“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia Aula 2.
Advertisements

Administração Financeira
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Questões sobre SFN.
X Sociedades que nasceram do reconhecimento que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.
SISTEMA MONETÁRIO.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Mercado Financeiro e de Capitais
Instituições Financeiras do SFN
RECEITA PÚBLICA.
 Criação;  Papel dentro do SFN  Composição  Comissões de Assessoramento.
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
Fundamentos de Economia
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Introdução à Macroeconomia
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
Sistema Financeiro Nacional
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mercado Financeiro e Investimentos
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Moeda e Sistemas Financeiros - MBE/2007
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Apostila 2 – Economia II Prof. Ms. Nilson Aguilar Slide 1 MOEDA Monetização e Desmonetização: - É a quantidade de moeda disponível na economia (Não confundir.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
“O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E VOCÊ” Prof. Jorge Luiz de Oliveira.
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
TODOS OS SLIDES FORAM EXTRAIDOS DO LIVRO Mercados Financeiros para a Certificação Profissional Anbid Adriano Leal Bruni
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Mercado Financeiro 1/15. Mercado Financeiro 2/15 Aula 1 Intermediação Financeira ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Aula 1 de Mercado de capitais Orientações gerais A estrutura do Sistema Financeiro Nacional Professor Eduardo Olbera Ferrer.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS Parte 1 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Assuntos Finais Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra (Jan / 2011)
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
RELATÓRIO DE INFLAÇÃO Setor Externo ( 대외 부분 ) 브라질 학과 김지수.
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS- parte 2 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 10-0 O Conselho Monetário Nacional (CMN) É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado pela.
Transcrição da apresentação:

“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.”

Objetivo da Função Financeira Maximização da Rentabilidade x Liquidez O Papel da Administração Financeira Meta da Administração Financeira Maximização da Riqueza x Maximização dos Lucros

Aspectos: Perspectiva de longo prazo; Valor do dinheiro no tempo; Retorno do capital próprio; Dividendos; Risco.

Áreas de decisões financeiras: Investimento; Financiamento; Destinação dos lucros.

O Administrador Financeiro: Análise e planejamento; Administração da estrutura do ativo; Administração da estrutura financeira.

Sistema Financeiro Nacional – SFN Autoridades normativas: CMN – Conselho Monetário Nacional BC ou Bacen – Banco Central do Brasil Sistema Operativo Instituições financeiras

Conselho Monetário Nacional Atribuições: adaptação do volume dos meios de pagamento as reais necessidades da economia e ao seu processo de desenvolvimento; melhor utilização dos recursos de moeda estrangeira, buscando o equilíbrio do Balanço de Pagamentos e regulando o valor externo da moeda; aprimoramento das instituições e dos instrumentos com vistas a maior eficiência na mobilização de recursos para atividades produtivas; zelo pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenação das políticas monetária, creditícia, fiscal, orçamentária e da dívida pública.

Banco Central do Brasil Atribuições: Banco dos Bancos: depositário dos depósitos compulsórios dos Bancos Comerciais; fornecer empréstimos de liquidez e descontos para atender as necessidade imediatas das instituições financeiras; regulamenta o funcionamento dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; Superintendente do SFN: fiscalizar e controlar as atividades das instituições financeiras; concede autorização para o funcionamento de instituições financeiras: decreta intervenção ou liquidação extra-judicial.

Banco Central do Brasil Atribuições: Executor de política monetária: regula a expansão dos meios de pagamento, elaborando o orçamento monetário, utilizando os instrumentos da política monetária. Banco Emissor: único responsável pela emissão do papel-moeda e da moeda metálica. Banqueiro do Governo: financia o Tesouro Nacional, mediante a colocação de títulos públicos e a administração da dívida pública (interna e externa); depositário das reservas internacionais do país; responsável pelas operações ligadas aos organismos internacionais.

1o.) - Instituições de crédito a curto prazo bancos comerciais caixas econômicas cooperativas de crédito  2o.) - Instituições de crédito de médio e longo prazo bancos de desenvolvimento bancos de investimento  3o.) - Instituições de crédito para financiamento de bens de consumo duráveis sociedades de crédito, financiamento, investimento caixa econômica federal  

  4o.) - Sistema Financeira de Habitação caixas econômicas associações de poupança e empréstimo sociedade de crédito imobiliário  5o.) - Instituições de Intermediação no Mercado de Capitais sociedades corretores (CCVM) sociedades distribuidores (DTVM) insvestidores instituicionais   6o.) - Instituições de Seguro e Capitalização seguradoras corretoras de seguro entidades abertas e fechadas de previdência privada sociedades de capitalização

Bancos Comerciais    Os Bancos Comerciais constituem a base do sistema monetário, possuindo a capacidade de criar, sob efeito multiplicador a principal fração do conceito convencional da moeda (a moeda escritural), constituída pelo total de depósitos a vista nestas instituições. Por este motivo, são passíveis de permanente vigilância do Bacen, que controla a expansão da oferta monetária através de: operações de mercado aberto operações de redesconto recolhimentos compulsórios  

Caixa Econômica Cooperativas de Crédito Sociedades Corretoras Sociedades Distribuidoras Sociedades de Arrendamento Mercantil (Leasing) Investidores Institucionais Fundos Mútuos de Investimento; Entidades Abertas e Fechadas de Previdência Privada; Seguradoras. Bancos Múltiplos Bancos Cooperativos