NORMALIZAÇÃO MSc. Luciana Uchôa Ribeiro.

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Citações e Referências
Transcrição da apresentação:

NORMALIZAÇÃO MSc. Luciana Uchôa Ribeiro

NORMALIZAÇÃO Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT É o Fórum Nacional de Normalização; As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/NOS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

Referências Bibliográficas (segundo ABNT) São o conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. As referências bibliográficas são apresentadas em forma de listagem de acordo com um sistema de chamada adotado.

Referências normativas ABNT NBR 6023, Informação e documentação – Referências – elaboração ABNT NBR 6024, Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação ABNT NBR 6027, Informação e documentação – Sumário – Apresentação ABNT NBR 6028, Informação e documentação – Resumo – Procedimento ABNT NBR 6034, Informação e documentação – Índice – Apresentação ABNT NBR 10520, Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação ABNT NBR 12225, Informação e documentação – Lombada – Apresentação ABNT NBR 14724. Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

DEFINIÇÕES Dedicatória Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a alguém, como uma homenagem de gratidão especial. Este item é dispensável. Agradecimento É a revelação de gratidão àqueles que contribuíram na elaboração do trabalho. Também é um item dispensável. Epígrafe     É a citação de uma frase de algum autor que expresse, de forma consistente, o conteúdo do trabalho. A localização fica a critério da estética do autor do trabalho. Deve vir acompanhada do nome do autor da frase. Podem estar localizadas também nas folhas de abertura das seções primárias. É um item dispensável.

DEFINIÇÕES Resumo em Língua Portuguesa  Texto (e não tópicos) que represente um resumo conciso do trabalho. Não deve ultrapassar 500 palavras. É um item obrigatório. Resumo em Língua Estrangeira   Tradução, para o inglês, espanhol ou francês, do resumo em língua portuguesa. É um item obrigatório. Lista de Ilustrações Apresentada na ordem em que aparece no trabalho, com o nome da ilustração e a página onde se encontra. Caso haja mais de um tipo pode ser apresentado separadamente (fotografias, gráficos, tabelas etc.). É um item opcional.

DEFINIÇÕES Lista de Abreviações e Siglas Abreviações e siglas apresentadas no texto, apresentada em ordem alfabética. É um item opcional. Exemplo: ABED Associação Brasileira de Educação a Distância ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ANDIFES Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. APM Associação de Pais e Mestres.

DEFINIÇÕES Sumário   "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede" (NBR 6027).   O título de cada seção deve ser datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. A indicação das páginas localiza-se à direita de cada seção. Texto É a parte onde todo o trabalho de pesquisa é apresentado e desenvolvido. O texto deve expor um raciocínio lógico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva. Introdução Na introdução, o tema é apresentado e esclarecido aos leitores as indicações de leitura do trabalho.

DEFINIÇÕES Desenvolvimento do Texto O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor. As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas.  Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto. Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões.

DEFINIÇÕES Conclusão A conclusão é a parte onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas. Anexos É todo material suplementar de sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou observação, uma lei discutida no corpo do texto etc.). Referências (NBR 6023)       É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. Glossário É a explicação dos termos técnicos, verbetes ou expressões que constem do texto. Sua colocação é opcional.

NBR 10520/2002 Como fazer citações em trabalhos acadêmicos e científicos REGRA GERAL: Ou você usa o Sistema Autor-Data ou o Sistema Numérico em todo o texto.

9 REGRAS ÚTEIS REGRA 1 - Citação indireta incluída na frase: Fazenda (1994) refere que a pesquisa é um meio e não um fim em si mesma. Último sobrenome só com a primeira letra maiúscula REGRA 2 - Citação indireta excluída da frase: Precisamos estimular a formação continuada nas escolas para manter acesa a chama do conhecimento entre os professores (GOMES, 2000). Último sobrenome com todas as letras maiúsculas

REGRA 3 - Citação da citação: Souza e Prado (1998 apud FAZENDA, 1999) referem que a pesquisa deve ser a essência do ensinar. O ensino com pesquisa promove a elaboração própria do aluno e a construção do conhecimento. (DEMO, 2002 apud TEIXEIRA, 2005).

