n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
Ascensão do Nazi-fascismo
NAZI FASCISMO Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Nazismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Ascensão do Nazismo Professora Julia.
PERÍODO ENTREGUERRAS.
Nazi-fascismo.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
Nazismo e Fascismo.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
COMO FOI POSSÍVEL A ASCENSÃO DE DITADURAS TOTALITÁRIAS?
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
Regimes Totalitários e 2ª Guerra Mundial
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
NAZISMO E FASCISMO.
FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
 O Tratado de Versalhes foi importante para o surgimento do Nazismo  Líder: Adolf Hitler  Local: Alemanha  Alemanha: inflação, dívida externa, desemprego,
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas acusavam a burguesia e a irracionalidade capitalista pela situação. n A URSS foi o único país não atingido. n A cada eleição mais comunistas eram eleitos.

n A burguesia e a classe média estavam com medo de acontecer uma revolução socialista. n Os empresários queriam uma ditadura que botasse os comunistas na cadeia, proibisse greves e restaurasse a segurança dos investidores.

n Para a burguesia somente um governo com plenos poderes poderia restaurar a ordem, a segurança e a tranqüilidade. n Quem poderia atender a esse apelo da burguesia eram os partidos fascistas.

Os desfiles militares serviam de propaganda política muito eficaz.

n Os fascistas diziam que a democracia era coisa de fraco, incapaz de resolver a crise. Os políticos são demagogos e corruptos. O que os países precisavam era de líderes patrióticos, com autoridade incontestável, que acabasse com a baderna dos grevistas, com os agitadores de esquerda, os criminosos e os vagabundos.

n O regime fascista nasceu para defender o capitalismo, apesar de se dizerem revolucionários. n A principais idéias são: anticomunismo, antiliberalismo, totalitarismo, militarismo, culto a violência, nacionalismo xenófobo, racismo, culto ao chefe supremo da nação e irracionalismo.

O artista George Grosz adotou posições políticas de esquerda. Ele ridicularizou a elite alemã: burgueses, jornalistas, intelectuais, padres e militares. No lugar do cérebro, o penico e as fezes.

n Com a PGM a Itália perdeu mais do que ganhou. n Com a crise gerada pela guerra, ela estava a beira de uma revolução socialista. n Nessa época surgiu a Partido Fascista que no início era formado por bandos de ex- soldados, vagabundos, neuróticos de guerra.

n Ganhavam dinheiro de empresários para perseguir comunistas e socialistas. n Em 1922, já unidos em um partidos, os fascistas executaram a Marcha sobre Roma, passeata que exigia a nomeação de Mussolini com primeiro-ministro. n Apoiados pela burguesia os fascista tiveram seu pedido atendido pelo rei.

n No poder Mussolini fraudou as eleições e implantou uma ditadura. n A Igreja Católica era contra os comunistas e, em troca da assinatura do Tratado de Latrão, o papa reconheceu o Estado Fascista.

Adeptos do fascismo saúdam Mussolini, o Duce (chefe, guia).

n Nazismo é uma abreviatura de nacional- socialista. n Note que apesar do socialista do nome, os nazista odiavam a democracia e a igualdade. n De 28 à 33 a Alemanha viveu com democracia. n Entretanto, a crise econômica era grave

n Foi uma época de grande dificuldades. Derrotada na guerra, a Alemanha teve de pagar uma imensa dívida aos ingleses e franceses. A crise de 1929 levou milhões de alemães ao desespero. O desemprego atingiu 44% dos trabalhadores. A crise levou muitas pessoas a votar nos comunistas.

n Os nazistas acusavam os comunistas, os liberais e os judeus de desgraçar o país. n Prometiam acabar com a “desordem” e restaurar o orgulho de ser alemão. n Diziam que os alemães pertenciam à raça ariana, que era superior às outras. n Num país faminto, humilhado pela derrota na PGM e inseguro com a crise, os nazistas ofereciam o sonho da tranqüilidade, do orgulho patriótico e da força.

O pintor Grosz satirizou o moralismo da classe média e da pequena burguesia alemãs, que apoiavam os nazistas em nome da “moral e dos bons costumes”. Hipocrisia pura: escondidos, abraçavam o álcool, as prostitutas, as drogas.

n Muitos acreditaram nesse sonho. n Os nazistas exploravam o inconsciente coletivo alemão e os ressentimentos causados pela derrota na PGM. n Segundo Goebbels: uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. n Aos poucos e com a ajuda da violência, tornaram-se o partido mais votado.

n Apesar disso, o Partido Nazista nunca obteve a maioria os votos do povo. n Os nazista chegaram ao poder por dois motivos: a esquerda estava dividida e deram um golpe de Estado com o apoio de megaempresários e do exército. n Após chegar ao poder Hitler implantou um ditadura e aplicou o New Deal.

Jovens nazistas fazem uma fogueira de livros. Típico da irracionalidade e da intolerância fascista. Na Alemanha e na Áustria, os nazistas queimavam livros de judeus-alemães ilustres, como Einstein, Heine, Freud e Marx.

n Nasceu na Áustria, em 1889, filho de família pobre. Como tantos austríacos, Hitler se considerava alemão. n Em Munique entrou para o P.N. n Em 1923 foi preso após uma fracassada tentativa de golpe de Estado. Na cadeia escreveu Mein Kampf, livro que definiu os ideais nazistas.

Guernica Figuras deformadas expressam o horror. A falta de cor realça a drama- cidade Até a lâmpada está horrorizada O cavalo representa o povo

Cartaz antifascista espanhol. O monstro fascista é reverenciado pela burguesia, pelo clero e pelos generais.