Denizye Aleksandra Zacharias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A dissolução do Complexo de Édipo
Advertisements

Genética VI HERANÇA E SEXO
O Sacramento do Matrimônio
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
Ética e estética da perversão Janine Chasseguet-Smirgel
Características da liberdade em Sartre
Em defesa da Família Tentacular
Bullying não é brincadeira
Para uma teoria da angústia
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
O MÉTODO PSICANALÍTICO
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
CEPS – CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS SÉRGIO COSTA
SEXUALIDADE INFANTIL.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Conceitualização e Mensuração
Estruturas e clínica psicanalítica
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Intencionalidade discursiva
Deus poderia ter escolhido outras maneiras para que Jesus viesse ao mundo. Mas Ele, na sua infinita sabedoria, escolheu a maneira mais simples: através.
Teorias do conhecimento
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Estrutura de personalidade em Freud
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
Teoria e prática da argumentação
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Ideologia um conceito complexo
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Caio ECOS DA VIDA Avanço automático.
Introdução (Einleitung) § 73 - Conhecimento como instrumento (Werkzeug) e meio (Medium); - A cautela em não errar transforma-se em uma separação entre.
Complexo de Édipo Tem início no período do desmame em uma situação confusa e instável de impulsos misturados, na presença de um superego arcaico e extremamente.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Posições do sujeito frente à castração
Os cinco paradigmas da psicanálise
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
► Fetichismo: (2 atitudes contraditórias)
INTRODUÇÃO Existem fatores que dificultam o período da adolescência das meninas como: mudanças hormonais, novos cuidados com o corpo, exigências de responsabilidades,
CLINICA DA PSICOSE Antônio Quinet.
HOMOSSEXUALIDADE Abraão Caravelas Elias Alessandra da Silva Freitas
Aplicação da Psicanálise
Dona Encrenca Um caso de Neurose infantil
Psicanálise- Sigmund Freud
Prof. Dr. Mário Eduardo Costa Pereira Março 2009
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade
PSICANÁLISE.
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
Fases do desenvolvimento psicossexual infantil
Características Iniciais da Fala
VALE SONHAR.
AS CONDIÇÕES A PRIORI DA POSSIBILIDADE DA REVELAÇÃO
Psicanálise e aprendizagem
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
RUSSERL V O MUNDO DA VIDA Crise das ciências. Crise das ciências segundo Husserl O categorial Isto é, as categorias científicas Substitui-se ao concreto.
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
Transcrição da apresentação:

Denizye Aleksandra Zacharias O COMPLEXO DE ÉDIPO Denizye Aleksandra Zacharias

INTRODUÇÃO Função do mito: metaforizar aspectos da estrutura do psiquismo humano. A estrutura é de linguagem, o homem fala de forma épica sobre sua existência.

FREUD TENTA DEMOSNTRAR 1. Édipo não tem intencionalidade de suas ações. 2. o sujeito é mero joguete do destino, ou seja, o sujeito não é dono de sua própria casa. 3. pensado em relação à sexualidade.

4. pensado em termos de princípio de realidade: a função paterna seria o que se opõe à satisfação absoluta do desejo. 5. a identificação. 6. a castração e o falo

O ÉDIPO FREUDIANO Para os seres falantes, a sexualidade não tem nada de natural. Esta é a verdade evidenciada pelo discurso analítico. Freud estabeleceu as premissas da sexualidade amarrando-as ao complexo de castração.

O complexo de castração introduz, para cada sujeito, a necessidade de determinar-se no nível de uma escolha subjetiva com respeito à diferença sexual. Em conseqüência, o sujeito deve responder com uma posição sexuada, enquanto homem ou mulher.

A posição masculina ou a posição feminina seriam, segundo Freud, o resultado de um processo eminentemente lógico que comporta uma série de pontuações fundamentais. Cada pontuação lógica determina para cada sujeito infantil um tempo de ver, um tempo de compreender e um tempo de concluir.

A subjetivação da perda se realiza em uma temporalidade retroativa. A tese freudiana é a de que a posição sexuada de cada sujeito testemunha a relação do sujeito com a castração. A castração é uma operação que se deduz do que Freud chama de a primazia do falo. Isto quer dizer que, para as crianças freudianas, o falo é um atributo universal.

Num segundo tempo lógico, as crianças freudianas devem passar pelo desengano com respeito à ilusão da universalidade do falo. Segundo Freud, o que contradiz a primazia universal do falo seria a percepção feita pela criança da ausência do falo, quer dizer, a percepção do que falta.

A ameaça da perda ou a subjetivação da perda A ameaça da perda ou a subjetivação da perda. Neste sentido, a percepção da ausência do falo é traumática, posto que ela introduz no sujeito a possibilidade de uma perda que lhe concerne. Desse trauma o sujeito infantil se defende através de uma posição de juízo que comporta três vertentes: o recalque, o desmentido e a foraclusão da falta. Isso determina a posição do sujeito como neurótico, como perverso ou como psicótico.

Para o menino, o processo lógico do complexo de Édipo termina quando ele assume as conseqüências da ameaça de castração, ou seja, quando assume as conseqüências da ameaça da perda do órgão. Para a menina, é através do descobrimento dessa falta e, fundamentalmente, do descobrimento da falta na mãe que se abre para ela a porta do complexo de Édipo. Assim, a menina freudiana deve separar-se de sua mãe e orientar-se em direção ao pai.

A METÁFORA PATERNA