ESTRATÉGIAS E TOPOLOGIAS DE SEGURANÇA LÓGICA MARCELO DOS SANTOS SOUSA LUIS HENRIQUE R DE SOUZA GILSON SOUZA Sup. Tec. Redes de Computadores UMC /2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Redes de computadores I
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
Rede Local - Instalação
Rotas estáticas Existem dois tipos de rotas que podem ser utilizadas por um roteador: rotas estáticas e dinâmicas. As rotas estáticas são explicitamente.
Roteamento IP.
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
Redes de Computadores A Camada de Rede.
VLAN - DEFINIÇÃO Grupo de PCs, Servidores e outros recursos de redes que estão localizados em qualquer parte da rede, mas comunicam-se como se estivessem.
Endereçamento ARP MAC Nível de Rede Nível de Enlace CEL Placa de Rede
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
3 – Projeto Lógico da Rede
Marco Antônio Chaves Câmara
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Equipamentos Switch.
Virtual Local Area Network
Redes de Computadores Prof. Carlos Rafael Guerber
Estudos de caso LAN de campus e Projeto WAN
Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell
Kraemer CCNA 1 – Roteamento e Sub-redes. Kraemer Roteamento e Sub-redes Introdução Protocolo roteado Visão geral de roteamento Endereçamento de sub-redes.
Roteamento Disciplina de Redes de Computadores II
Rodrigo de Souza Couto Redes de Computadores II
Camada de sessão, apresentação e aplicação
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Equipamentos de Redes Aula 3
Grupo: Gabriel, Wagner, Vicente e Filipe
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Técnico em Informática
Componentes redes de computadores
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Segurança e Auditoria de Sistemas
Equipamentos de Redes Aula 4
VLAN – Virtual Local Area Network
REDE DE COMPUTADORES.
Prof. Eduardo Maroñas Monks
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Gerenciamento de redes Prof. Rafael Guimarães, PhD
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 Síntese extraída do Capítulo 5 Camada de enlace e redes locais Nota sobre o uso destes.
ACL Nomes: ANDERSON HIGA RGM: Matéria: Estratégias e Topologias de Segurança Lógica Professor Luciano Gonçalves de Carvalho.
MATA59 - Redes de Computadores I
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes Protocolos.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Redes e Manutenção de Computadores
Termos – redes de computadores
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Switches Configurações Básicas. Help No prompt, digite sinal de interrogação.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Jackson Eduardo da Silva
Fonte: Fonte:
PACKET TRACER Simulador Cisco CRIANDO VLAN´S
Equipamentos de Conexão de Redes
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Rede de Computadores (REC)
Redes de computadores I
Configuração de VLANS em ambiente CISCO Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS E TOPOLOGIAS DE SEGURANÇA LÓGICA MARCELO DOS SANTOS SOUSA LUIS HENRIQUE R DE SOUZA GILSON SOUZA Sup. Tec. Redes de Computadores UMC /2009

VLAN (Redes local virtual)

O que é uma VLAN? Uma VLAN é, basicamente uma coleção de nós que são agrupados em um único domínio broadcast, é uma rede que agrupa um conjunto de maquinas de maneira lógica e não física. Uma VLAN é, basicamente uma coleção de nós que são agrupados em um único domínio broadcast, é uma rede que agrupa um conjunto de maquinas de maneira lógica e não física.

Topologia da Virtual Lan VLAN de nível 1 VLAN de nível 1 define uma rede virtual em função das portas de conexão no comutador, VLAN de nível 2 VLAN de nível 2 consiste em definir uma rede virtual em função dos endereços MAC das estações. VLAN de nível 3: VLAN de nível 3: VLAN por subrede: associa subredes de acordo com o endereço IP endereço IPendereço IP VLAN por protocolo: permite criar uma rede virtual por tipo de protocolo (por exemploTCP/IP, IPX, AppleTalk, etc)

Vantagens da Virtual Lan Segurança. Separar os sistemas que contêm dados sigilosos do resto da rede reduz a possibilidade de acesso não autorizado. Segurança. Separar os sistemas que contêm dados sigilosos do resto da rede reduz a possibilidade de acesso não autorizado. Projetos/aplicativos especiais. As tarefas de gerenciar um projeto ou trabalhar com um aplicativo podem ser simplificadas pelo uso de uma VLAN que congrega todos os nós necessários. Projetos/aplicativos especiais. As tarefas de gerenciar um projeto ou trabalhar com um aplicativo podem ser simplificadas pelo uso de uma VLAN que congrega todos os nós necessários. Desempenho/Largura de banda. Um monitoramento cuidadoso da utilização da rede permite que o administrador crie VLANs que reduzam o número de saltos entre os roteadores e aumentem a largura de banda aparente para os usuários da rede. Desempenho/Largura de banda. Um monitoramento cuidadoso da utilização da rede permite que o administrador crie VLANs que reduzam o número de saltos entre os roteadores e aumentem a largura de banda aparente para os usuários da rede.saltos Broadcasts/Fluxo de tráfego. A característica principal de uma VLAN é que ela não permite que o tráfego broadcast chegue aos nós que não fazem parte da VLAN. Isso ajuda a reduzir o tráfego de broadcasts. As listas de acesso permitem que o administrador da rede controle quem vê o tráfego da rede. Uma lista de acesso é uma tabela criada pelo administrador nomeando os endereços que têm acesso àquela rede. Broadcasts/Fluxo de tráfego. A característica principal de uma VLAN é que ela não permite que o tráfego broadcast chegue aos nós que não fazem parte da VLAN. Isso ajuda a reduzir o tráfego de broadcasts. As listas de acesso permitem que o administrador da rede controle quem vê o tráfego da rede. Uma lista de acesso é uma tabela criada pelo administrador nomeando os endereços que têm acesso àquela rede. Departamentos/Tipos específicos de cargos. As empresas podem configurar VLANs para os departamentos que utilizam muito a Internet (como os departamentos de multimídia e engenharia) ou VLANs que conectam categorias específicas de empregados de departamentos diferentes (gerentes ou pessoal de vendas). Departamentos/Tipos específicos de cargos. As empresas podem configurar VLANs para os departamentos que utilizam muito a Internet (como os departamentos de multimídia e engenharia) ou VLANs que conectam categorias específicas de empregados de departamentos diferentes (gerentes ou pessoal de vendas).