Pesquisa Operacional II Programação Linear Inteira

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa Operacional II Programação Linear Inteira Aula 03 Programação Linear Inteira Branch-and-Bound Profª Ana Cristina Girão e Silva (anacrisges@yahoo.com.br)

Programação Linear Inteira Visão Geral dos Métodos de Resolução Técnicas de Enumeração: - Partição e avaliação progressiva ou Branch-and-Bound (B&B) - Enumeração: Implícita - Restrições Sogorrate Técnicas de Cortes: - Cortes Inteiros (primais e duais) - Cortes combinatórios - Cortes de interseção - Método de decomposição de Benders Técnicas Híbridas: - Branch-and-Cut - Teoria de Grupo

Branch-and-Bound (B&B) (Partição e Avaliação Progressiva) Idéia: desenvolver uma enumeração inteligente dos pontos candidatos à solução ótima inteira. O termo branch refere-se à realização de partições no espaço de soluções. A aplicação de bound limita as partições a fazer.

Branch-and-Bound (B&B) Ponto inicial: Relaxar a integralidade max z = x1 + 3x2 x1 ≤ 40 x2 ≤ 60 s. a.: 3x1 +2x2 ≤ 180 x1 , x2 ≥ 0 x2 ≥ 10 x1 + x2 ≥ 20 x1 , x2  Z PLI Problema original x1 x2 max z = x1 + 3x2 x1 ≤ 40 x2 ≤ 60 s. a.: 3x1 +2x2 ≤ 180 x1 , x2 ≥ 0 x2 ≥ 10 x1 + x2 ≥ 20 Problema relaxado PL Esquecer a condição de integralidade

Sobre o Problema Relaxado Se o problema relaxado é impossível o problema original é impossível então Se a solução ótima do problema relaxado for viável para o problema original será ótima para o problema original então x1 x2 Solução ótima para o problema relaxado (40, 60) problema original Exemplo:

Sobre o Problema Relaxado o máximo do problema relaxado constitui limite superior para o máximo do problema original maximização Num problema de o mínimo do problema relaxado constitui limite inferior para o mínimo do problema original minimização

Sobre o Problema Relaxado o máximo do problema relaxado constitui limite superior para o máximo do problema original maximização Num problema de o mínimo do problema relaxado constitui limite inferior para o mínimo do problema original minimização Exemplo: ótimo ótimo

Sobre o Problema Relaxado o máximo do problema relaxado constitui limite superior para o máximo do problema original maximização Num problema de o mínimo do problema relaxado constitui limite inferior para o mínimo do problema original minimização Exemplo: ótimo ótimo

Branch-and-Bound (B&B) Branch (Particionar) Passagem a subproblemas ou descendentes do problema original. PL0 Problema original PL1 PL2 descendentes Qualquer solução viável do problema original é solução viável de apenas um dos problemas descendentes. Qualquer solução viável de um descendente é solução viável do problema original.

Branch-and-Bound (B&B) Bound (Limitar) Exemplo: Problema de maximização - ∞ PL0 z = 74,5 74,5 Limite superior Sol. inviável para o PLI PL1 z = 68,5 PL2 z = 70,8 Sol. inviável para o PLI Sol. viável para o PLI 70,8 Limite inferior Os sub problemas gerados a partir de PL1 terão z  68,5, ou seja, menor que o limite inferior. Conclusão: Não se faz partição nesse sub problema.

Branch-and-Bound (B&B) Visão Geral do Método PL0 x1, x2 z 1º passo) Encontrar o ótimo para o problema relaxado. 2º passo) Avaliar: O problema é impossível? A solução é intera? Se sim pare, senão... xi ≤ [xi] xi ≥ [xi] + 1 PL1 PL2 3º passo) Realizar partição na variável contínua xi onde i=1 ou i=2. Quer dizer que novos problemas, os descendentes, surgirão a partir da inclusão de novas restrições ao modelo. 4º passo) Encontrar o ótimo para o problema relaxado e avaliar ... x1, x2 z ... 5º passo) Particionar ... 6º passo) Encontrar o ótimo para o problema relaxado e avaliar ...

