CONCÍLIOS ECUMÊNICOS TRINDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina:
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
OS SETE CONCÍLIOS “ECUMÊNICOS” DA IGREJA
O Apostolado de Maria.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
TEOLOGIA NA IGREJA ANTIGA
Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 4 AS HERESIAS E OS PRIMEIROS CONCÍLIOS
A Trindade Santa: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
CREIO SIMBOLO NICENO Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; de todas as coisas visíveis.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
A Doutrina Bíblica da Trindade
10: O Credo Apostólico e a salvação
07: Introdução ao Credo Apostólico
A saudação e o nome cheia de graça diz-nos tudo, refere-se em primeiro lugar, a eleição de Maria como Mãe de Deus.
Filosofia Professor Breno Cunha
Por Moisés Sampaio de Paula
Alegrem-se os céus nas alturas, e que as nuvens façam chover a justiça, porque o Senhor se compadeceu de seu povo (Is 48,8). Alegrem-se os céus nas.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Aula 6 As Processões Divinas
DEUS TRINDADE.
Novena da Imaculada Conceição
Salve, Maria Mãe de Deus.
Theotókos – Mãe de Deus.
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Realidade da Encarnação
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
O Apostolado de Maria.
A Pessoa e Obra de Cristo
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o apóstolo. Por isso devia fazer-se.
1.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Jesus, o Deus que se fez homem e habitou entre nós
Jesus Cristo a encarnação da graça
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
64 06/012/007 O dogma da maternidade divina de Maria foi definido pelo Concílio de Éfeso, no ano 431. Os cristãos estavam discutindo sobre a humanidade.
Catequese 2.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
Maria, Medianeira das Graças Entre os títulos atribuídos a Maria no culto da Igreja, o capítulo VIII da Lumen Gentium recorda o de “Medianeira”. Embora.
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
CREDO DE ATANÁSIO (Séculos IV e V)
CREDO APOSTÓLICO Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo. Seu único Filho nosso Senhor. O qual foi concebido pelo.
Credo niceno-constantinopolitano
HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 3.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
Aula 9 As Missões Divinas
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
Maria no mistério de Cristo
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”(Jo 1.1). João Marcos Brandet.
DOUTRINA DE JESUS CRISTO - CRISTOLOGIA
Credo.
A NATUREZA HUMANA DE CRISTO. O CRISTO HISTÓRICO A Controvérsia Cristológica dos Primeiros século A Controvérsia Cristológica dos Primeiros século.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

CONCÍLIOS ECUMÊNICOS TRINDADE

COMBATE “AS HERESIAS” SÉCS. II-III d.C. Docetismo gnóstico(de tendência judaizante): negar a realidade humana da encarnação do verbo: a única realidade é a do mundo divino, negava qualquer forma corpórea de Jesus. Ele nasceu através de Maria e não de Maria. _ negava o nascimento, paixão e morte. *O homem Jesus era como um FANTASMA com aparência de corpo material, ou Cristo tomou o corpo humano de Jesus entre o batismo e a Cruz. Cristo deixou o homem Jesus morrer na Cruz. Gnósticos achavam que Cristo era incapaz de sofrer, e passível. ***matéria como má, espírito o bem.

EBIONITA – tendência judaica (pobre/ebion)– negava a divindade de Jesus [essênios - fiéis aos costumes da lei, mas hostis ao templo] – Jesus simples homem tendo nascido como todos os homens. {O judaísmo aceitou Jesus como profeta, o anúncio espiritual de Jesus, mas rejeitou a transcendência de Deus. JESUS, MESSIAS PELO ESPÍRITO SANTO: Jesus Filho de José que alcançou certo grau de divindade quando o Espírito desceu sobre ele no batismo.

Dualismo gnóstico ou marcionita; Distinção e oposição entre Deus, Pai de jesus Cristo, revelado no Novo testamento, um Criador inferior e imperfeito, autor terreno, do antigo testamento. - Marcião de Sínope (II-V sécs.) – o Deus veterotestamentário – estabelece vínculo pelo temor e pela lei. O Deus no Novo pelo amor e misericórdia. - Rejeitaram o Velho Testamento e alguns do Novo.

