TRANSCRIÇÃO Biologia Molecular Profª Marília Scopel Andrighetti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RNA : Transcrição e Processamento
Advertisements

ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLÉICOS E CROMOSSOMOS
MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
PROCESSAMENTO DO RNA Biologia Molecular
Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
Roberto T. Sant´Anna Disciplina de Genética Humana, 2003
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
O Dogma Central da Biologia Molecular:
Biologia Prof. Fláudio.
Estrutura e função do RNA
Transcrição e Tradução do Código Genético
BIOLOGIA MOLECULAR Aula 4
Genética Molecular em Análises Clinicas
PROFª. Marília Scopel Andrighetti
Síntese Protéica - Tradução
Profª Marília Andrighetti
Estrutura e Replicação de DNA
Transcrição.
Ácidos Nucléicos.
FIGURA 5. 2Eventos precoces na transcrição procariótica
Transcrição e Processamento de RNA
Replicação do DNA Agradecimentos: Profa. Dra. Aline Maria da Silva
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos e Eucariotos
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos
Regulação da Expressão Gênica
Regulação da Expressão Gênica em Procariotos
TRANSCRIÇÃO processo pelo qual são sintetizados todos os RNAs da célula Cópia de uma região específica do DNA = RNA m reflete o estado fisiológico da.
Florianópolis, junho de 2011
CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA
Introdução à expressão gênica
UNIDADE 03 METABOLISMO DE PROTEÍNA
AULA 08 E 09 SÍNTESE PROTÉICA CODIFICAÇÃO GENÉTICA SIRLENE DAS VIRGENS.
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Transcrição 04/06/13.
GENÉTICA MOLECULAR Tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes, qualquer classe de moléculas deve preencher certos requisitos básicos.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
A descoberta de um RNA intermediário
Transcrição em Eucariotos
Aula 8 – Proteínas II: Síntese Protéica
Replicação, transcrição e tradução
Transcrição & Processamento
Transcrição e processamento de RNA em eucariotos
Professor Antônio Ruas
ESTRUTURA DO GENOMA HUMANO
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Controle da expressão gênica
Biologia Molecular DNA Alexandre S. Osório.
A genética e os genes.
Código genético e síntese protéica.
Estrutura dos Ácidos Nucléicos, Replicação e Transcrição
Como a vida funciona? O processo de Transcrição
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
Estrutura e função de ácidos nucleicos, Replicação de DNA, transcrição e processamento de RNA, expressão gênica.
Estrutura e função do RNA
A INFORMAÇÃO ADQUIRE FORMA BIOLÓGICA PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
Duplicação, replicação ou síntese do DNA
Como copia....
Biologia Molecular RNA.
Replicação do DNA Vera Andrade.
Dogma Central da Biologia Molecular
Síntese de Proteínas.
Estrutura e função do RNA
Dogma central da biologia molecular
Genética Molecular Transcrição.
Dogma Central da Biologia Molecular
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
CITOGENÉTICA.
Preparatório ENEM 2009.
Out/20071 Dogma Central da Biologia Como o DNA se relaciona com as proteínas? - É feita uma cópia (negativa) de um trecho de DNA (transcrição) - mRNA é.
EXPRESSÃO GÊNICA.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Transcrição da apresentação:

TRANSCRIÇÃO Biologia Molecular Profª Marília Scopel Andrighetti

O fluxo da informação é unidirecional Dogma central O fluxo da informação é unidirecional 2

TRANSCRIÇÃO DO DNA Processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir da informação contida na sequência de nucleotídeos de uma molécula de DNA fita dupla; Processo bastante variável para atender as necessidades fisiológicas da célula; Apenas uma das fitas é utilizada como molde para a síntese do RNA (fita molde direção 3’→5’). A outra fita é idêntica à fita de RNA sintetizada (fita codificadora direção 5’→3’), com a substituição de T por U;

Fitas molde e codificadora 4

O molde é local Genes podem ser transcritos utilizando uma das fitas de DNA como molde, enquanto outros podem utilizar a outra fita do DNA. A escolha da fita molde depende da localização e orientação do promotor 5

TRANSCRIÇÃO DO DNA RNA informacional: RNA mensageiro. Sempre é codificado em polipeptídeos pela tradução; RNA funcional: nunca são traduzidos em polipeptídeos e sua ação é puramente no nível de RNA. Ex: tRNA, rRNA, e outros pequenos RNA's; Síntese do RNA: RNA polimerase + ribonucleosídeos trifosfatados.

A maquinaria de transcrição 7

ATIVIDADES DA RNA POLIMERASE Reconhecem e ligam-se em sequências específicas do DNA; Desnaturam o DNA na altura dos nucleotídeos que serão transcritos; Mantém as fitas de DNA separadas na região de síntese; Estabiliza o híbrido DNA:RNA na síntese; Renatura o DNA imediatamente após a síntese; Termina a síntese sozinha, ou com ajuda de proteínas.

RNA POLIMERASE - EUCARIOTOS RNA polimerase I – localizada no nucléolo e responsável pela síntese do RNA ribossômico; RNA polimerase II – localizada no nucleoplasma e responsável pela síntese do RNA mensageiro; RNA polimerase III – também localizada no nucleoplasma e responsável pela síntese do RNA transportador.

