PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

Termos essenciais da oração
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 11 O PRONOME
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 8
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 8 COMUNICAÇÃO (COMUNICADO) E CONTRATO
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 7 CIRCULAR E CARTA OFICIAL
COMPLEMENTO NOMINAL.
(que, quem, qual, onde, cujo)
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Numerais.
Gramática da Sapatilha
Classe gramatical variável
CLASSES DE PALAVRAS Karen Olivan.
Funções morfológicas e sintáticas do QUE
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
O modelo morfossintático
Frase - Oração - Período
Sintaxe.
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Sujeito Sujeito.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
DISCIPLINA: Português
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Numeral é a palavra que quantifica entes ou conceitos ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Quando apenas nomeia o número de entes, o.
Análise Sintática Parte 2.
O pronome O pronome.
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Período Composto.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE.
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Pronomes Relativos.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Adjunto adnominal Adjunto adverbial
QUANTIFICADORES (p.304 do manual)
Pré-vestibular Quilombo Ilha
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
Numeral.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
Sintaxe da Frase - Funções sintáticas - Complementação do verbo AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à sintaxe do português. p e PERINI,
CLASSE GRAMATICAL: NUMERAL MÓDULO 8
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
2ª ANO DO ENSINO MÉDIO Funções morfossintáticas da palavra QUE 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO.
Resumo Assuntos estudados
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
(FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando.
Transcrição da apresentação:

PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

O ARTIGO E O SUBSTANTIVO CONCEITUAÇÃO O ARTIGO E O SUBSTANTIVO Artigo é a palavra que antecede o substantivo, definindo-o ou indefinindo-o. Numeral é a palavra que expressa quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa determinada sequência. CLASSIFICAÇAO DOS ARTIGOS Definidos: o, a, os, as, quando definem o substantivo, indicando que se trata de um ser conhecido ou que já foi mencionado antes, ou que é objeto de um conhecimento ou experiência: EX: A cidade amanheceu em festa. Indefinidos: um, uma, uns, umas, quando indefinem o substantivo, indicando um ser qualquer entre vários de mesma espécie e ao qual ainda não se fez menção: Há um homem na sala de espera querendo falar com você.

CLASSIFICAÇÃO DOS NUMERAIS Cardinais: designam uma quantidade de seres: Ex: Nessa carteira só há duas notas de cinco reais. Ordinais: indicam série, ordem, posição: A primeira proposta foi aceita pela maioria dos alunos. Multiplicativos: expressam aumento proporcional a um múltiplo da unidade: Comprou na feira o dobro de livros que pretendia. Fracionários: denotam diminuição proporcional a divisões (frações) da unidade: Coube a ela um terço da herança dos avós.

FUNÇÃO SINTÁTICA DO ARTIGO E DO NUMERAL O artigo, definido ou indefinido, exerce na oração a função sintática de adjunto adnominal: Ex: O Amazonas é um grande rio. O numeral, por sua vez, tem mais de uma função sintática. Para saber qual é ela, precisamos observar se, na oração, seu papel é de adjetivo ou substantivo. No primeiro caso, o numeral assume a função sintática de adjunto adnominal; no segundo caso, ele desempenha a função sintática própria do substantivo, ou seja, de núcleo de um sujeito, de um objeto direto, de um objeto indireto, etc. Observe: Alugamos cinco fitas de vídeo (obj. direto / adj. adn.), mas só assistimos a duas (obj. indireto / núcleo).

LEITURA OU ESCRITA DOS NUMERAIS ALGARISMO OU NUMERAL? Em textos, sempre que possível, devem ser empregados os numerais. Entretanto, números de telefone, data, dados estatísticos e outros costumam ser escritos em algarismos. LEITURA OU ESCRITA DOS NUMERAIS cardinais: coloca-se a conjunção e após as centenas a após as dezenas: Ex: Paguei mil trezentos e trinta e quatro reais pelo computador. ordinais:os inferiores a 2000 são lidos ou escritos como ordinais: Ela é a milésima octingentésima qüinquagésima sexta classificada. os superiores a 2000 são lidos de forma mista, o primeiro algarismo como cardinal e os demais como ordinais: Sou o dois milésimo centésimo primeiro classificado.

PARA QUE SERVEM OS ARTIGOS? Os artigos não são apenas meros acompanhantes dos substantivos. Quase sempre, a presença ou a ausência de artigo assume um papel decisivo na precisão do sentido que se pretende dar a um texto. O artigo pode, por exemplo, particularizar ou generalizar, como: Ex: Gostaria de ter um filho novamente / Gostaria de ter o filho novamente Pode se referir à parte ou ao todo, como: A comissão foi formada por moradores de rua (alguns) / A comissão foi formada pelos moradores da rua (todo).

FIM! “Eu concordo plenamento com você professor” Graduandos (as) amigos (as)? ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA AULA DE HOJE! “Eu concordo plenamento com você professor” FIM!