Colisões Cósmicas Aspectos gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

O Universo e o Sistema Solar
Sistema Solar.
Sistema Solar.
O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados.
SISTEMA SOLAR.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
O MUNDO EM VÁRIAS ESCALAS
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
FÍSICA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2010
História do nascimento do Baptistina
POTÊNCIA DE 10 Aumente o SOM DO MICRO AO MACROCOSMO .
Realizado por: Hugo Tavares nº12 Paulo Pacheco nº19 Ruben Luz nº20
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
ESTRELAS E ASTROS Trabalho realizado pela Laura Santos e Sandrina Rodrigues.
O universo e o espaço.
COMO A TERRA SE FORMOU 3ª SÉRIE
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
A TERRA NO UNIVERSO.
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Descubra dez curiosidades sobre o sol
O Sistema Solar.
Ciências Físico-Químicas
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
1.1. Como se tornou possível
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
Trabalho de Física.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
A superfície e o interior da Terra
Ele é antes de todas as coisas, e Nele subsistem
Localização da Terra no Universo
Eventos Celestiais Tamara Galindo Ferlin
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
Professora: Marise Rabelo
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Perguntas e respostas.
O SISTEMA SOLAR.
Túnel da Ciência Universo, Matéria e Energia. Universo O Universo é o conjunto da matéria de energia que existe no espaço. Mesmo com a tecnologia de hoje,
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Sistema Solar.
Bruno da Silva Leonardo Romano Matheus Tahara
Geografia.
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
A Extinção dos Dinossauros
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
O Universo e o Sistema Solar
LEIS DE KEPLER.
Ciências Naturais – 8.º ano
Sessão Astronomia. Sessão Astronomia Chuva de Meteoros Geminídeos
Esta pequena apresentação pretende dar-te a conhecer alguns aspectos de uma das mais antigas ciências e despertar o teu interesse para a possibilidade.
Formação do Sistema Solar e a sua constituição
Digitais de um Criador.
ASTRONOMIA.
PALEONTOLOGIA.
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
A Formação do Sistema Solar
A Terra primitiva e suas curiosidades O nosso planeta teve uma origem quente – Há cerca de 4600 milhões de anos (entre 4500 e 4900), uma poeira espacial.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Setembro de 2010.
O Universo é um conjunto de tudo quanto existe. Fazendo uma contagem decrescente do Universo para a Terra temos : Super enxames, enxames de galáxias,
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

Colisões Cósmicas Aspectos gerais http://www.youtube.com/watch?v=um_lmHVUXx8 Abrigos subterrâneos

O que são? Choque entre corpos Colisões cósmicas, como o nome representa, são batidas (colisões) que ocorrem no cosmo, ou seja, no universo. Essas diversas colisões ocorrem constantemente podendo envolver desde asteroides até galáxias, cada qual com suas causas e consequências. O choque mais comum ocorre envolvendo asteroides, seja com outro asteroide, planeta ou estrela.

Por quê? Asteroides são objetos restantes da má formação de um planeta, por exemplo, compostos de pedra, metais e poeira, podendo até ter o tamanho de um pequeno planeta. Mesmo que asteroides possam ter uma órbita fixa, como ocorre no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, eles podem ser constantemente atraídos para fora de sua órbita e circular livremente pelo universo, podendo atingir outros corpos futuramente, como a Terra.

Principal causa Campo gravitacional Sua principal causa é gerada pela atração gravitacional dos corpos, que se atraem mutuamente ou um puxa o outro e o retira de sua órbita até se colidirem. Um exemplo é a atração feita por Júpiter, que puxa asteroides para fora de sua órbita e os jogam para dentro do sistema solar; estes, por sua vez, serão atraídos pelo campo gravitacional de outros planetas e poderão colidir. http://www.youtube.com/watch?v=CQzPbUiXZ3E

Consequências Extinções em massa. Formação de novos corpos/objetos que possuem uma trajetória parecida com a dos corpos que os originaram. Liberação de energia. Mudança na órbita ou criação de uma nova trajetória.