RNA POLIMERASE - PROCARIOTOS Subunidade Papel a Participa da iniciação, liga-se a sequências reguladoras b Participa da iniciação e alongamento, forma ligações fosfodiéster b' Liga-se a molde de DNA s Reconhece promotor, inicia síntese (dissociando-se logo após)  10

TRANSCRIÇÃO DO DNA A ligação ocorre entre o ribonucleotídeo presente e o fostato do C5’ do ribonucleosídeo trifosfatado a ser incorporado; A RNA polimerase não necessita de primer para iniciar a síntese.

Não é que parece com a replicação? 12

TRANSCRIÇÃO DO DNA INÍCIO Reconhecimento de sequências específicas no DNA ALONGAMENTO Incorporação dos ribonucleotídeos TERMINAÇÃO Sequências no DNA são reconhecidas e a síntese é interrompida

INÍCIO DA TRANSCRIÇÃO O DNA apresenta sequências específicas, denominadas PROMOTORES, que sinalizam exatamente onde a síntese do RNA deve ser iniciada; São sequências de 100 a 200 nucleotídeos próximos ao sítio de início da transcrição; Os promotores são, primeiramente, reconhecidos por fatores de transcrição que, ligados ao DNA, interagem com outros fatores, formando um complexo ao qual a RNA polimerase se associa; A RNA polimerase liga-se frouxamente à dupla fita de DNA e reconhece o promotor.

INÍCIO DA TRANSCRIÇÃO No promotor, 2 sequências são altamente conservadas: a -10 (TATAAT) e a -35 (TTGACA), as quais separam-se por, aproximadamente 17 nucleotídeos; O primeiro nucleotídeo a ser transcrito é geralmente uma purina – A ou G; A região -10 recebe o nome de TATAbox; Elementos “enhancer” ou amplificadores são sequências pequenas de DNA que podem ocorrer na região 5’ do gene, as quais ativam a expressão do mesmo.

INÍCIO DA TRANSCRIÇÃO A holoenzima RNA polimerase liga-se especificamente nas regiões -10 e -35 em uma das faces da dupla fita (fita molde). Essa ligação ocorre na cavidade maior do DNA, onde as bases estão acessíveis a proteínas.

INÍCIO DA TRANSCRIÇÃO Após a ligação da RNA polimerase, forma-se o complexo de iniciação da transcrição; O complexo abre-se formando a bolha de transcrição; Essa abertura ocorre na região -10 (TATAbox) a qual é rica em AT.

INÍCIO DA TRANSCRIÇÃO Ocorre a incorporação de 2 primeiros ribonucleotídeos e a formação da ligação fosfodiéster; Após, a enzima sintetiza alguns oligonucleotídeos de 2 a 9 pb; Enquanto o fator  permanece ligado na enzima (fator que reconhece o sítio de início da transcrição), a enzima não se desloca; Depois que o fator  se desliga, a enzima fica livre para se deslocar e iniciar a fase de alongamento; O promotor e o fator  ficam livres para iniciar outro ciclo de transcrição.

Subunidade Sigma -- σ A subunidade sigma da RNA polimerase é fundamental para o reconhecimento específico da região promotora. Ela, juntamente ao cerne da enzima, desliza ao longo do DNA à procura do promotor, não precisando desenrolar a dupla hélice. 20

Sigma na iniciação da transcrição 21

E onde fica o RNA? É feito no núcleo e depois vai para o citoplasma Mas procarioto não tem núcleo... Por isso se diz que sua transcrição é acoplada com a tradução 22

23

O RNA vai para o citoplasma Eucariotos O RNA vai para o citoplasma 24

Transcrição em procariotos 25

ALONGAMENTO DA CADEIA A polimerase desliza ao longo da fita molde estendendo uma cadeia de RNA crescente no sentido 5’3’ através da adição de ribonucleotídeos; Durante o alongamento, 18pb estão desnaturados e 12pb formam um híbrido DNA:RNA; O deslocamento da RNA polimerase gera superenrolamento positivo à frente da bolha de transcrição e negativo atrás da mesma, sendo necessárias topoisomerases para o bom funcionamento da enzima; Este processo ocorre até a RNA polimerase encontrar uma sequência específica no DNA que determina o término do alongamento.

TÉRMINO DA TRANSCRIÇÃO Quando a RNA polimerase encontra o sítio de terminação na fita molde, ela se desliga do DNA juntamente com a nova cadeia de RNA sintetizada devido à uma desestabilização do complexo de transcrição; O desligamento do RNA do sistema provoca a ruptura do complexo de transcrição e as fitas do DNA são renaturadas.

TÉRMINO DA TRANSCRIÇÃO Em procariotos a região terminadora apresenta uma longa sequência de A na fita molde. A RNA polimerase , ao longo do pareamento AU (mais fraco) desestabiliza o híbrido DNA:RNA e o DNA é renaturado; Em eucariotos, as 3 RNAs polimerases terminam a síntese em regiões de DNA ricas em T.

ATIVIDADES PÓS-TRANSCRICIONAIS Em procariotos, logo após o RNA ser liberado da bolha de transcrição, os ribossomos se ligam e iniciam a tradução; Em eucariotos, os RNAs sintetizados no núcleo durante o processo de transcrição são chamados de transcritos primários (hnRNA); Na maioria das vezes, esses transcritos não representam a molécula madura, ou seja, aquela cuja sequência e estrutura correspondem à forma final do RNA funcional (mRNA); Esses transcritos necessitam sofrer modificações que fazem parte do processamento do RNA.