Doris Salcedo Equipe: Débora R., Francine e Mônica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Advertisements

HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
ESCOLA SECUNDÁRIA EMÍDIO NAVARRO
RENASCIMENTO.
Larissa Miiller da Silva, Péricles da Costa Valles Neto e
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
O nosso projeto para uma vida sustentável
Uma nova metodologia para uma nova escola
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
HUMANIZANDO A FAMILIA DO CLIENTE SOB CUIDADOS INTENSIVOS
ARQUITETURA E URBANISMo
Arte e representação.
Arquiteto, Artista e Engenheiro. Arquiteto, Artista e Engenheiro.
Galina Sheetikoff.
ARQUITETURA E URBANISMo
Eduardo Lima Clique.
LH S DA ALMA.
Inhotim Avanço Automático - Ligue o Som -.
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
FACULDADE ASSIS GURGACZ ROBERT VENTURI CASCAVEL 2005
Turismo como amálgama da destinação( lugar turístico)
“Ensaio sobre o muro” UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Óscar Niemeyer.
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,
Christo e Jeanne-Claude Por Elisa B. Herrera
MARCOS ANTHONY Formação: Dez/ Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – MG. (Primeiro arquiteto.
O QUE É ARTE?.
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS
Metodologia do Ensino de Arte
Guia de Museus Interactivos
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes Grupo: André Miguel, Beatriz Campbell, Bianca Gomes, Filipa Moreira e Filipa Feliciano Geoagrafia A – 2013/14.
Guia de Museus Interactivos
Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 3. A MUDANÇA DO PADRÃO ENERGÉTICO –O FERRO ANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO, HAVIA A RECUSA A ADOÇÃO DOS MATERIAIS PREPARADOS.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
2-1MA1- Profª VERA Gabriela Santos Luisa Yazaki Marina Barreto Marina Gennari Victoria Figueiredo.
Vik Muniz.
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Projeto de Arquitetura e Paisagismo
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Vik Muniz.
Vik Muniz.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO
CUBISMO Profª Patricia.
Centro de Arte Contemporânea Inhotim Centro de Arte Contemporânea Inhotim O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea.
Artista multimídia e curadora; Professora dos programas de pós- graduação em Comunicação, Semiótica e Tecnologias da Inteligência e Design Digital da.
O universo do cinema mudo no teatro
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
Transcrição da apresentação:

Doris Salcedo Equipe: Débora R., Francine e Mônica Especialização em História da Arte – turma II Prof. Maria Amélia Bulhões UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville

Biografia Doris Salcedo nasceu em Bogotá, Colômbia, 1958 Escola de Belas Artes da Universidade de Jorge Tadeo Lozano Em 1980, faz seu Mestrado em NY, retornando depois a Bogotá onde reside até hoje É professora da Universidade Nacional da Colômbia

Características da sua obra Trabalho frequentemente designado de político Esculturas e instalações feitas geralmente com objetos cotidianos, que tem relação com o corpo humano O silêncio e o vazio são recorrentes em seu trabalho Espaço para pensar ou desenterrar algo esquecido Sutil a demonstrar uma mensagem

Prêmios 2005 - The Ordway Prize, Penny McCall Foundation 1995 - Solomon R. Guggenheim Foundation Grant 1993 - Penny McCall Foundation Grant

Principais Obras (exposições individuais) 2012 - Plegaria Muda, MAXXI, Rome 2011 - Plegaria Muda, MUAC Mexico; Museet, Malmo; Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, Lisbon 2008 - ‘Neither’, Inhotim, Centro de Arte Contemporânea, Belo Horizonte, Brazil 2007 - ‘Shibboleth’, Turbine Hall, Tate Modern, London 2004 - Neither’, White Cube, London 2000 - Noviembre 6 y 7, 1985 1999 - Doris Salcedo: Unland’, Tate Gallery, London 1996 - Atrabiliarios’, L.A. Louver Gallery, Los Angeles 1994 - La Casa Viuda’, Brooke Alexander, New York 1985 - Nuevos Nombres’, Casa de la Moneda, Bogotá

Principais Obras (exposições coletivas) Istambul Project, Bienal de Istambul 2003

Principais Obras (exposições coletivas) Abyss T1 Triennial of Contemporary Art’, Castello di Rivoli, Turin 2005

Neither (Brumadinho, Brasil 2006/2008) Galeria Doris Salcedo, Instituto Inhotim A instalação Neither foi apresentada pela primeira vez na galeria White Club, em Londres, o ano de 2004 Foi concebida após uma visita de Doris ao Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia Expressa uma abordagem de tensão existente na arquitetura, que ao mesmo tempo pode proteger ou ameaçar o ser humano. A intenção da artista é promover um encontro entre o exterior e a interioridade

Neither Galeria Doris Salcedo Instituto Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil 2005/2008