REGRA 4 - Citação direta de até três linhas (curta) Para Skinner (1975, p. 120) “As escolas preparam os estudantes para um mundo excessivamente remoto”. Transcrição somente entre aspas + número da página REGRA 5 - Citação direta de mais de três linhas (longa) [...] na verdade, observo no meio em que atuo um certo despreparo dos pesquisadores para lidar objetivamente com questões de natureza ética […] seja para formular problemas éticos, seja para decidir o que é ético ou não em nossa atuação (MORAES, 2000, p. 62-3). a) transcrição sem aspas; b) fonte 10; c) espaço simples; d) recuo da margem de 4 cm à esquerda + número da página

REGRA 6 - Se a fonte não tem autoria pessoal ou institucional: O medo... (1963), destaca a emergência da violência nas escolas de Belém. Usar a 1a palavra do título seguida de reticências (se só tiver uma palavra, sem reticências) REGRA 7 - Se a fonte termina com Neto (a), Filho (a), Junior, Sobrinho (a): Vieira Neto (2004) refere que … Inserir o sobrenome mais próximo

REGRA 8 - Se a fonte não tem data: Vieira (s/d) refere que a ética ... REGRA 9 - Se a fonte tem mais de 1 autor: Silva e Pereira (1999) (SILVA; PEREIRA, 1999) Gomes, Souza e Teles (1987) (GOMES; SOUZA; TELES, 1987) Moreira et al. (2000) (MOREIRA et al., 2000)

Algumas recomendações a) após a data, o número da página de onde se transcrever o trecho, mas em casos de transcrição textual é obrigatória: Ex. Pretti (1998, p. 15) b) quando houver coincidência de sobrenomes de autores e datas, acrescentar as iniciais de seus pre-nomes: Ex. (AZEVEDO, C., 1957) ou Azevedo,C. (1957) (AZEVEDO, M., 1957) ou Azevedo, M. (1957) Havendo empate nas iniciais do pré-nome coloca-se por extenso: Ex. (SILVA, Maria, 2002) ou Silva, Maria (2002) (SILVA, Mauricio, 2002) ou Silva, Maurício (2002)

c) quando se tratar de vários trabalhos de um mesmo autor, publicados na mesma data usam-se letras minúsculas acompanhando a data. Ex.: SMITH (1978a); SMITH (1978b); SMITH (1978c) d) canais informais (e-mails, entrevistas, debates, comunicação pessoal) devem ser usada somente quanto possível comprová-las e devem ser colocadas em nota de rodapé.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SISTEMA AUTOR-DATA E O SISTEMA NUMÉRICO? Santos (1999) indica que há uma crise de paradigmas. Santos¹ indica que há uma crise de paradigmas. O autor refere que esta crise está só começando². ____________ SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 11. ed. Porto: Afrontamento, 1999. Id. Ibid.

ATENÇÃO COM AS NOTAS DE RODAPÉ: Notas Explicativas: usadas para conceituar termos, explicar idéias, complementar informações etc. Notas de Referência: usadas somente no sistema numérico para indicar a referência da obra citada.

NBR 6027/2003 Como preparar o sumário 1 INTRODUÇÃO........................................................................................................1 2 REVISÃO DE LITERATURA.............................................................................. ......20 2.1 EMERGÊNCIA PROGRESSIVA DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS.................... ..............23 2.2 DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS ................ ...............26 2.2.1 O exemplo da fecundação ............................................................................ ..29 2.2.2 O exemplo da noção de calor ......................................................................... 31 3 METODOLOGIA UTILIZADA............................................................................. .....59 4 ANÁLISE DOS RESULTADOS.......................................................................... .......65 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... .....99 REFERÊNCIAS. ......................................................................................................121 APÊNDICE A..........................................................................................................125 ANEXOS...............................................................................................................126 ATENÇÃO: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS NÃO DEVEM CONSTAR NO SUMARIO ANEXO: TEXTO OU DOCUMENTO NÃO ELABORADO PELO AUTOR, QUE SERVE DE FUNDAMENTAÇÃO, COMPROVAÇÃO E ILUSTRAÇÃO. APÊNDICE: TEXTO OU DOCUMENTO ELABORADO PELO AUTOR

