Câmbio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
Advertisements

POLÍTICA CAMBIAL.
Macroeconomia Aula 2.
Estrutura da Apresentação
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Modulo 21 Nuno Silva.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Mercado Cambial Prof.Vivian Ester de Souza Nascimento
FINANÇAS INTERNACIONAIS
Convertibilidade e estabilidade cambial: o padrão divisas-ouro
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
Fundamentos de Economia
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
CE_06_Liberalismo e Comércio Internacional (1a. Parte)
FUNDAMENTOS DE CÂMBIO Cleber Domingues.
MERCADO DE CÂMBIO Conhecimentos Bancários
Sistemática de Importação e Exportação
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
Prof. Angello Reggio Neto
MERCADO DE CÂMBIO (Taxa de Câmbio)
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Economia Internacional CEAV Parte 7
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
Economia Brasileira_26/02/2007
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aulas presenciais e online
Aula de Economia Política
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
POLÍTICA CAMBIAL.
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado de Derivativos
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local - SML -
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
AULA 2 – Mercados Financeiros
Prof. Onivaldo Izidoro Pereira
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
POLÍTICA CAMBIAL.
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Antônio Barbosa Lemes Jr
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
SETOR EXTERNO
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade II Indicadores Econômicos.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
Conhecendo um Fundo Cota:Representa a fatia de cada investidor no fundo; Rentabilidade: Em %= ((A/B-1)x100) A=Último valor da cota; B= Valor que você pagou.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
MERCADO DE CÂMBIO E OPERAÇÕES DE CÂMBIO MOEDA.
Objetivos e Instrumentos
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio. 2 Introdução Taxas de câmbio são importantes porque nos permitem comparar os preços dos bens e serviços de diversos.
1) Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relação ao exterior, e inicialmente com o balanço de pagamentos equilibrado.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações cambiais, mais especificamente:  Mercado de câmbio  Classificação das operações.
POLÍTICA CAMBIAL.  Mercado cambial são os mercados nos quais se compram e vendem as moedas dos diferentes países. A TROCA DA MOEDA NACIONAL PELAS MOEDAS.
Transcrição da apresentação:

Câmbio

Câmbio = troca ou permuta de moedas Mercado cambial = local aonde opera o câmbio; Taxa de câmbio = é o preço da moeda em relação a outra A taxa de câmbio está afeta à especulação, governos e taxas de juros

Mercado cambial Pode ser livre ou controlado: Mercado livre: pode-se comprar livremente a moeda estrangeira; a interferência do governo é inexpressiva; a moeda estrangeira como fator de coibir a especulação; taxas de câmbio fixadas pelo mercado; podem haver contas em moeda estrangeira. Exemplos: EUA e mercado negro do dólar paralelo no Brasil.

Mercado Controlado: não há liberdade de câmbio; a presença do governo é expressiva; são estabelecidas cotas para remessas de divisas ao exterior; são proibidas contas no estrangeiro; compra e venda de moeda pelo governo por razões políticas; são proibidas contas no país em moeda estrangeira; são proibidas compra e venda livremente de moedas. Há monopólio do câmbio quando o governo controla a entrada/saída de divisas.

Participantes do Mercado Cambial Vendedores de moedas: possuem divisas estrangeiras e desejam troca pela moeda nacional. Ex: exportadores Compradores de moedas: necessitam de moedas estrangeiras e dispõem apenas de moeda nacional. Ex: importadores

Observações sobre Câmbio Os bancos funcionam como “pontes de ligação” entre compradores e vendedores; Os corretores atuam no suporte operacional e procedimento burocrático da negociação; Devido aos fuso horários, o Mercado Cambial funciona 24 horas. Cotações de uma moeda: ocorrem na abertura do mercado

Operações à vista = até 2 dias Operações futuras = acima de 2 dias Mercado paralelo: realizadas operações de câmbio por pessoas não autorizadas. Mercado “negro”.