Fernando Gehm Moraes Ney Laert Vilar Calazans

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÓ-INFORMÁTICA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves.
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Entrada e Saída Introdução.
Fernando Gehm Moraes Ney Laert Vilar Calazans
Fernando Gehm Moraes Ney Laert Vilar Calazans
Ney Laert Vilar Calazans
Ney Laert Vilar Calazans
César Augusto Missio Marcon Ney Laert Vilar Calazans
Aula 12 – Prototipação de Processadores e Entrada e Saída LABORG 1º/junho/2009 Ney Laert Vilar Calazans.
Parte 6 - Introdução a FPGAs (Continuação: Alterações no Projeto do Somador da Parte 5) LABORG 06/abril/2009 Fernando Gehm Moraes César Augusto Missio.
Parte 7 - VHDL: Processos, Paralelismo e o Comando process (Continuação) LABORG 05/outubro/2009 César Augusto Missio Marcon Ney Laert Vilar Calazans.
Parte 9 – Prototipação de Processadores e Entrada e Saída LABORG 27/novembro/2009 Ney Laert Vilar Calazans.
Parte 2 – Introdução a VHDL Uso de Hierarquia LABORG Fernando Gehm Moraes César Marcon Ney Laert Vilar Calazans 31/agosto/2009.
Aula 4 - Introdução a FPGAs (Continuação) LABORG 24/março/2008 Fernando Gehm Moraes César Augusto Missio Marcon Ney Laert Vilar Calazans.
Fernando Gehm Moraes César Marcon Ney Laert Vilar Calazans
Introdução a Informática
Estatística Básica Utilizando o Excel
Disciplina: AAM Profa. Ana Watanabe 03/13 vol.2
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Sistemas Digitais Microprocessados
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Crediné Silva de Menezes Orivaldo de Lira Tavares 2011/2
Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
O Portal do Estudante de Computação
INTRODUÇÃ A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
Aux a fim início Simulação da execução de um algoritmo que troca o conteúdo de duas variáveis recebidas e apresenta o resultado da inversão: leia a,b a.
Algoritmos Computacionais ( Programas )
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
PHP Tipos de dados Constantes.
Linguagem de Montagem.
Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web
Linguagem de Programação II Parte VII
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I prof. Dr. César Augusto M. Marcon prof. Dr. Edson Ifarraguirre Moreno Qualificadores.
Estrutura de dados, pseudocódigo
Algoritmos e Programação de Computadores
Algoritmos e Programação de Computadores
Fábio de Oliveira Borges
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Tutorial 14 Descompactando uma pasta de arquivos Use a seta do teclado para avançar.
Programação em C++ Compiladores
Linguagem e Ambiente Scratch
Hardware Description Language Aula 6 -VHDL Prof. Afonso Ferreira Miguel, MSc.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
3. Introdução à Linguagem C
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Exercícios de Pilha e Fila
LABORG Parte 4 – Programação em Linguagem de Montagem do MIPS
Fundamentos de linguagens de programação
ALGORITMOS AULA 3. Objetivos Apresentação das estruturas básicas; Definição de tipos de dados; Seqüência de ações; Operações – Atribuições; – Entrada.
Acabias Marques Luiz. III – Variáveis, constantes e executáveis Parte 1 – Introdução a linguagem  Variáveis e Constantes  Atalhos na manipulação de.
Parte 5 - Introdução a FPGAs (Continuação: Alterações no Projeto do Somador da Parte 4) LABORG 21/setembro/2009 Fernando Gehm Moraes César Augusto Missio.
Programação de Computadores - 1
Algoritmos e Programação MC102 Prof. Paulo Miranda IC-UNICAMP Aula 2 Variáveis e Atribuições.
Programação em C Aula 4.
Programação Computacional Aula 9: Meu primeiro programa em C
Algoritmos e Programação I
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação.
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Codificação Daniel Vieira.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação.
Linguagem de Programação
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Engenharia Unificado Prof. Leonardo Bacelar Lima Santos Departamento de Matemática
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Transcrição da apresentação:

Fernando Gehm Moraes Ney Laert Vilar Calazans LABORG Parte 4 – Programação em Linguagem de Montagem do MIPS Fernando Gehm Moraes Ney Laert Vilar Calazans 02/setembro/2013

Introdução MIPS – Um processador RISC de 32 bits Conjunto de Instruções – Usa-se o Instruction Set Architecture (ISA) do MIPS R2000, primeira geração do MIPS (década de 80) Todas as instruções ocupam 32 bits Dados mais naturalmente tratados são de 32 bits ISA do MIPS R2000 “dá suporte direto a”*: Números naturais de 32, 16 ou 8 bits Números inteiros de 32, 16 ou 8 bits Números racionais de 32 ou 64 bits Manipulação de caracteres ASCII compactados em palavras de 32 bits ou descompactados Suporte limitado a dados quaisquer de 64, 32, 16 e 8 bits “Dá suporte direto a” significa  “possui instruções específicas para manipular tais tipos de dados”

Objetivos Esta aula tem como objetivos: Dar noções de como estruturar programas em linguagem de montagem do MIPS Dar noções de como criar estruturas de dados simples no MIPS Treinar conceitos básicos de programação no MIPS com: Números naturais Números inteiros Cadeias de caracteres Forma de realizar este treino – escrever e testar três programas: Somar o conteúdo de duas variáveis inteiras positivas de 64 bits e colocar o resultado em uma terceira variável – Soma64bits Multiplicar dois números naturais de 32 bits e imprimir o resultado - Multip Manipular uma cadeia de caracteres qualquer, trocando todas as vogais maiúsculas por letras minúsculas, mantendo todos os demais caracteres intactos. Imprimir o resultado - Vogaistolower Notar que números racionais não serão abordados aqui, pois sua representação será estudada apenas em disciplina posterior

TRABALHO A FAZER Familiarizar-se com o ambiente de desenvolvimento MARS para o MIPS R2000 Compreender o processo de edição, montagem e simulação, incluindo operações de entrada e saída no ambiente MARS Programar as três aplicações mencionadas aqui e mostrar que os programas funcionam usando o ambiente MARS: Soma64bits.asm – Dicas: o grande problema é como propagar o vai-um dos 32 bits inferiores para os superiores. Use instruções de teste para resolver o problema Multip.asm - Dicas: Usem uma das instruções de multiplicação do MIPS, mas o resultado final deve estar em registradores do Banco de registradores, e não nos registradores especiais HI e LO Vogaistolower.asm - Dicas: Os caracteres entre A-Z possuem representação ASCII que em hexadecimal (8bits) vão respectivamente em sequência de 0x41 a 0x5A, e os caracteres a-z vão em sequência de 0x61 a 0x7A. Controlem as decisões no programa fazendo testes numéricos para verificar se os caracteres são os que se quer alterar

A ENTREGAR – T4 Um arquivo compactado (.zip, .rar, etc.) contendo: Os códigos dos três programas em 3 arquivos distintos (.asm) Relatório incluindo telas do MARS, mostrando a operação correta de cada um dos programas Data Final de Entrega: Ver Homepage, até antes 15min antes do horário de início da aula via sala do Moodle ou por e-mail (em caso de inacessibilildade do Moodle)