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 1 - Partição de PL0 em x2 max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z PL0 x1=12/7, x2=20/7 z=90/7 x2≤ [20/7] x2≤ 2 x2≥ [20/7]+ 1 x2 ≥ 3 click aqui ver o gráfico ótimo inteiro PL1 x1=3, x2=2 z=11 PL2 Impossível PL1 max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x2≤ 2 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z PL2 max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x2≥ 3 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 1 - Partição de PL0 em x2 Voltar

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 1 - Partição de PL0 em x1 x1=12/7, x2=20/7 z=90/7=12,85 x1≤ [12/7] x1≤ 1 x1≥ [12/7]+ 1 x1 ≥ 2 click aqui ver o gráfico PL1 x1=1, x2=5/2 z=11 PL2 x1=2, x2=8/3 z=38/3 = 12,66 x2≤ [5/2] x2≤ 2 x2≥ [5/2]+ 1 x2 ≥ 3 x2≤ [8/3] x2≤ 2 x2≥ [8/3]+ 1 x2≥ 3 click aqui ver o gráfico click aqui ver o gráfico PL3 x1=1, x2=2 z=9 PL4 Impossível PL5 x1=3, x2=2 z=11 PL6 Impossível

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 1 - Partição de PL0 em x1 max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z PL1 PL2 max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1≤ 1 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1≥ 2 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z PL3 PL4 PL5 PL6 max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1≤ 1 x2≤ 2 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1≤1 x2≥ 3 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1≥2 x2≤ 2 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z max z = x1 + 4x2 s. a.: -2x1 + 4x2 ≤ 8 2x1 +3x2 ≤ 12 x1≥2 x2≥ 3 x1 , x2 ≥ 0 x1 , x2  Z

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 1 - Partição de PL0 em x1 Voltar

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 2

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 2 - Partição de PL0 em x2 x1=2,25; x2=3,75 z = 41,25 Sol. inviável - ∞ x2≤ 3 x2 ≥ 4 PL1 x1=3; x2=3 z = 39 PL2 x1=1,8; x2=4 z = 41 Sol. viável Sol. inviável Falta analisar alguma partição? Sim. 40 x1≤ 1 x1 ≥ 2 PL3 x1=1; x2=4,25 z = 40,4 PL4 impossível Sol. inviável 39 x2≤ 4 x2 ≥ 5 Sol. ótima Sol. viável sem interesse PL5 x1=1; x2=4 z = 37 PL6 x1=0; x2=5 z = 40 Sol. viável Falta analisar alguma partição? Não.

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 2 - Partição de PL0 em x1 x1=2,25; x2=3,75 z = 41,25 Sol. inviável x1≤ 2 x1 ≥ 3 PL1 x1=2; x2=3,88 z = 41,11 PL2 x1=3, x2=3 z = 39 - ∞ Sol. inviável Sol. viável x2≤ 3 x2 ≥ 4 PL3 x1=1; x2=3 z = 34 PL4 x1=1,8; x2=4 z = 41 Sol. viável sem interesse Sol. inviável 40 x1≤ 1 x1 ≥ 2 PL5 x1=1; x2=4,44 z = 40,55 PL6 Impossível 39 Sol. inviável x2≤ 4 x2 ≥ 5 Sol. viável sem interesse PL7 x1=1; x2=4 z = 37 Sol. ótima PL8 x1=0; x2=5 z = 40 Sol. viável Falta analisar alguma partição? Não.

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 3 – Problema de Minimização

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 3 – Problema de Minimização 46 PL0 x1=13/3; x2=2 z = 42 limite superior +∞ Sol. inviável 44 x1≤ 4 x1 ≥ 5 PL1 x1=4; x2=16/7 z = 296/7 PL2 x1=5; x2=2 z = 46 Sol. inviável Sol. viável x2≤ 2 x2 ≥ 3 Falta analisar alguma partição? Sim. 42 limite inferior PL3 impossível PL4 x1=19/6; x2=3 z = 43 Sol. inviável x1≤ 3 x1 ≥ 4 PL5 x1=3; x2=22/7 z = 302/7 PL6 x1=4; x2=3 z = 48 Sol. inviável Sol. viável Sem interesse pois 48>46 x2≤ 3 x2 ≥ 4 Falta analisar alguma partição? Sim. Sol. ótima PL7 impossível PL8 x1=2; x2=4 z = 44 Sol. viável Falta analisar alguma partição? Não.