NBR 6028: 1990 Como fazer Resumo Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Deverá permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto. Contém o objetivo, o método, os resultados e conclusões. Não deve ultrapassar 500 palavras. Não tem parágrafo e deve ser digitado em espaço simples. É escrito na terceira pessoa.

Exemplo resumo EXPLORAÇAO NO GARIMPO GAIVOTA NO MUNICIPIO DE PORTO GRANDE-AP: IMPLICAÇÃO NO MEIOAMBIENTE E NA DISSEMINAÇÃO DA MALÁRIA – ROSEMARY FERREIRA DE ANDRADE A atividade garimpeira é uma forma muito antiga de extração mineral e as primeiras buscas por ouro na área do estado do Amapá começaram no século XVII, quando holandeses e franceses garimparam o rio Maracá (AP). O objetivo desse estudo foi identificar como ocorre a implicação no meioambiente e a disseminação da malária a partir da exploração de ouro no Garimpo Gaivota. Esta área se encontra localizada no município de Porto Grande – Amapá, na localidade do Cupixi, às margens do rio Vila Nova. Segundo informações do garimpeiro mais antigo começou a ser explorada desde 1939. Utilizou-se o estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Os dados de malária, no período 2005 – 2009, foram coletados a partir de uma fonte secundária constituída pelas planilhas do Sistema de Vigilância Epidemiológica – SIVEP. Quanto à implicação ambiental utilizou-se a observação em campo e análise de documentos para analise final. Pelos resultados encontrados constatou-se que o impacto do garimpo no ambiente é claramente identificado nas áreas de exploração, sendo as clareiras abertas e a mudança do solo paisagens comuns. Também foi constatado que o desmatamento e a abertura das frentes de lavra destroem ou alteram a diversidade da mata ciliar e interferem na fauna local. Quanto à ocupação pelos garimpeiros em áreas de floresta úmida propicia o crescimento e expansão da malária de tal forma que o município de Porto Grande tem apresentando incidência da endemia onde a maioria das lâminas positivas são provenientes do Garimpo Gaivota. PALAVRAS - CHAVE: Porto Grande; Garimpo Gaivota; Malária; Meioambiente; Amapá.

NBR 6023/2002 Como fazer as referências Há 21 modelos! As referências são alinhadas somente à margem esquerda, usando espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separar uma referência da outra. O recurso tipográfico (negrito ou itálico) deve ser uniforme em todas as referências do mesmo documento, segundo a indicação de cada um dos 21 modelos.

Se você usou o sistema autor-data, as referências devem vir no final do trabalho e devem ser organizadas em ordem alfabética. Se você usou o sistema numérico, as referências vêm ou ao longo do texto em notas de rodapé ou no final do trabalho organizadas em ordem de aparecimento. Substituir o nome do autor de várias obras referenciadas sucessivamente por um traço equivalente a 6 (seis) toques e ponto (______.), nas referências seguintes à primeira. As referências devem aparecer, sempre, alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Os elementos da referência devem ser obtidos na folha de rosto, no próprio capítulo ou artigo e, se possível, em outras fontes equivalentes.

