O Fariseu O Fariseu e o Publicano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tu és Pedro.
Advertisements

Os primeiros lugares.
Vinde a mim.
Braços erguidos.
"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Algo mais.
A Missão.
Na Vinha.
Sal e Luz.
Tome a sua Cruz.
Apresentação do Senhor
Uma Morada para o Senhor
Caminho Verdade Vida.
MOMENTO DE ORAÇÃO REUNIÃO GERAL DE ABRIL
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
Os Primeiros Lugares.
veio morar no meio de nós
A VIDA venceu a morte.
Pai Nosso.
Batismo de Jesus.
Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...
A Lei A Verdadeira Religião.
O Chamado.
O Pecado.
Fariseu ou Publicano?.
De braços abertos.
O Banquete e os Convidados
Juiz ou Salvador?.
Bem aventurados... Todos os Santos.
Nesses dias, enquanto preparava essa homilia, ouvi a conversa de um paroquiano pechinchando com a secretária sobre o dízimo... Queria estar em dia...
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
A Despedida Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Alegrai-vos O Senhor está chegando.
Jesus e seus Seguidores.
Senhor, não sou digno.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Nosso coração está sempre insatisfeito
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
A Voz de Deus.
Perdoar Pecados.
Teus pecados estão perdoados
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
A Felicidade.
IMACULADA.
A Lei.
Marta e Maria.
Pequei Senhor.
A Reconciliação.
A Primeira pedra.
Marta e Maria.
A Salvação.
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
A Reconciliação.
Eu Sou a Videira.
Eu sou a Videira.
A Liturgia nos convida a refletir sobre o sentido da "LEI". Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe a sua "Lei"
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO UMA FAMÍLIA PARA A MISSÃO VENHA CONHECER E FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA MISSIONÁRIA. VENHA CONHECER E FAZER.
Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras bíblicas.
O Tesouro A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
Fé sem fronteiras Retomamos os domingos do Tempo Comum, nos quais refletimos e celebramos os diversos aspectos da fé cristã. A Liturgia de hoje valoriza.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
No domingo passado, reflectimos sobre a necessidade da Oração perseverante: um apelo muito actual para o homem moderno, ocupado e preocupado com tantas.
Fariseu ou Publicano ?.
Transcrição da apresentação:

O Fariseu O Fariseu e o Publicano

No domingo passado, refletimos sobre a necessidade da Oração perseverante: Um apelo muito atual ao homem moderno, tão ocupado e preocupado com tantas coisas, que quase não sobra tempo para si mesmo. E o tempo que sobra gasta na TV ou outras diversões. Mas não basta rezar, precisa rezar bem...

- E qual é o espírito que deve animar a nossa oração para que seja agradável a Deus e proveitosa para nós? As leituras da Liturgia de hoje nos dão uma resposta. Na 1ª Leitura, Deus afirma que escuta as sua súplicas os HUMILDES: "A oração do humilde penetra as nuvens..." (Eclo 35,15a-17.20-22a) * A nossa oração só tem valor e é acolhida por Deus, se parte de um coração pobre, humilde e justo e é solidária com todos os oprimidos e empobrecidos.

Na 2ª Leitura, Paulo, velho, preso, condenado à morte, medita e reza sobre a sua VIDA... (1Tm 4,6-8.16-18) "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé..." * É o testamento de alguém que está com a consciência do dever cumprido e aguarda com confiança a recompensa de Deus.

No Evangelho, Jesus mostra a ORAÇÃO HUMILDE de um pecador, que se apresenta diante de Deus de mãos vazias, mas disposto a acolher o Dom de Deus. (Lc 18,9-14) - Os destinatários da Parábola do Fariseu "santo" e do Publicano "pecador" são: "alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros". - Os dois rezam no Templo: um espera a recompensa e o outro a misericórdia... O modo de rezar dos dois é bem diferente:

O Fariseu pelo caminho do orgulho, o Publicano da humildade. + O FARISEU: na frente... reza satisfeito pelo que é e pelo que faz: - Sua oração é longa: é uma arrogante exaltação de si. Agradece a Deus por não ser como os demais, nos quais só vê erros e pecados. - É auto-suficiente: não precisa de Deus e despreza os irmãos. A Salvação é conquista de suas "boas obras", não dom de Deus.

e o publicano um injusto. + O PUBLICANO: no fundo... de cabeça baixa... batendo no peito... Reconhece com humildade a soberania de Deus e a própria pequenez... Ele precisa de Deus e aceita a salvação que Deus lhe oferece. - Sua oração é breve: resume-se em pedir perdão: "Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador..." + À primeira vista, daria a impressão que o fariseu era mau e o publicano bom. No entanto, o fariseu era "bom praticante" e o publicano um injusto.

Mas, quem se comportava bem foi condenado e o pecador voltou "justificado". O fariseu ofereceu suas obras, o publicano seus pecados... - E Jesus conclui: "Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". A Parábola nos fala de DOIS TIPOS de Pessoas: + O Fariseu é modelo do homem "justo", cumpridor de todas as leis. Ninguém o pode acusar de ações contra Deus, nem contra os irmãos. Está contente por não ser como os outros.

o dízimo... Confessa frequentemente. Vai à missa todos os domingos... Paga o dízimo... Confessa frequentemente. Na confissão "não tem pecados". Só tem boas obras a declarar... Na Oração, ao invés de louvar a Deus, louva-se a si mesmo... Práticas religiosas observadas lhe dão segurança da salvação. CRISTO quer uma religião em espírito e verdade, com o mandamento do amor. Ele a reduz a umas obrigações, para estar em dia com Deus...

+ O Publicano é modelo do homem humilde, que se reconhece pecador. Sente necessidade de Deus, confia nele e lhe oferece seu pobre coração abatido. * Aceita com humildade os meios da Confissão, da Missa e da Comunhão. Não se considera melhor do que os outros... Nem os julga... + Os novos Fariseus... O FARISAÍSMO é uma atitude religiosa que nos impede de ver como somos e deturpa nossa relação com Deus e com os irmãos.

PUBLICANOS são todos aqueles que tomam consciência de seus erros e pedem perdão. + Quais são os sentimentos que animam o nosso coração na oração? - Do Fariseu ou do Publicano? - Como pretendemos voltar para casa? - Será que muitas vezes não imitamos a posição de suficiência do fariseu? - Ao invés de escutar Deus e suas exigências, preferimos convidá-lo a que admire a boa pessoa que somos?

Com este espírito, continuemos a nossa oração, para que - Não seria melhor, nos colocar ao lado do publicano, reconhecendo com humildade nossa condição de pecadores, confiando na misericórdia de Deus. Assim voltaremos para casa participando mais perfeitamente de sua justiça e de sua santidade. Com este espírito, continuemos a nossa oração, para que ela seja realmente agradável a Deus e proveitosa para nós. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 27-10-2013

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: O Fariseu e o Publicano Pe. Zezinho Paulinas COMEP Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com