Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Eduarda Abner karine
Advertisements

Biosfera e ação humana :atmosfera
BIOMAS BRASILEIROS.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Projeto de Geografia Erosão.
Projeto de Geografia EROSÃO.
“A maior parte das pessoas instruídas aceita o aquecimento global como real e perigoso. Realmente, a propaganda em torno do aquecimento global leva muita.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
CAPÍTULO 02 - NOÇÕES DE ECOLOGIA BÁSICA
Desertificação.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Combustão Autor:Viviane Guerra
AVALIAÇÃO MÓDULO I GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
A importância da Mata Ciliar
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Energias renováveis.
As Florestas e a sua preservação.
AQUECIMENTO GLOBAL.
Encontro Fluminense de Arborização Urbana
QUEIMADAS.
Palestrante: José Eustáquio Viola
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Fogo.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Proteção e combate a incêndio
Cultura,lingua e comunicação UFCD 2
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Dinâmica da Atmosfera.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
03. Cadeia alimentar do bosque de pinheiros
1 Serviços e produtos das florestas Março 2005 Enrique Ortega Departamento de Engenharia de Alimentos Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática.
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Queimadas Rildo Silveira Criado por
TEORIA CONTRA-INCÊNDIO
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Escola : E.E. Dona Consuelo
Combate aos princípios de incêndio e suas prevenções
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
Problemas Ambientais Brasileiros
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
Os solos e a agricultura
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Composição e interação entre os elementos da paisagem
A camada de ozono A camada de ozono sobre a Terra é um escudo de protecção vital. A sua função mais importante para nós é a de filtrar os raios ultravioleta.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
E.M.E.F. Ilza Molina Martins
Ciências Naturais – 8.º ano
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
INCÊNDIO FLORESTAL.
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Sistemas de Combate a Incêndio. Uma vez iniciada a reação de oxidação, também denominada de combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantém.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema

Incêndio Florestal :É o fogo sem controle,que incide sobre qualquer forma de vegetação,podendo ser provocado,pelo homem ou causas naturais. Os incêndios florestais se comportam de acordo com o ambiente que se desenvolvem.

Para iniciá-lo são indispensável três elementos básicos: combustível, ar e calor. Sem um desses três elementos não há fogo.

De modo geral,podemos dizer que o homem é o principal causador dos incêndios florestais,porque a maioria deles são iniciados em decorrência de algum tipo de atividade humana Existem também os incêndios causados por fenômenos naturais,porem eles são mínimos.

As causas mais freqüentes dos incêndios florestais são: Práticas agropastoris; Incêndios intencionais; Linhas elétricas; Ferrovias; Cigarros; Descargas elétricas (causa natural).

Tipos de incêndios florestais É possível identificar três tipos de incêndios florestais: Incêndios de superfície: são caracterizados pela queima da vegetação morta e rasteira(são os mais comuns no Brasil) Incêndios de copa:são aqueles que ocorrem nas copas das árvore,na presença de ventos fortes. Incêndios subterrâneos: são incêndios que se propagam de baixo da superfície terrestre,alimentados por matéria orgânica seca,raízes e turfas.

Fatores que influenciam no comportamento do incêndio: Os combustíveis florestais :são materiais disponíveis no meio ambiente,que podem entrar em ignição e queimar; Os fatores climáticos :são determinantes no comportamento do incêndio (Ex:vento,umidade do ar,temperatura.) As características topográficas :são as características do terreno onde o fogo ocorre.

O fogo é uma reação caracterizada pelo desprendimento de luz e calor, afetando diretamente: A vegetação O ar O solo A água A vida silvestre A saúde pública A economia.

Os incêndios florestais constituem um dos fatores mais importantes na redução de bosques e florestas no mundo, acarretando: destruição da cobertura vegetal destruição de húmus e morte de microorganismos destruição da fauna silvestre, especialmente animais jovens aumento de pragas no meio ambiente eliminação de sementes em estado de latência

debilitação de árvores jovens suscetíveis a pragas e doenças perda de nutrientes do solo ressecamento do solo destruição de belezas cênicas naturais aceleração do processo de erosão assoreamento de rios, lagos e lagoas Poluição do ar,provocando problemas respiratórios,principalmente em crianças e idosos Contribui para o aquecimento global

os incêndios provocados pela ação do homem têm sido um perigo constante, pois o fogo é um poderoso instrumento e agente de transformação da floresta. Qualquer que seja o seu propósito, o fogo espalha materiais combustíveis pelo solo; aumenta, consideravelmente, a quantidade de biomassa inflamável no ambiente e os perigos de destruição da flora e da fauna nativa, além de promover o aquecimento do planeta.

Fontes consultadas: www.ibama.gov.br www.mma.gov.br