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A NBR 6023/2002 EXEMPLOS Um autor CASTRO, Cláudio de Moura. Dois autores CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Três autores ENRICONE, Délcia; GRILLO, Marlene; CALVO HERNANDEZ, Ivone. Mais de três autores RIBEIRO, Ângela Lage et al. Organizador, compilador, etc. D'ANTOLA, Arlette (Org.). Entidade coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. BRASIL. Ministério da Educação. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (RS). Eventos (congressos, conferências, encontros...) CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, 6., 1995, Porto Alegre. Referência Legislativa (leis, decretos, portarias...) BRASIL. Constituição, 1988. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Título (autoria não determinada) AVALIAÇÃO da Universidade, Poder e Democracia.

DOCUMENTOS CONSIDERADOS NO TODO Livro SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Nota de tradução.* Edição.** Local: Editora, ano de publicação. nº de pág. (opcional) (Série) (opcional) Ex.: WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1992. Periódico TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. Local: editor, ano do primeiro volume e do último, se a publicação terminou. Periodicidade (opcional). Notas especiais (títulos anteriores, ISSN etc.) (opcional). Ex. : EDUCAÇÃO & REALIDADE. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1975- Entrevista ENTREVISTADO. Título. Local: data. Nota da Entrevista. Ex. : CRUZ, Joaquim. A Estratégia para Vencer. Pisa: Veja, São Paulo, v. 20, n. 37, p. 5-8, 14 set. 1988. Entrevista concedida a J.A. Dias Lopes.

DOCUMENTOS CONSIDERADOS NO TODO Dissertação e Tese SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Instituição, ano. nº de pág. ou vol. Indicação de Dissertação ou tese, nome do curso ou programa da faculdade e universidade, local e ano da defesa. Ex.: OTT, Margot Bertolucci. Tendências Ideológicas no Ensino de Primeiro Grau. Porto Alegre: UFRGS, 1983. 214 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983. Evento (congresso, conferência, encontro...) NOME DO EVENTO, nº do evento, ano, local. Título. Local: Editor, ano de publicação. nº de pág. (opcional) Ex. : SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 3., 1993, Brasília. Anais. Brasília: MEC, 1994. 300 p. Documento eletrônico SOBRENOME, Prenome. Título. Edição. Local: ano. Nº de pág. ou vol. (Série) (se houver) Disponível em: <http://...> Acesso em: dia mês(abreviado) ano. Ex. : MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte & Ofício, 1992. Disponível em: <http://www.actech.com.br/aondamaldita/ creditos.html> Acesso em: 13 out. 1997. Dicionário e Enciclopédia SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. (se houver) Local: Editora, data. Nº de páginas ou vol. (opcional) Ex. : FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p. ou ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1995. 20 v.

DOCUMENTOS CONSIDERADOS NO TODO Programa de Televisão e Rádio TEMA. Nome do Programa. Cidade: nome da TV ou Rádio, data da apresentação do programa. Nota especificando o tipo de programa (rádio ou TV) Ex. : UM MUNDO ANIMAL. Nosso Universo. Rio de Janeiro, GNT, 4 de agosto de 2000. Programa de TV. CD-ROM AUTOR. Título. Edição. Local de publicação: Editora, data. Tipo de mídia. Ex. : ALMANAQUE Abril: sua fonte de pesquisa. São Paulo: Abril, 1998. 1 CD-ROM E-MAIL (não é recomendado seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa pelo seu caráter efêmero, informal e interpessoal) NOME do remetente. Assunto. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por <Endereço eletrônico> em data de recebimento. Ex.: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFRGS. Alerta. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por <bibfaced@edu.ufrgs.br> em 18 jul. 2000. *Tradução: quando for documento traduzido, colocar a expressão ‘Tradução por’ ou ‘Tradução de’ seguida do nome do tradutor, logo após o título da obra.  **Edição: indicar, a partir da segunda edição, logo após o título da obra, em algarismo arábico seguido de espaço e da abreviatura da palavra edição. Ex.: 2. ed., 2. ed. rev.