MODALISMO Deus se revela sob formas, ou há modos de sua manifestação. Essa tendência também recebe o nome de monarquianismo _ um só príncipe divino, ou patripassianismo – o pai que sofreu a Paixão, ou sabelianismo. “Foi o Pai quem se encarnou, sofreu e morreu”. Séc. II - Noeto, presbítero de Esmirna ADOCIONISMO Cristo um anjo/profeta adotado por Deus, como Cristo ou um simples homem – adotado à condição de Filho por Deus no batismo. (Sec. II)

HIPOSTASYS - SUBSTÂNCIA QUEM É JESUS CRISTO EM RELAÇÃO A DEUS E EM RELAÇÃO AO HOMEM/MUNDO ? QUEM É O DEUS NO QUAL CRÊEM OS CRISTÃOS ? HUMANIDADE E DIVINDADE DE CRISTO

AVANÇOS: TERTULIANO: [teologia latina] – unidade de Deus. Duas naturezas ou Duas Substâncias em Cristo. {duplo estado} – composição de carne e de alma=do homem. Cria o conceito de trindade/tríade divina: Pai, Filho e Espírito Santo, cada um - uma pessoa – diferentes portanto mas, não separados: eles seriam uma única substância ou essência [mesmo que distribuído em 3 pessoas TRINDADE DE UM DEUS: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. = unidos, mas não misturados.

ESCOLA ALEXANDRINA-III séc. PANTENO CLEMENTE ORÍGENES *SENTIDO ALEGÓRICO DAS ESCRITURAS/MÍSTICO *Teologia dialéctica. expõe a relação transcendência/imanência ou divindade/humanidade no próprio Cristo - alma e corpo em contato com o Verbo diviniza-se.

Arianismo-Alexandria/256-336 *busca de uma solução - afirmação da plena divindade do Verbo e de sua consubstancialidade com o Pai. Cristo foi criado antes do tempo. Só o Pai é não gerado e sem princípio – o único e verdadeiro Deus. Cristo possui filiação divina por adoção ou graça. Busca salvaguardar o absoluto de Deus. O verbo deriva do pai e está em contato com o mundo, em sua encarnação mostra-se mutável, passível, sujeito ao tempo – ele não pertence à ordem do absoluto divino, submete-se às paixões e fraquezas. <o pai é maior do que eu> João 14: 28; <Cristo primogênito das criaturas> Cl -1:15

EM PAUTA - SOTERIOLOGIA Poderia cristo salvar o homem se ele era “semideus”, menor que Deus, de Essência distinta do pai ?

Interfaces com o Neoplatonismo Tríade platônica: No ápice de tudo o UM, absolutamente transcendente, para além do ser: Do Um/Uno decorrem a Inteligência, depois a alma do mundo, da qual derivam os espíritos inferiores (teologia cosmológica e hierarquizada)

4 grandes concílios universais NICEIA (325) – RESOLVER DISPUTA ARIANA CONSTANTINOPLA (381) – AFIRMAR A PESSOALIDADE DO ESPÍRITO SANTO E A HUMANIDADE DE CRISTO. ÉFESO (431) – ENFATIZAR A UNIDADE DA PESSOALIDADE DE CRISTO CALCEDÔNIA (451) – DECLARAR O RELACIONAMENTO ENTRE AS DUAS NATUREZAS DE CRISTO

CRISTO – CO-IGUAL, CO-ETERNO E DA MESMA SUBSTÂNCIA CRISTO DIVINIZADO. NICEIA (IV séc.) TRES PARTIDOS: ÁRIO: JESUS – ATO CRIATIVO DE DEUS, DE ESSÊNCIA DIFERENTE DO PAI. ATANÁSIO: Cristo existiu desde a eternidade com o Pai e era da mesma essência que o Pai – homoousios CRISTO – CO-IGUAL, CO-ETERNO E DA MESMA SUBSTÂNCIA CRISTO DIVINIZADO. EUSÉBIO DE CESARÉIA: CRISTO NÃO FOI CRIADO DO NADA, MAS GERADO PELO PAI ANTES DA ETERNIDADE.

TEÓLOGOS ANTIOQUENOS (escola histórica – gramatical) DIODORO DE TARSO E TEODORO DE MOPSUÉSTIA Defendem a perfeita humanidade e plena divindade de Cristo – mesma essência que o Pai. Após a união, os elementos humano e divino permanecem inalterados em suas propriedades Teodoro (Mopsuéstia - Cilícia): unidade inseparável das 2 naturezas na única pessoa de Cristo. Cristo desempenha um papel ativo na salvação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS ALEXANDRIA = DIVINDADE DE CRISTO ANTIOQUIA = HUMANIDADE ORIENTE: TEOLOGIA METAFÍSICA ESPECULATIVA O IMPERADOR PRESIDE A IGREJA CONFORMAÇÃO A DECLARAÇÕES NORMATIVAS