Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espectros, Radiações e Energia
Advertisements

GeneQuant Determinação da concentração e da pureza do DNA
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Recursos.
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS – CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DEFESA DE MONOGRAFIA.
ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA
PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Luzes e Cores: A visão da Física
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
ESPECTROSCOPIA NO UV/VIS
Seminário de Ecologia Energética:
Sensoriamento Remoto Prof. Francisco de Assis de Carvalho Pinto
Iana Alexandra Alves Rufino
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
Órbita dos Satélites.
Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profa. MSc. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Ailton Luchiari.
Introdução ao Sensoriamento Remoto Sumário
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
Interação da radiação com a Água
- Soluções em Geoprocessamento
Uma imagem é função: Do tipo de radiação
Química dos Compostos de Coordenação
o sol Nomes: Filipi, Deivid , Jhonatha e Dieison . Serie: 5ª fase
Resoluções Resolução É uma medida da habilidade que um sistema sensor possui de distinguir alvos ou fenômenos na superfície terrestre Espacial Espectral.
Prof. M.Sc. Hamilton Ishiki
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
Acção da atmosfera sobre a radiação solar
Espectro eletromagnético total
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Meteorologia por Satélite
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
Radiação solar Na periferia do astro Sol, a temperatura está ao redor de K Características do Corpo Negro Emite radiação com frequências de zero.
ALGUMAS APLICAÇÕES DA ESPECTROSCOPIA ÓPTICA
Soluções.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Universidade Federal de Itajubá
LUZ.
Sensoriamento visível ~ a Cor do Oceano
Sensoriamento Remoto.
Detecção remota: fundamentos
Detecção remota: fundamentos
PROJETO UV - CNPq.
Leis de Radiação para Corpos Negros
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Alguns Fenômenos Ópticos
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
Sistema climático global
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Espectroscopia no Ultravioleta e no visível
Transcrição da apresentação:

Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos Ikonos de Vitória 1 m de Resolução PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

Capítulo 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA DA UFES - LGU Obs: Todos os Slides apresentados foram adaptados do livro “Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação (2ª Edição). Autor: Maurício Alves Moreira Vitória LANDSAT Andaraí Ikonos 1 m resolução Campos do Jordão Ikonos 1m de Resolução Capítulo 3 Noções Básicas sobre a Água e sua Interação com a Radiação Solar

ESTRUTURA MOLECULAR DA ÁGUA Molécula de água mostrando o par eletrônico formado pelos elétrons dos átomos de hidrogênio e oxigênio, em que p e n são os prótons e elétrons, respectivamente.

INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA COM A ÁGUA Curvas de reflectância da água nos estados líquido, gasoso (nuvem) e sólido (neve) Água Gasosa: apresenta elevada reflectância em torno de 70%, em todas as radiações eletromagnéticas contidas no espectro óptico (400 a 2.500 nm). Entretanto, observam-se bandas de maior absorção em 1.000, 1.300 2 2.000 nm. Água Sólida (Neve): a curva de reflectância da água na forma de neve até 1.200 é maior do que no estado gasoso. De 1.200 a 2.500 nm há um decaimento dessa curva, indicando uma absorção acentuada da energia nesta região espectral. Nos comprimentos de onda de 1.500 e 2.000 nm (absorção máxima) ocorre maior absorção. Água líquida: absorve toda a radiação eletromagnética abaixo de 380 nm e acima de 700 nm (absorção total). Mesmo na faixa espectral entre 380 e 700 nm, a reflectância é relativamente pequena, ultrapassando pouco mais de 5%.

Partículas Minerais Inorgânicas FATORES QUE INTERFEREM NA REFLECTÂNCIA DA ÁGUA O fitoplâncton é responsável pela absorção de MO, por meio da utilização de nutrientes inorgânicos e energia solar (fotossíntese). Essa MO dissolvida na água determina a cor amarelo-marrom da água Matéria Orgânica Partículas Minerais Inorgânicas Fitoplâncton Á medida que a concentração de MO na água aumenta, sua reflectância (aumento da absorção) diminui em todo espectro do visível. PMI provenientes de rochas e solos que são carreadas para os corpos d’ água, por ação do vento, da chuva e da ressuspensão e por erosão do fundo, também interferem na absorção da energia pela massa de água. VEJA EXEMPLO

Comparação entre curvas de absorção de ácidos húmicos (A) e amostras de material orgânico dissolvido em água (B)

micrômetros de tamanho; nas mesmas concentrações de (A) Reflectância residual de suspensões de material inorgânico: (A) material branco com partículas entre 1 e 20 micrômetros de tamanho, nas concentrações de 25, 50, 75 e 100 % e (B) material vermelho com partículas entre 7 e 37 micrômetros de tamanho; nas mesmas concentrações de (A)

Curvas de reflectância da água obtidas nos rios Tietê e Piracicaba e no reservatório de Barra Bonita, Estado de São Paulo Elevada concentração de material inorgânico em suspensão, com acentuda reflectância na faixa do vermelho. Água dos dois rios já misturadas, mostrando claramente a transição entre os dois espectros anteriores. Elevada concentração de matéria orgânica na água.

RESUMO DO CAPÍTULO Vale a pena conferir

Propriedades Espectrais da Água Lagos, rios, oceanos, etc., são relativamente fáceis de serem identificados nas imagens. Estes corpos são identificados para a realização de estudos hidrológicos e para a preparação de mapas ou interpretação de imagens (eles são usados como referências que permitem localizar outros corpos ou feições). A refletividade da água, medida em comprimentos de onda relativamente pequenos permite identificar poluentes. O planctom e outros tipos de vegetais e organismos alteram a natureza da refletividade da água (quando estão presentes acima da superfície da água alteram a refletividade em todos os comprimentos de onda; quando estão presentes debaixo da superfície, afetam somente os comprimentos de onda menores). A profundidade das águas pode ser determinada mediante imagens obtidas entre 0,5 e 0,58 mm. Nesta região do espectro das r.e.m. é menor o coeficiente de extinção (atenuação) das radiações por metro de profundidade. VEJA EXEMPLO SEGUINTE

Relação entre o coeficiente de extinção por metro e comprimento de onda Coeficiente de extinção por metro 0,08 0,02 0,4 0,8 m Mínima extinção Os comprimentos de onda maiores são mais rapidamente absorvidos pela água

PROPRIEDADES ESPECTRAIS DO CONCRETO PROPRIEDADES ESPECTRAIS DO ASFALTO A refletividade do concreto é de 20% a 0,4 mm e é de 40% de 0,5 a 0,6 mm (nesta última região, os vegetais refletem aproximadamente 20%, de modo que resulta fácil identificar cidades, pequenos povoados e ainda grandes prédios rodeados de vegetação. PROPRIEDADES ESPECTRAIS DO ASFALTO O asfalto, uma vez identificado, permite a localização de outras feições. Ele apresenta grande refletividade na região do ultravioleta e no azul da região visível.

FIM