PARTES DE DOCUMENTOS DESCRIÇÃO ELEMENTOS E EXEMPLOS Capítulos de livro: a) autoria diferente da autoria do livro no todo   b) autoria igual à autoria da obra no todo SOBRENOME, Prenome (autor do capítulo). Título. In: SOBRENOME, Prenome (autor da obra no todo). Título. Local: Editora, ano. Pág. inicial e final. Ex. : SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Está se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. P. 29-45. ou CECCIM, Ricardo Burg. Exclusão e Alteridade: de uma nota de imprensa a uma nota sobre a deficiência mental. In: EDUCAÇÃO e Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. P. 21-49. SOBRENOME, Prenome. Título (do capítulo) In: ______. Título (do livro no todo) Local: Editora, ano. Cap nº (se houver), página inicial e final. GADOTTI, Moacir. A Paixão de Conhecer o Mundo. In: ______. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 5, p. 58-73.

PARTES DE DOCUMENTOS Artigo de revista SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo do artigo. Título do periódico, local, volume, fascículo, página inicial e final, mês e ano. Ex. : SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979. Artigo de jornal SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês e ano. Título do caderno, seção ou suplemento, página inical e final. AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno econômico, p. 13. ou SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, página inicial e final, dia, mês e ano. LEAL, L. N. MP Fiscaliza com Autonomia Total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999. 

PARTES DE DOCUMENTOS Fascículo de periódico a) com título específico b) sem título específico TÍTULO DO PERIÓDICO. Título do fascículo, Suplemento ou nº especial. Local: Editor, nº do volume, nº do fascículo, mês e ano. nº de pág (opcional). Tema de fascículo: título específico Ex. : EDUCAÇÃO & REALIDADE. Currículo. Porto Alegre: UFRGS/FACED, v. 26, n. 2, jul./dez. 2001. Tema do fascículo: Pedagogia, docência e cultura. TÍTULO DO PERÓDICO. Local: Editor, nº do Volume, nº do fascículo, mês e ano. nº de pág (opcional). CIÊNCIA HOJE. São Paulo: SBPC, v. 5, n. 27, nov./dez. 1995.

PARTES DE DOCUMENTOS Trabalho apresentado em congresso SOBRENOME, Prenome (autor do trabalho). Título: subtítulo. In: NOME DO CONGRESSO, nº. ano, local de realização. Título (da obra no todo). Local de publicação: Editora, ano. Páginas inicial e final do trabalho. Ex.: MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2., 1998, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. P. 15-30. ou SOBRENOME, Prenome (autor do trabalho). Título: subtítulo. Ano. Trabalho apresentado ao nº do evento (se houver), nome, cidade e ano. Ex.: MALAGRINO, w. et al. Estudos Preliminares sobre o Efeito... 1985. Trabalho apresentado ao 13. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Maceió, 1985. Legislação publicada em Diário Oficial JURISDIÇÃO. Lei nº ....., data completa. Ementa. Nome da publicação, local, volume, fascículo e data da publicação. Nome do caderno, página inicial e final.  Ex.: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

FORMATO ELETRÔNICO -LIVRO AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (Cidade) de publicação. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM, etc.) ou Disponível em: . Acesso em: Dia mês ano (para documentos on-line) exemplo: CALIL, M.C.F.R..; CALIL,L.C. Sedação consciente em crianças portadoras de doença hematológica, para realização de punção lombar. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.medstudents.com.br/original/original/sedacao/sedacao. htm>. Acesso em: 10 dez 2003. ISBN 85-900797-1-6

FORMATO ELETRÔNICO- tese AUTOR. Título: subtítulo. Ano de Apresentação. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM, etc.) ou Disponível em : . Acesso em: dia mês ano. (para os documentos on-line). Categoria e (área de concentração) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa. exemplo: MIRANDA, M.E. Anomalias congênitas macroscópicas do epidídimo em crianças com criptorquiaunilateral. 1994. CD-ROM. Tese (Doutorado em Cirurgia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte , 1994.

NBR 14724/2011 Como apresentar os trabalhos acadêmicos A norma se aplica a todo tipo de trabalhos acadêmicos(teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). O trabalho acadêmico deve conter: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos intra e extra classe da graduação.

