SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

GUIA DE EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DA PASTORAL FAMILIAR
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
O Sacramento do Matrimônio
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Proposta Pastoral 2006.
COMPROMISSO CRISTÃO.
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
Pastoral Familiar Setor Casos Especiais.
PREPARAR A CATEQUESE.
Desafios e perspectivas
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.
Encaminhamento para o AGIR
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO – Acolhida e Diretrizes
“Família, formadora dos valores Humanos e cristãos”
ORIENTAÇÕES 2008.
Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Em 2005 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu.
Departamento Arquidiocesano da Catequese
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Mas o que havia antes? A Igreja não se preocupava com a família?
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Diocese de Amargosa.
PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2.
Igreja: comunidade de comunidades
Sínodo sobre nova evangelização
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
3ª Parte Agir.
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
Encontros para Novos Casais
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
A Trindade
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
Pastoral familiar possibilidades
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Os anos das grandes oportunidades
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
16/02/ Comunidade Santo Inácio Paes Landin (PI) Trabalhos relevantes desenvolvidos até o presente momento: zona rural e urbana com a catequese, liturgia,
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
PRÉ-MATRIMONIAL PRÉ-MATRIMONIAL Projeto de Educação para o amor Diretório da Pastoral Familiar Familiaris Consortio Documento de Aparecida 2013.
Encontros para Novos Casais Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
Formação sobre o Guia de preparação para a vida matrimonial
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL / FORMAÇÃO. “Cremos que a «família é imagem de DEUS que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família». Na comunhão.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
PASTORAL FAMILIAR FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL ( ENCONTROS DE NOIVOS)
Encontros para Novos Casais
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
PRÉ-MATRIMONIAL PRÉ-MATRIMONIAL Projeto de Educação para o amor Diretório da Pastoral Familiar Familiaris Consortio Documento de Aparecida 2015.
Transcrição da apresentação:

SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS Diretório da Pastoral Familiar 2009

Nossas motivações para esta formação PÓS-MATRIMONIAL Nossas motivações para esta formação

DOCUMENTO DE APARECIDA “Cremos que a «família é imagem de DEUS que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família». Na comunhão de amor das três Pessoas divinas, nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último destino.” (nº 434)

A PALAVRA DE DEUS “Pedimo-vos, irmãos: chamai a atenção dos que levam vida desordenada, animai os tímidos, sustentai os fracos, sede pacientes para com todos.” 1 Tes. 5, 14

ANIMAI-VOS! Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós. (...)Sabemos que toda a criação, até o presente, está gemendo como que em dores de parto, e não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito (...).

ANIMAI-VOS! Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. (cf. Rom. 8, 18-30)

INTRODUÇÃO AOS SETORES “CHOVENDO NO MOLHADO?” INTRODUÇÃO AOS SETORES

O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: INTRODUÇÃO O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

QUAL GRÁFICO MELHOR REPRESENTA O TRABALHO? PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL 1) CONTINUIDADE PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL 2) PARALELISMO PRÉ MATRIM PÓS CÍCLICO 3)

O GRÁFICO QUE MELHOR REPRESENTA... ...é uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PÓS PRÉ PARALELISMO CONTINUIDADE

Pós-matrimonial EXEMPLIFICANDO Recém-casados A educação dos filhos Ação transformadora Gestação Formação Pós-matrimonial

Infância e adolescência PRÉ X PÓS Infância e adolescência Dia do casamento Gestação 1ª infância Namoro e noivado Recém-casados A educação dos filhos Ação transformadora Gestação Formação

“EXISTE VIDA INTELIGENTE APÓS O CASAMENTO!” O pós-matrimOniAL

PREMISSA DO TRABALHO Organizar o trabalho com os CASAIS antes e depois da chegada dos filhos. Quanto mais cedo começar, melhor. Fazê-los abrirem-se para a realidade espiritual e também social, a fim de que sejam agentes transformadores.

PREMISSA DO TRABALHO Preparar o homem e a mulher para serem pais e mães responsáveis por: Educar os filhos na fé; Educar e ensinar aos filhos os princípios norteadores da vida, principalmente sobre a justiça, a moral e a sexualidade Preparar os filhos para a vida futura e para ouvir o chamado vocacional.

