Contratos de Operação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Os projetos.
Engenharia de Software
Aula 8 Contratos.
APSOO Aula 03.
APSOO Aula 05.
UML Modelando um sistema.
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
Definição de Casos de Teste Funcionais a partir de Casos de Uso
Engenharia de Software
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Contratos em Projeto OO
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Análise e Projeto de Sistemas
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
PARTE V Diagramas de Seqüência de Sistema
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
RUP: Fluxo de Análise e Projeto
Contratos Modelagem Funcional.
Projeto da Camada de Domínio
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Classes e objetos Modelagem
Conceitos Básicos.
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Prof. Dr. Daniel D. Abdala Baseada nas transparências de professor Leandro Becker.
JAVA: Conceitos Iniciais
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Especificação de Requisitos de Software - ERSw
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Análise e Projeto de Sistemas
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Prof. Alexandre Vasconcelos
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Casos de Uso no Engenharia de Software e Sistemas {abab, dtvp, jmmn, mscla, rmb2,
Análise e Projeto de Sistemas
Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira
Programação e Sistemas de Informação
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Aula prática 14 Orientação a Objetos – C++ Parte 2
Teste de Software Conceitos iniciais.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Engenharia de Software
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Laboratório de Programação
Requisitos de Software
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
A Linguagem Formal de Especificação VDM-SL
Casos de Uso Tarciane Andrade
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Engenharia de Software e Sistemas
Fluxo de Análise e Projeto 7 - Atividade Projetar Classes.
Modelação Aula T15 Modelação Conceptual de Sistemas Revisão do Comportamento OCL – Object Constraint Language José Borbinha.
Contratos Modelagem Funcional.
Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Projetar Classes.
Objetivos deste módulo
Aula 02 de Eng. de Requisitos
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Pré-Projeto Multimídia
Interações entre objetos
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Diagrama de Classes Herança Dependências.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Contratos de Operação

Contratos de Operação Introdução Descrevem modificações detalhadas em objetos em um modelo de domínio fazendo uso de uma pré e pós-condições; Podem ser considerados parte do Modelo de Casos de Uso do PU; Fornecem mais detalhes de análise sobre o efeito das operações do sistema implicito nos casos de uso.

Contratos de Operação  Definição e Objetivo Os contratos para operações podem ajudar a definir o comportamento do sistema; eles descrevem os resultados da execução de operações do sistema em termos de mudança de estado nos objetos do domínio.

 Operações do sistema e a interface do sistema Contratos de Operação  Operações do sistema e a interface do sistema

Contratos  Seções do Contrato O esquema a seguir mostra uma descrição de cada seção em um contrato: Operação:Nome da operação e parâmetros. Referências Cruzadas:(opcional) Casos de uso nos quais esta operação pode ocorrer. Pré-Condições:Hipóteses dignas de nota sobre o estado do sistema ou de objetos no Modelo de Domínio antes da execução da operação. Essas hipóteses não serão testadas na lógica da operação, pressupondo-se que sejam verdadeiras. São hipóteses não triviais que o leitor deveria saber que foram formuladas. Pós-Condições:- o estado dos objetos no Modelo de Domínio, concluída a operação.

Contratos – Exemplo Contrato : entrarItem Operação: entrarItem( itemID: itemID, quantidade:inteiro) Referências Cruzadas: Casos de Uso: Processar Venda Pré-Condições: Existe uma venda em andamento. Pós-Condições: - Foi criada uma instância liv da linhaDeItemDeVenda (criação de instância­).- liv foi associada com a Venda corrente (associação formada).- liv.quantidade tornou-se quantidade (modificação de atributo).- liv foi associada com uma EspecificaçãoDeProduto, com base na correspondência de um itemID (associação formada).

Contratos  Pós-condições As pós-condições descrevem mudanças no objeto no Modelo de Domínio. Mudanças de estado no Modelo de Domínio incluem instâncias criadas, associações formadas ou desfeitas e atributos mudados. Uma vantagem das pós-condições Se forem usados contratos, como devem ser as pós-condições completas? Escrever contratos leva a atualizações no Modelo de Domínio Quando os Contratos São Úteis? Contratos X Casos de Uso?

Contratos  Conselho para a redação de contratos  Contratos, Operações e a UML ■ Contratos na UML: especificações de operação ■ Contratos de operações expressos com a OCL ■ Contratos em projeto por contrato ■ Suporte de linguagem de programação para contratos Contratos de Operações no PU ■ Fases: - Concepção - Elaboração

Contratos  Conclusão Os contratos devem ser utilizados quando o sistema necessita de especificações mais complexas, onde os casos de uso não atendem a necessidade. Os contratos descrevem o comportamento do sistema em termos de mudança de estado para objetos no Modelo de Domínio, após a execução de uma operação.Quando a equipe de desenvolvimento escreve um contrato para cada caso de uso isso diz que os casos de uso foram mal feitos e isso acarreta em documentação desnecessária.

Revisão Quando os contratos não devem ser utilizados? 2) Qual a diferença entre operação e método? 3) O que são as pós condições de uma operação? 4) Em que situações utilizamos os contratos? 5) Qual a função dos contratos? 6) Quais as seções do contrato?

Exercícios Desenvolva os contratos para as operações: Obter Filme Gravar Filme