PARTE EXTERNA Capa Folha de Rosto Elementos pré-textuais: Errata (op.) Folha de Aprovação Dedicatória (op.) Agradecimentos (op.) Epígrafe (op.) Resumo em língua vernácula (TCC, Monografia etc) Resumo em língua estrangeira (TCC, Monografia etc) Lista de ilustrações (op.) Lista de tabelas (op.) Lista de abreviaturas e siglas (op.) Lista de símbolos (op.) Sumário

RENATO LUIZ FERREIRA NETO Capa Folha de Rosto UNIFAP PAULA LIMA SÁ RENATO LUIZ FERREIRA NETO TRAVESSIAS DE SABERES: estudo de caso em uma escola ribeirinha de Belém BELÉM 2011 (ANO DA ENTREGA) PAULA LIMA SÁ RENATO LUIZ FERREIRA NETO TRAVESSIAS DE SABERES: estudo de caso em uma escola ribeirinha de Belém BELÉM 2011 Projeto de Pesquisa , apresentado a disciplina Pesquisa em Educação como requisito de avaliação orientado pela Profª Elizabeth Teixeira

Errata Elemento opcional. Deve ser inserida logo após a folha de rosto, constituída pela referência do trabalho e pelo texto da errata. Apresentada em papel avulso ou encartado, acrescida ao trabalho depois de impresso. EXEMPLO FERRIGNO, C. R. A. Tratamento de neoplasias ósseas apendiculares com reimplantação de enxerto ósseo autólogo autoclavado associado ao plasma rico em plaquetas: estudo crítico na cirurgia de preservação de membro em cães. 2011. 128 f. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Folha Linha Onde se lê Leia-se 16 10 auto-clavado autoclavado

RENATO LUIZ FERREIRA NETO TRAVESSIAS DE SABERES: Folha de Aprovação Sumário PAULA LIMA SÁ RENATO LUIZ FERREIRA NETO TRAVESSIAS DE SABERES: estudo de caso em uma escola ribeirinha de Belém BELÉM 2011 SUMÁRIO Introdução ................................. .4 1.Revisão da Literatura................6 2. Método ...................................10 3. Resultados ............................. 18 Conclusão ..................................25 Referências ...................... ........ 30 Apêndices ..................................33 Projeto de Pesquisa , apresentado ao Curso de Mestrado em Educação da UEPA. Data: __/__/__ ______________

NBR 14724/2011 Elementos pós-textuais: Referências Glossário (op.) – é um dicionário com diversos termos desconhecidos, com palavras técnicas. Aparece no final dos livros. Lista. Ordem alfabética. Apêndice (s) (op.) Anexo(s) (op.) Índice (op.) – Quadro dos assuntos tratados. Temáticas destacadas do trabalho. Ordem alfabética.

Normas de Apresentação Formato Papel A4, Branco ou reciclado, Fonte 12 para o texto e menor para transcrições longas, notas de rodapé, legendas. Margem Anverso-Esquerda e superior 3 cm / Direita e inferior 2 cm Verso – direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm Espaçejamento Espaço 1,5 para todo o texto. Espaço simples para os resumos, transcrições longas, notas de rodapé, legendas. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. Os títulos devem ser separados do texto por um aespaço de 1,5, entrelinhas. Paginação Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é a partir da primeira folha da parte textual, no canto superior direito, número arábico.

Normas de Apresentação Abreviaturas e siglas Quando aparecem pela primeira vez, primeiro por extenso e depois a abreviatura ou sigla entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Ilustrações FIGURAS: identificação na parte superior seguida de seu número arábico e seu título TABELAS e QUADROS: identificação na parte superior seguida de seu número arábico e seu título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Figura 1: A expansão migratoria na Amazônia Fonte : Andrade , 2011,p.23

Modelo de estrutura de um trabalho completo