptografia Quântica
EXPERIMENTOS DE ESCOLHA RETARDADA
Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza
Modelo atômico de Bohr.
Práticas Investigativas
Modelos de massa de neutrinos Teoria
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Prof. Vasco Vasconcelos
Dualidade Onda Partícula
Interdisciplinaridade: o que é isso?
Plano de Compensação GN NG desenvolveu o seu plano de compensação, pensando que cada parceiro seja um êxito, desenvolver um sistema que permite a você.
O que são redes distribuídas: a diferença entre descentralização e distribuição.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
Guia para configuração e envio da Nfe por
O que é o D.A ON-LINE O D.A ON-LINE (Diocese de Apucarana On-Line) é um Canal digital de evangelização e notícias oficial da Diocese de Apucarana que.
Mecânica Quântica: uma abordagem (quase) conceitual
O MEU LIVRO PREFERIDO Título do livro: “A Casa dos Horrores”Autor: Álvaro MagalhãesEditora: Asa.
Pedras antigas Paulo Roberto Gaefke
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC
Prof. Carlos Alberto Kamienski – Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103) Santo André, Fevereiro de 2012 Apresentação da.
Indução Eletromagnética
Estrutura eletrônica dos átomos
Aula-3 Interferência Física Geral IV, F 428.
Efeito Fotoelétrico.
Uma proposta de pesquisa, produção e distribuição na internet.
O Efeito Fotoelétrico e uma Nova Visão para a Luz
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
QUIMICA Cap. 6 Integrantes: Bruno Antonio Carlos.
Laudo Barbosa (13 de Novembro, 2006)
Geilson Rodrigues da silva
Introdução à Quântica Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza.
EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Mód. III António Arnaut Duarte. Como fazer para retirar “retirar” a informação que interessa da Net ? Através do “motor de busca” encontrou numa página.
Mecânica Quântica: uma abordagem (quase) conceitual
Controle do horário trabalhado fora da unidade.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
UV  A radiação ultravioleta visível provoca uma interação com a amostra, ou seja fornece energia para a amostra, fazendo com que os elétrons da amostra.
Exemplos Da LAI Pela lei basta pedir ao órgão as informações que você quiser, desde que não sejam sigilosas, como as de investigações em andamento. A.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Princípios de Formação de Imagens em Medicina Nuclear
Fernando R. Ornellas Bloco 3 – Sala 362
Teletransporte: Ficção ou Realidade? Daniel A. Turolla Vanzella Instituto de Física de São Carlos - USP 30/9/2008.
Transcrição da apresentação:

Experimento de escolha “a posteriori” Borracha quântica ou apagador quântico (quantum eraser) no experimento de dupla fenda Experimento de escolha “a posteriori”

Experimento de dupla fenda fótons elétrons

Fótons emaranhados: cristal BBO (Beta-barium borate) transforma 1 fóton de 351.1 nm em 2 fótons com 702.2 nm. Os fótons são emitidos em diferentes direções e tem polarizações ortogonais! Se fóton p tem polarização X, o fóton s tem polarização Y ( e vice-versa)‏

Os fótons que escolhem o caminho s e passam pela dupla fenda, são detectados pelo detector Ds e apresentam distribuição conforme padrão de interferência.

Nossa velha pergunta: Por qual fenda os fótons passaram? QWP: Polarizador de quarto de onda – polariza a onda circularmente no sentido horário ou sentido anti-horário

Nossa velha pergunta: Por qual fenda os fótons passaram? Distribuição sem padrão de interferência... Desta maneira os fótons estão “marcados” e podemos saber por qual fenda passaram!

Polarizador (45°) – deixa passar uma combinação de polarizações X e Y Mas... Polarizador (45°) – deixa passar uma combinação de polarizações X e Y Interferência !!! p s O quê acontece com a “marcação” do fóton ao introduzirmos o polarizador? Como não podemos determinar qual a polarização do fóton p, perdemos a informação sobre a polarização do fóton s antes do QWP. Os fóton não são mais marcados!! A informação do polarizador apagou a informação que tínhamos sobre o fóton s. “Quantum erasure”

Então... Talvez o fóton p, ao encontrar o polarizador, envie um sinal ao fóton s, possibilitando a interferência... Uma possibilidade: A função de onda – que contém todas as possibilidades - “colapsa” ao encontrar o polarizador. Um sinal é enviado ao fóton s avisando deste colapso e a distribuição segundo um padrão de interferência é permitida ou não. Como investigar esta possibilidade? p s

Nada muda... Continuamos tendo interferência!! E o cenário fica ainda mais estranho ... O quê acontece se o polarizador colocado no caminho do fóton p for colocado distante do cristal, de modo que o fóton s passa pelo QWP, pelas fendas e é detectado, antes do fóton p passar pelo polarizador ? p s Nada muda... Continuamos tendo interferência!! Qual a implicação deste resultado para o chamado “colapso da função de onda”? “Delayed quantum erasure” Emaranhamento e não-localidade

Referências: Página internet bastante didática: http://grad.physics.sunysb.edu/~amarch/ Artigo teórico com proposta do efeito: Scully, Marlan O.; Kai Drühl; Physical Review A 25: 2208–2213 (1982) Artigo com este experimento: S. P. Walborn, M. O. Terra Cunha, S. Padua, and C. H. Monken Physical Review A, (65, 033818, 2002) (pesquisadores da UFMG)