MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS MACHADO DE ASSIS.

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M EMÓRIAS P ÓSTUMAS DE B RÁS C UBRAS Machado de Assis.
Transcrição da apresentação:

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS MACHADO DE ASSIS

Início do Realismo no Brasil x rompimento com o Realismo: rompimento com a verossimilhança externa rompimento com a objetividade narrativa / narrador em terceira pessoa Narrador > condição morto > possibilidade de expor suas falhas / vícios: “... a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência. (…) Mas, na morte, que diferença! Que desabafo! Que liberdade!” Brás Cubas > símbolo da burguesia

Digressões / diálogos com o leitor Obra inovadora: O Velho Diálogo de Adão e Eva: Brás Cubas: .............? Virgília: ....................... Brás Cubas: ................ Virgília: ......................! De Como Não Fui Ministro de Estado - ...................................................... ......................................................

Nota “Ao leitor”: romance não-tradicional / não comentário o processo de produção Início > opta por começar pela morte: “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais elegante e mais novo.” Enterro > poucos amigos > um deles faz um discurso > “Não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei.”

Morte: Virgília o visita em seu leito de morte > filho: Nhonhô Motivo da morte: Emplasto Brás Cubas > “destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade” > verdade por trás do ato: sede de nomeada / fugir da obscuridade > ao pensar na ideia toma um golpe de ar > pneumonia Genealogia: o pai de Brás Cubas cria uma origem nobre para a família x origem humilde com um agricultor e tanoeiro Morte: Virgília o visita em seu leito de morte > filho: Nhonhô Delírio: encontro com a Natureza / Pandora > “Sim, egoísmo, não tenho outra lei. Egoísmo, conservação.” > viver = sofrimento > mostra-lhe a História dos séculos

Volta no tempo > nascimento > 1805 Infância: menino-Diabo > travessuras / bate no escravo Prudêncio (besta) / pai: “Ah, brejeiro..” Cena marcante da infância: denuncia o caso entre Vilaça e D. Eusébia > espalha num almoço que eles haviam se beijado > pais de Eugênia Escola > experiência enfadonha > convivência com Quincas Borba > travesso / gosta de brincar de Imperador Salto temporal > 1822 > Independência do Brasil x dependência de Marcela

Marcela > “Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, (…) luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e rapazes.” / “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.” / Brás Cubas gasta uma pequena fortuna com ela Bento Cubas (pai) manda o filho para a Europa > início = dor por se ausentar de Marcela x posterior = ânsia por conhecer a Europa Estudos na Europa: “A Universidade esperava-me com as suas matérias árduas; estudei-as muito mediocremente, e nem por isso perdi o grau de bacharel; deram-no com a solenidade de estilo.” / diploma = liberdade + responsabilidade

Volta ao Brasil > mãe doente > morte > luto na Tijuca > dois acontecimentos marcantes: primeiro: pai oferece-lhe um negócio: casamento com Virgília + possível vaga na política Eugênia: filha de D. Eusébia e Vilaça / “O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita? Essa voz saía de mim mesmo, e tinha duas origens: a piedade, que me desarmava ante a candura da pequena, e o terror de vir amar deveras, e desposá-la. Uma mulher coxa!” / “flor da moita” / beijo / volta à cidade

Retorno de Virgília à cidade > casada / filho Brás reencontra Marcela numa espécie de relojoaria > marcas de bexiga (varíola) / questiona-se se valera todos os esforços Aproximação de Virgília > filha do conselheiro Dutra / um mês = intimidade > trocado por Lobo Neves > Bento Cubas morre: “Um Cubas!” Retorno de Virgília à cidade > casada / filho Amantes: “Há plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.”

Brás Cubas: fuga x Virgília: casa para encontros (havia o filho) Brás Cubas x Virgília > amantes X Brás Cubas x Lobo Neves > amigos Reencontro com Quincas Borba > mendigo / escadas da igreja São Francisco / rouba-lhe o relógio Brás Cubas: fuga x Virgília: casa para encontros (havia o filho) D. Plácida: fora agregada/empregada na casa de Virgília / início: vergonha do ato x costume com a situação / perdera o pai / sustentara a mãe / viúva jovem com uma filha > foge com um homem Lobo Neves > indicado a assumir uma província no Norte > convida Brás Cubas para o acompanhar > Cotrim indica que seria perigoso > Lobo Neves desiste em função do decreto ser dato do dia 13

Brás Cubas x Virgília > cimo da montanha do amor: “donde por algum tempo divisamos os vales de leste e de oeste, e por cima de nós o céu tranquilo e azul. Repousado esse tempo, começamos a descer a encosta, com as mãos presas ou soltas, mas a descer, a descer...” Gravidez > Brás Cubas imagina ser seu > projetos: “Um ser tirado do meu ser! Esta era a minha preocupação exclusiva daquele tempo. (…) Eu só pensava naquele embrião anônimo, de obscura paternidade, e uma voz secreta me dizia: é teu filho! (…) O melhor é que conversávamos os dois, o embrião e eu, falávamos de coisas presentes e futuras. O maroto amava-me (…) ele havia de ser bacharel.” Virgília aborta

Nomeação de Lobo Neves > dia 31 > simples inversão dos números Quincas Borba manda uma carta + relógio Brás Cubas > faz referência ao seu sistema filosófico: Humanitismo Brás Cubas x Eulália / Nhá Loló > aproximação proporcionada por Sabina > desejo de casá-los Lobo Neves recebe uma carta > denúncia do caso > Virgília afirma que era uma calúnia > Brás Cubas surpreende-se com o comportamento de Virgília: “falta de comoção, de susto, de saudades, e até de remorsos.” Nomeação de Lobo Neves > dia 31 > simples inversão dos números

Quincas Borba > enlouquece / morre na casa de Brás Cubas Retorno de Quincas Borba > herdara uma fortuna de um tio de Barbacena / comenta seu Humanitismo: “Quincas Borba, porém, explicou-me que epidemias eram úteis à espécie, embora desastrosas para uma certa porção de indivíduos, fez-me notar que, por mais horrendo que fosse o espetáculo, havia uma vantagem de peso: a sobrevivência do maior número. Chegou a perguntar-me se, no meio do luto geral, não sentia eu algum secreto encanto em ter escapado às garras da peste…” / Humanitismo: pregação do egoísmo / sátira às teorias da época Quincas Borba > enlouquece / morre na casa de Brás Cubas

Morte de Nhá Loló > febre amarela Brás Cubas > “..eu galgara os quarenta anos , e não era nada...” / “Cinquenta anos! Não era preciso confessá-lo. Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto como nos primeiros dias.” / “Tantos sonhos, e não sou nada.” Brás Cubas > deputado > carreira sem expressão Morte de Lobo Neves > Virgília = lágrimas sinceras x Brás Cubas = certo prazer Brás Cubas > entra para uma Ordem > caridade > encontra Marcela (morre num hospital) e Eugênia (vivia num cortiço / ainda coxa)

Final “Este último capítulo é todo de negativas Final “Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar p pão com o suor de meu rosto. (…) Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulos de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”