PL0 PL1 PL2 Nível 1 PL3 PL4 Nível 2 PL5 PL6 Nível 3 PL7 PL8 Nível 4 Exemplo 3 (cont.) PL0 mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z PL1 PL2 mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≤ 4 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≥5 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z Nível 1 PL3 PL4 mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≤ 4 x2 ≤ 2 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≤ 4 x2 ≥3 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z Nível 2 PL5 PL6 mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≤ 4 x2 ≥3 x1 ≤ 3 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≤ 4 x2 ≥3 x1 ≥4 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z Nível 3 PL7 PL8 mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≤ 4 x2 ≥3 x1 ≤ 3 x2 ≤ 3 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z mim z = 6x1 + 8x2 s. a.: 6x1 + 7x2 ≥ 40 x2 ≥2 x1 ≤ 4 x2 ≥3 x1 ≤ 3 x2 ≥4 x1 , x2 ≥0 e x1 , x2  Z Nível 4

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 4 – Problema de PLIB

Branch-and-Bound (B&B) Exemplo 4 – Problema de PLIB 16,5 -∞ limite inferior superior 9 14 PL0 (0.83, 1, 0, 1) z = 16,5 Sol. inviável x1= 0 x1 = 1 PL1 (0, 1, 0, 1) z = 9 PL2 (1, 0.8, 0, 0.8) z = 16,2 Sol. viável x2=0 x2 = 1 PL3 (1, 0, 0.8, 0) z = 13.8 PL4 (1, 1, 0, 0.5) z = 16 Sol. inviável PL6 Impossível PL7 (1, 1, 0, 0.5) z = 16 PL8 Sol. viável PL5 (1, 0, 0, 0) z = 9 x4= 0 x4= 1 x3= 0 x3= 1 inviável PL9 (1, 1, 0, 0) z = 14 PL10 Impossível x4= 0 x4= 1 Sol. viável Sol. ótima

Branch-and-Bound (B&B) Técnicas de desenvolvimento da árvore de enumeração PL0 PL1 PL2 PL12 PL13 PL14 PL11 PL5 PL6 PL8 PL9 PL10 PL7 PL3 PL4 Busca em largura PL0 PL1 PL2 PL5 PL6 PL3 PL4 Busca em profundidade PL7 PL8

Branch-and-Bound (B&B) Técnicas de formação da árvore (escolha da variável de separação) - Variante de Dank (1960) - Variante de Land e Doig (1965) - Variante de Spielberg (1968) - Métodos das penalidades (1965) - Método de Taha (1971) - Estratégias dinâmicas (1976) - Outras variantes

Branch-and-Bound (B&B) Variante de Dank O autor propõe que a variável a ser escolhida para a divisão seja a que possuir o maior resíduo. Exemplo: PLn x1=7,25 ; x2=11,75 x1 ou x2 ? res (x1) = x1 – [x1] = 7,25 – 7 = 0,25 res (x2) = x2 – [x2] = 11,75 – 11 = 0,75

Branch-and-Bound (B&B) Exercício Desenvolva a árvore B&B para os problemas abaixo. Por conveniência, sempre selecione x1 como a variável de ramificação no nó 0. a) Max Z = 3x1 + 2x2 s.a: 2x1 + 5x2 ≤ 9 4x1 + 2x2 ≤ 9 x1, x2 ≥ 0 e inteiras

Branch-and-Bound (B&B) Exercício Min Z = 5x1 + 4x2 s.a: 3x1 + 2x2 ≥ 5 2x1 + 3x2 ≥ 7 x1, x2 ≥ 0 e inteiras