Estudo sobre Conciliação na Ética Profissional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília, DF, agosto de 2011.
CORREGEDORIA-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Conselho Federal de Enfermagem Il Encontro de Coordenadores de Fiscalização.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
NOVA SISTEMÁTICA DE CONCESSÃO DE ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
PROFA.: ÂNGELA ISSA HAONAT
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Código de Ética dos Conciliadores e mediadores judiciais
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
Concepções Teóricas em Psicologia II
O que se espera de um Conselheiro na Câmara e na Plenária.
JUIZADOS ESPECIAIS FASE PRELIMINAR FASE JUDICAL
Cordenação Geral da RBMLQ-I
SEJAM BEM-VINDOS! PROFESSORES: LÚCIA HELENA ANASTÁCIO NOECI CARVALHO MESSIAS LUIZ GUSTAVO SANTANA.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A negociação coletiva no setor público federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília,
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Seminário – O Trabalhador e a Saúde Suplementar DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO MAIO de 2008.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Resolução Privada de Disputas
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
20ª. Plenária do Fórum Permanente COMITÊ DE DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO 07 de dezembro de 2011.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Conselho Nacional de Saúde/CNS
COORDENADORIA DE APOIO ADMINISTRATIVO
Módulo 3 - Formas de Prevenção e solução de conflitos e o acesso à justiça A Justiça Restaurativa no Brasil Instrutores: Ana Terra Giselle da Cruz Lucas.
Oficina Nacional de Conciliação
WEBQUESTION MASC Prof. Msc. Paulo Mendes. INTRODUÇÃO Ministra Ellen destaca métodos alternativos de solução de litígios A abertura do seminário "Poder.
Aula 2 Acesso à Justiça.
ENCONTRO ANS EDIÇÃO SUL DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO/ANS Agosto de 2011.
Seminário de Fiscalização Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta Seminário de Fiscalização Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta 02/03/2005 Brasília.
TÍTULO EXECUTIVO Requisitos da execução – título executivo + inadimplemento Título executivo judicial (fase; defesa por impugnação); extrajudicial (processo.
O IMPORTANTE PAPEL DA CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NOS DIAS ATUAIS TIAGO AZEVEDO.
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
Processos ético-disciplinares
Superintendência de Colegiados
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA
NÚCLEO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS E NORMATIVOS Atualmente tramitam no Congresso Nacional cerca de 160 proposições de interesse do Consed. Câmara dos Deputados:
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
Conselho Nacional de Saúde/CNS
Eng. Paulo Roberto de Oliveira
Otavio Calvet.  Resolução 125/2010 CNJ – estímulo  Cidadania e caráter democrático  Art. 3º nCPC, §§2º e 3º ◦ § 2 o O Estado promoverá, sempre que.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
Formas de Solução de Conflitos
Revisita ao PPP.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Comissão de Ética, Bioética e Bem- estar Animal ( CEBEA/CFMV) RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
BALANÇO DE METAS 2014 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2015 Consultoria-Geral da União.
A CAMESC É UMA CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO QUE ATUA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E TEM POR MISSÃO A SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR VIA EXTRAJUDICIAL, VISANDO.
Estratégia Regulatória para Áreas de Preservação Permanente Urbanas CENTRO DE PESQUISA JURÍDICA APLICADA Nelson Novaes Pedroso Junior -
Transcrição da apresentação:

Estudo sobre Conciliação na Ética Profissional Novembro/2012

Alguns problemas nos processos éticos: Conciliação na COE Alguns problemas nos processos éticos: Envolvidos não protagonistas na reflexão e busca de solução para seus conflitos Demora na tramitação e necessidade de cumprir o rito - Processo chega ao final, mas permanece o conflito/ a conduta

Alguns Instrumentos alternativos de composição de conflitos Arbitragem Conciliação na COE Alguns Instrumentos alternativos de composição de conflitos Arbitragem Mediação Conciliação Termo de Ajustamento de Conduta Justiça Restaurativa Transação Penal Fundamentos: Resolução CNJ 125/10, CDC, ECA, Lei da Ação Civil Pública

Histórico dos debates CFP/CRPSP Conciliação na COE Histórico dos debates CFP/CRPSP Encontro Mediação e Conciliação (CFP 2006) Encontro com Peritos e Assistentes Técnicos (CRP/SP 2006 e 2008) Projeto de Lei Mediação PL 4827/98/PLC 94/02 Pareceres Jurídicos CRPSP Congresso Regional de Psicologia (SP 2010) - Planejamento Estratégico CRP/SP 2011/12 Debates COE e COF Outros Conselhos - Outros (Visita Cremesp, Gabriela, Mangini, Lia) CREMESP: TAC e Conciliação; Conciliação quando não Ex Officio e quando sanável/ Facultativo.

Conciliação na COE Diferenças Conciliador: sugere soluções; mais rápido e pode ocorrer em uma reunião Mediador: não sugere soluções; trabalha mais o conflito - TAC: órgão público “toma” do causador de danos um compromisso de ajustar as condutas às exigências legais Proposta para Conselho : Conciliação quando não Ex Officio, não relacionada à violação de DH e sanável/ Fase PDE FP/ Facultativo. Não TAC: COF já utiliza Termo de Fiscalização/ Retorno e de Orientação.

Fluxograma – Alteração do procedimento PDE FP Conciliação na COE Fluxograma – Alteração do procedimento PDE FP   Parecer PDE : Instauração, Arquivamento ou Conciliação Plenária Ética Conciliação não aceita pelas partes Arquivamento do PDE Instauração do PDE Proposta de Conciliação Arquivamento do PDE FP Conciliação aceita pelas partes Pedido de Reconsideração e Contrarrazões PR Plenária Ética não homologa Plenária Ética homologa Trâmite normal

Minuta de Resolução Alteração no CPD, incluindo Conciliação Conciliação na COE Minuta de Resolução Alteração no CPD, incluindo Conciliação - Parâmetros: Conciliação quando não Ex Officio, não relacionada à violação de DH e for sanável/ Fase PDE FP/ Facultativo. Plenária em 2 momentos : 1) aprova propor a Conciliação 2) homologa termos da Conciliação Conciliador: Membro ou Conselheiro da COE Conciliação = Acordo. Não cumpriu ou cumpriu inadequado : outro PDE. Desta vez, não mais Conciliação. - Termo de Conciliação: Aceito e não aceito

Encaminhamentos: Obrigada! Patricia Bataglia Graça Camara Conciliação na COE Encaminhamentos: COREP/ CNP APAF Obrigada! Patricia Bataglia Graça Camara Leandro Gabarra Luciana Mantovani Christina Zeppini