Curiosidades Filmes sobre o assunto: principalmente sobre extinções em massa e o fim da civilização. Cientistas de todo o mundo tentam antecipar possíveis impactos com a terra. CL 0958 4702 Choque de 4 galáxias

"o que temos aqui é o choque de quatro caminhões carregados com areia que se espalha por todos os lados" -Kenneth Rines

2003 EL 61

A gigantesca rocha chamada 2003 EL61 é membro de uma família colisional situada próximo da órbita do planeta netuno. Hoje, esses pedaços dentre os quais o maior é o 2003 EL61, são membros de uma família colisional. O 2003 EL61 é o objeto que vira à maior velocidade no sistema solar, não há nada comparável. 2003 EL61 A teoria

EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS

Extinção dos dinossauros Colisões cósmicas ocorridas há 65 milhões de anos foram responsáveis pelo desaparecimento dos dinossauros. Cientistas afirmam que um enorme corpo celeste (asteroide ou cometa) se chocou com nosso planeta, causando um cataclismo de enormes dimensões.

A poeira levantada seria suficiente para escurecer todo o planeta, rompendo as cadeias de fotossíntese e matando de fome os grandes répteis que habitavam a Terra. A cratera utilizada para comprovar a teoria estaria localizada na Península de Yucatán, no México. OBS: Esta é apenas uma das teorias para explicar a extinção dos dinossauros.

COLISÕES NA TERRA?

Colisões cósmicas na Terra Apesar da atmosfera e da erosão, a Terra já sofreu muitos impactos significativos que deixaram suas marcas até hoje. Talvez a cratera meteórica mais famosa seja a Barringer Meteor Crater, no Arizona, Estados Unidos. Com 1186m, a cratera foi formada há 49 mil anos, tendo escapado da erosão por ser relativamente recente.

Barringer Meteor Crater

Outras crateras ainda conservadas são: - Wolfe Creek, na Austrália, formada há 300 mil anos; - Roter Kamm, no deserto da Namíbia, com 5 milhões de anos; - Kara-Kul, no Tadjiquistão, com 10 milhões de anos, cuja área é preenchida pelo lago Kara-Kul.

Curiosidade Em média, a Terra é atingida por um objeto de 100 m de diâmetro a cada 12 mil anos e por um objeto de 500 m a cada meio milhão de anos, o que provocaria um abalo sísmico de 7.8 na escala Richter, suportável em todos os seus efeitos. http://www.youtube.com/watch?v=M7S6L_dyWZE

FILMES SOBRE O TEMA

Filmes e o Tema Apesar de estar envolto na área de ficção-científica, bastante procurada por causar interesse em diversos públicos, as colisões cósmicas não são um assunto tão atraente. Normalmente, esse assunto é visto por meio de filmes que envolvem dinossauros, pois há a teoria de que eles surgiram a partir de uma colisão cósmica.

Dinossauro Volte 65 milhões de anos, quando os dinossauros ainda habitavam a Terra e conheça Aladar, um dinossauro que fora abandonado ainda dentro do ovo. Quando um meteoro atinge a Terra, um grupo de dinossauros precisa migrar para um local seguro onde sua espécie será salva, e Aladar vai com eles, junto a sua ‘familia’ de lêmures.

Jurassic Park Apoiado na mais moderna tecnologia de engenharia genética, o visionário John Hammond constrói um incrível parque temático com dinossauros vivos, recriados a partir de amostras pré-históricas de DNA. Com isso, alguns cientistas e pesquisadores vão conferir a criação em um aval cientifico, porem algo foge do controle e esses dinossauros se transformam em uma grande ameaça.

Impacto Profundo Um astrônomo-mirim e seu professor acidentalmente descobrem que um cometa com 11 mil metros de diâmetro vai colidir com a Terra, mas um dos descobridores morre em um desastre de automóvel.  Se isto vier a acontecer os danos causados serão incalculáveis e a vida animal e vegetal em pouco tempo deixará de existir. No entanto, uma equipe formada por americanos e russos planeja colocar detonadores nucleares, para fragmentar o cometa e salvar a Terra.

Melancolia O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Armagedon Após uma fantástica chuva de pequenos meteoros que destrói um ônibus espacial em operação e devasta uma parte de Nova York, um astrônomo descobre que há um asteróide do tamanho do estado do Texas e que está em rota de colisão com a Terra. Para os salvar, os cientistas da NASA chegam finalmente a uma ideia diferente, mas viável: furar o asteróide e detonar bombas nucleares no interior do mesmo.

Ou ...

DISCUSSÕES E TEMAS: Como podemos nos precaver desses acidentes? Fim da humanidade? Discussões sobre a teoria a partir de filmes correlacionados. NASA afirma: Via Láctea vai colidir com a galáxia de Andrômeda Nasa prepara astronautas para salvar o mundo de asteroides

FIM!