A obra possui grandes proporções e seus elementos construtivos são formados basicamente por telas de ferro e gesso. As paredes que delimitam a obra são marcadas e texturizadas pela cerca de ferro pressionada sobre a superfície de gesso destas. O efeito resultante é uma ambiguidade perturbadora causada pela sensação de proteção por estar entre quatro paredes e ao mesmo tempo sentir-se oprimido por elas

Planta da Galeria Doris Salcedo

Ficha Técnica da Galeria Doris Salcedo Arquitetos: Carlos Granada (co-autor da obra), Paula Zasnicoff Local: Instituto Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil Área construída: 262,17 m2 Construção: 2008. Em 2005 o Instituto Inhotim adquiriu Neither para o seu acervo Foi construído um edifício exclusivo para a obra em Inhotim, com 262 m2, no qual a arquitetura complementa o seu propósito Ao incorporar a obra da artista, a edificação deixou de ser apenas seu abrigo para tornar-se parte dela

A galeria conserva e abriga a obra permanentemente Mantém as características originais da instalação, tendo sido desenvolvida nas mesmas dimensões em que Neither foi exposta pela primeira vez, para que a exposição tivesse em um espaço similar ao que foi idealizado Está localizada numa área de transição entre o jardim e a mata nativa, no limite entre territórios de características em distintas. Esta localizado em uma espécie de “fronteira”; "O edifício foi baseado na ideia de proporcionar ao visitante a experiência de estar em um espaço de confinamento. Como um espaço fechado, o prédio pretende manter uma linguagem de austeridade usando uma geometria básica relacionada apenas à forma e à materialidade da obra". ( Paula Zasnicoff)

Neither, Galeria Doris Salcedo Instituto Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil 2005/2008

“A metáfora das imagens que projetamos nas paredes limpas a partir da nossa imaginação também está, pelo menos por ora, destruída. Estamos presos a nossa opacidade. Só nos resta olhar para dentro". Rodrigo Moura, curador do Instituto Inhotim.

Noviembre 6 y 7 Na construção de seu trabalho, passa por mudanças de crescimento e dimensões. Passa a elaborar suas obras desde a utilização de móveis à intervenção física em estruturas Obra faz o uso de cadeiras para relembrar uma ação político-militar ocorrida em 1985, no Palácio da Justiça em Bogotá

Noviembre 6 y 7 New York 2000

Cerca de 300 civis foram aprisionados após a invasão do Palácio O prédio é incendiado, causando a morte de centenas de pessoas O acontecimento durou 53 horas, o mesmo tempo que a artista usou para pendurar as 280 cadeiras

Noviembre 6 y 7 New York 2000

Shibboleth (Londres, Inglaterra 2007) Turbine Hall , Tate Modern Londres Materiais: rachadura feita no chão do museu Pretende discutir a falta de diálogo na sociedade atual Usou da sua própria experiência pessoal Levanta questões sobre : norte e sul, brancos e não brancos, imigrantes e cosmopolitas, feridas do mundo moderno Não ocupou um espaço vago mas criou um vazio Retirada de uma história bíblica, utilizada como palavra-passe Ficou marcada no pavimento para sempre como uma cicatriz

Shibboleth Turbine Hall , Tate Modern Londres 2007/2008

Shibboleth Turbine Hall , Tate Modern Londres 2007/2008

Plegaria Muda (Lisboa, Portugal 2008/2011) CAM (Centro de Arte Moderna) Materiais: mesas, terra, plantas Experiência de um cemitério fora do lugar, desenterrado Morte de jovens colombianos habitantes de zonas marginais do país pelo exército entre 2003 e 2009, em troca de uma recompensa do governo oferecida pelo aniquilamento dos guerrilheiros Enterrados em valas comuns, sem identificação Discussão sobre condições de exclusão, cidadania e direito entre a vida e a morte “Espero que, apesar de tudo e mesmo em condições difíceis, a vida prevaleça... Como sucede em Plegaria Muda” (Doris Salcedo)

Plegaria Muda CAM Centro de Arte Moderna Lisboa 2008/2011

Plegaria Muda CAM Centro de Arte Moderna Lisboa 2008/2011

Referências http://www. artecapital.net/opinioes.php?ref=93 http://inhotim.blogspot.com.br/2009/10/galeria-doris-salcedo.html http://www.iar.unicamp.br/dap/escultura2/sem_carineejuliana.html http://www.anap.org.br/anais/2008/artigos/123.pdf http://theredlist.fr/wiki-2-351-382-1160-1169-view-colombia-profile-salcedo-doris.html www.artecapital.net/opinioes.php?ref=112 www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/182/imprime134772.asp www.gulbenkian.pt/index.php?article=3349&format=404 http://whitecube.com/exhibitions/doris_salcedo_neither/ Videos: http://www2.tate.org.uk/unileverseries/index3.html http://artforum.com/video/id=23401&mode=large&page_id=12