Aspectos gerais do processamento de alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
10o Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional de Agrotóxicos - ENFISA Tomada de decisão no controle químico de doenças: aplicação na produção integrada.
Advertisements

Agroindústria Familiar
SRC - DIS–UNIFESP/EPM Home-page e Sistema Administrativo Setor de Redes de Computadores Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São.
PRODUTO TURÍSTICO Produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
Grupo: 19B SUBGRUPO: Y.
O espaço geográfico do ser humano
AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO
NOVAS TECNOLOGIAS UM ACESSO FÁCIL E ÚTIL A TODOS QUE QUEREM UMA MELHOR QUALIDADE NA EDUCAÇÃO.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
EAD em alimentos – curso teórico prático
Fabricação de doces e geléias de frutas
EAD em alimentos – Construção de hipertextos Julio Alberto Nitzke Julho de 2009.
Operações preliminares
Vegetais minimamente processados “Fresh cut”
EAD em alimentos – Objetos de aprendizagem digitais Julio Alberto Nitzke Julho de 2009.
Julio Alberto Nitzke e Mara Lucia Carneiro Materiais didáticos digitais (Edital UFRGS EAD 13)
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: MÉTODOS NÃO CONVENCIONAIS
O nosso projeto para uma vida sustentável
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Modelos de Maturidade.
Sistema de Independência Visual.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
PNEUMÁTICA pneumática é a ciência que estuda as características físicas dos gases e as leis sobre eles aplicadas, quando em movimento ou estáticos.
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
A logística existe desde os tempos mais antigos
PCN Ciências – Ens. Fund. II – 3º Ciclo
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
Kathy Wagoner - Publifolha
Prof. Ms. Anderson Luiz Ellwanger
2° Revolução Industrial Novos valores e maneiras de pensar – vindos da reforma protestante na Europa – determinam as novas necessidades materiais e sociais.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 10)
¿Quem é o chefe?.
Patrocínio: Apoio: CRMV-RS. 02 de Junho 20:00 h - O veterinário na ação interdisciplinar com proprietários e cavalos de tração. Palestrante: Carlos Eduardo.
Marketing de Serviços Turísticos.
Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos.
Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,
MODDING Sobre.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
Carlos Alberto dos Santos Instituto de Física UFRGS UFRN – Bacharelado em Ciências e Tecnologia Natal, fevereiro de 2010.
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos  Descrição: O campo de estudo das ciências da natureza. (1); Matéria (2)
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
A interface clima/sociedade pode ser considerada em
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IV Mostra de Pesquisa e Extensão Título do projeto Coordenador: Bolsista(s) e voluntários.
Montagem de Pedro Vieira Fim Escolha pelo número a mensagem que quer ler...
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO Vice Reitor Administrativo – PUC-Rio Membro do Conselho Executivo do Inova “Tecnologia e Inovação: desafios na formação de.
©Prof. Lineu MialaretAula 14e - 1Banco de Dados I Banco de Dados I – BD I Prof. Lineu Mialaret Aula 14e: Exercícios em SQL (1) Instituto Federal de Educação,
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a UE.
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
Através da utilização de recursos multimídia pretende-se, em um primeiro momento, oferecer material de reforço e fixação para os alunos do curso de Bacharelado.
Ciências Naturais – 8.º ano
Análise e Avaliação do Desempenho dos Serviços Logísticos
Junho de O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) prepara as empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade. Conta com 100 unidades localizadas.
Caminhos para EAD na UFRGS – Julio Alberto Nitzke – Caminhos para EAD na UFRGS Julio Alberto Nitzke Junho 2007.
Comissão Setorial de Ciência e Tecnologia Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais – APL. Com apoio a investimentos, inovação e agregação de valor para.
A melhoria de vida propiciada pelos avanços tecnológicos não é nada fácil mas retroceder pode ser mais difícil ainda. 1.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Acadêmico: Rodrigo Usizima da Silva.
TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA
O Projeto PEDALAR surgiu em meados de 2014 por solicitação da Administração Central (demanda repassada pela Pró-Reitoria de Administração – PRA ao Departamento.
Determinantes da saúde
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Campus Parnamirim.
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – Jesus, o Abrigo Seguro - 3 a aula Escola Bíblica Dominical.
INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
CNPq 10/março/2016 Gilberto Ferreira de Souza Coordenador-Geral Coordenação Geral do Programa de Pesquisa em Saúde – CGSAU.
AUTONOMIA FINANCEIRA Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência.
Transcrição da apresentação:

Aspectos gerais do processamento de alimentos Julio Alberto Nitzke Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFRGS Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Processamento M.P Processo P OpUn.1 OpUn.2 OpUn.n Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Vetor de processamento Beneficiamento Conservação Transformação Vetor de processamento Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Quando o homem começou a processar alimentos? Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

NÃO PERECÍVEL NÃO SAZONAL Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

NÃO PERECÍVEL NÃO SAZONAL TRANSPORTÁVEL Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

1750 - 1841 L’ART DE CONSERVER Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

NÃO PERECÍVEL NÃO SAZONAL FÁCIL PREPARO TRANSPORTÁVEL FÁCIL PREPARO Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS

Qual o próximo desafio? NÃO PERECÍVEL NÃO SAZONAL FÁCIL PREPARO TRANSPORTÁVEL FÁCIL PREPARO Aspectos gerais do processamento de alimentos - Julio Alberto Nitzke - ICTA/UFRGS