PREMISSA DO TRABALHO Organizar as famílias para que possam dar uma resposta rápida e firme às questões que surgem no mundo atual. Para isso é necessário: Palestras, Formações permanentes, Organização de grupos de estudo e círculos, Associações de famílias, Entre outros.

PREMISSA DO TRABALHO Organizar as famílias da comunidade alertando-as para uma preocupação comum sobre todos os lares que compõem a grande família dos filhos de Deus – a Igreja. Trabalhar com a visitação das famílias com o objetivo de aproximá-las de Deus e da Comunidade.

Em todo momento de suas vidas. RESUMINDO O trabalho com o Pós-matrimônio consiste em conscientizar os casais da importância de sua ação na vida social como um todo: Na Igreja; No local onde moram; No trabalho; No local onde estudam; Em todo momento de suas vidas.

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR “Tem a responsabilidade de promover a formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária. Utiliza-se, para isso, de recursos diversos: Contatos individuais, Organização de eventos festivos Cursos, Ciclos de conferências, Encontros de reflexão e de trabalho, Grupos de estudo e apoio para a vida em família, Etc.” (DPF, 464)

O QUE FAZER NO SETOR PÓS-MATRIMONIAL? Visão pastoral, prática e subsídios

PÓS-MATRIMONIAL É AÇÃO CONTÍNUA “Estimular projetos que promovam famílias evangelizadas e evangelizadoras” DA nº 437 item b, “Estabelecer programas de formação, atenção e acompanhamento para a paternidade e maternidade responsáveis.” DA nº 437 item g,

Subsídio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) GESTAÇÃO Subsídio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) Preparação Contínua, que prepara os pais para receber o filho(a) com amor, como dom de Deus, alertando-os para diversos aspectos da vida futura da criança.

GESTAÇÃO Objetivo: cuidar da “educação dos pais ou futuros pais, para que eles venham a cumprir bem a sua missão dentro da família”. 4 Capítulos Preparação Remota ao Matrimônio Setor “Vida” – Mães gestantes e pais Encontros de preparação à gestação e vida Composto de 9 encontros Um para cada mês da gestação Celebração da vida

Nesses encontros ressaltar: EDUCAÇÃO DOS FILHOS Encontros para orientação dos pais, com o auxílio de outras pastorais como a Catequese, Pastoral da Juventude, etc. Nesses encontros ressaltar: Importância da educação religiosa dos filhos; Questão da importância da afetividade; Questão da sexualidade como forma de expressão do ser humano total e não apenas reduzindo a pessoa à uma sexualidade banal e sem sentido.

Formação de agentes Preparar constantemente os agentes para poderem agir efetivamente junto às famílias e às comunidades. A preparação deve seguir, preferencialmente, os subsídio existentes na Igreja, que são vários.

OS RECÉM-CASADOS O acompanhamento dos recém-casados inicia com a acolhida da equipe de preparação de noivos; “Estatísticas indicam que a maior parte dos divórcios ocorre na primeira década do casamento. Esse fato exige que a Pastoral Familiar acompanhe os casais especialmente nessa fase do seu desenvolvimento matrimonial.” DPF nº 279

ACOMPANHAMENTO PÓS-MATRIMONIAL Os ENCONTROS PARA NOVOS CASAIS – Revista Família Cristã; Uma idéia para poder acompanhar os recém-casados durante 2 anos; Auxílio para os agentes do SETOR PÓS-MATRIMONIAL;

ACOMPANHAMENTO PÓS-MATRIMÔNIO VEREMOS ISSO MAIS TARDE!

FINALIZANDO “A família cristã está fundada no sacramento do matrimônio entre um homem e uma mulher, sinal do amor de DEUS pela humanidade e da entrega de Cristo por sua esposa, a Igreja.” DA nº 433

FINALIZANDO “Visto que a família é o valor mais querido por nossos povos, cremos que se deve assumir a preocupação por ela como um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora da Igreja. Em toda diocese se requer uma pastoral familiar ‘intensa e vigorosa’ para proclamar o evangelho da família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados.” DA nº 435