Chaves multimídia para a identificação de espécies e sintomas causados por fitoparasitas e insetos de importância agrícola Márcia de Campos Orantas (Bolsista.

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Chaves multimídia para a identificação de espécies e sintomas causados por fitoparasitas e insetos de importância agrícola Márcia de Campos Orantas (Bolsista SEAD), Emerson M. Del Ponte, Josué SantAna, Luiza R. Redaelli, Simone M. Jahnke e Ana Paula Ott (Orientadora) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Agronomia - Departamento de Fitossanidade Av. Bento Gonçalves 7712, Prédio Porto Alegre - RS BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Missões e objetivos. Disponível em:. Acesso em 24.abr GALLO, D. et al. Manual de entomologia agrícola. São Paulo:Editora Agronômica Ceres,1978. FLECHTMANN, C. H. W. Ácaros de importância agrícola. São Paulo:Nobel,1976. PARRA,J.R.P;OLIVEIRA,H.N;PINTO,A.S. Guia ilustrado de pragas e insetos benéficos dos citros. Piracicaba: A.S.Pinto,2003. TYLKA, G. Soybean Cyst Nematode. Iowa State University. Disponível em: < Acesso em 25.mai Figura 1. Heterodera glycines. A. Lavoura de soja infestada pelo fitonematóide (no detalhe: galhas); B. Cisto rompido com a presença de ovos e larvas; C. larvas de 2 0 estágio. Figura 3. Mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus), A. Fêmea adulta ovipositando em fruto de citros; B. Larvas em frutos de pitanga (Eugenia uniflora). Figura 2. Ácaro-da-leprose-dos-citros (Brevipalpus phoenicis). A. Fotomicrografia de varredura eletrônica; B. Sintomas ocasionados em citros pelo vírus-da-leprose-dos-citros, do qual o ácaro é vetor. INTRODUÇÃO Na esteira das modificações sociais e tecnológicas apresentadas pela nova era da globalização, surge a idéia de educação à distância. Com base em ambientes virtuais e ferramentas tecnológicas, é possível proporcionar novas alternativas de aprendizagem, utilizando-se da capacidade que o ensino à distância tem de atuar como agente de inovação dos processos de ensino- aprendizagem (BRASIL, 2006). Desta forma e, em virtude de não haver nenhuma ferramenta voltada para temas de Fitossanidade na UFRGS, este projeto propõe-se a elaborar uma plataforma que abrigue objetos digitais de aprendizagem (ODA), aproveitando-se da noção partilhada por educadores e instituições acadêmicas de que esta tecnologia oferece um futuro promissor para a educação. Dentre os insetos de importância agrícola, há uma miríade de semelhanças entre os indivíduos para o observador destreinado. O conhecimento bem fundamentado e direcionado aos pontos-chave de identificação facilita a busca por estruturas e aspectos característicos e aumenta as chances de se fazer uma identificação correta e precisa. A respeito dos fitonematóides, uma dificuldade operacional se sobrepõe àquelas intrínsecas a um organismo prejudicial às lavouras: seu tamanho diminuto. Grande parte de seus representantes cumpre seu ciclo de vida no solo, tem coloração hialina e pode facilmente passar despercebido por uma busca por patógenos. Analogamente, em relação aos ácaros de importância agrícola, o conhecimento a respeito do que se procura determina as chances de sucesso da busca. Embora, como os nematóides, tenham tamanho reduzido, são mais ativos e de coloração um pouco mais viva (especialmente quando em contraste com a superfície da folha), facilitando a visualização e captura. Isso posto, mostra-se de grande valor a criação de chaves para identificação de espécies e de danos ocasionados por insetos, fitonematóides e ácaros de importância agrícola, quer para estudantes e profissionais da área, quer para leigos que buscam informações a respeito, propagando o conhecimento constituído para todos os estratos da sociedade. O objetivo deste projeto é construir, em um ambiente virtual, chaves de identificação de espécies e de danos ocasionados por ácaros, nematóides e insetos de importância agrícola, permitindo que usuários vindos de variados segmentos sirvam-se das ferramentas geradas. Busca-se propagar o conhecimento constituído, apresentando-o de forma clara e objetiva, permitindo que o usuário interaja com o ambiente virtual e direcione seu próprio aprendizado, à medida que avança no percurso da chave. MATERIAIS E MÉTODOS A metodologia prevê a elaboração de chaves pictóricas e dicotômicas, com desenhos, esquemas e fotos, para identificação de espécies a partir da presença ou ausência de caracteres morfológicos e chaves para o reconhecimento de danos característicos causados por cada grupo de interesse, permitindo a localização destes a partir de diferentes culturas. Serão disponibilizados vídeos e animações, fotos de campos microscópicos e esquemas explicativos, com o uso de programas de computador com o uso de tecnologia Flash. RESULTADOS ESPERADOS Elaboração e manutenção de um ambiente virtual que possibilite aprendizado e consulta de temas relativos à entomologia, fitonematologia e acarologia, através de ferramentas interativas, tais como chaves dicotômicas, animações geradas por computador, esquemas ilustrativos e vídeos. Espera-se que este ambiente proporcione uma forma de aprendizado em que o sujeito seja também agente, e não paciente da construção do saber, facilitando e promovendo a troca eficaz de conhecimentos. Com objetos e ambientes de aprendizagem atuando como instrumentos para uma nova forma de educar, busca-se facilitar a disponibilidade e acessibilidade da informação no ciberespaço. A B C A A B B Tylka, Oliveira, Tihohod & Santos, 1993 Bisotto, 2006