Trabalho de História da Arte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Música Popular Brasileira
Advertisements

Lição nº /2008 Sumário: Músicas no Mundo.
E.E.Braz Sinigáglia Trabalho de História
Década de 50 Marilyn Monroe: Símbolo sexual no Brasil na década de 50.
Estilo de vida anos 60.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 18/11/11 Estilo de vida DOS ANOS 80; nos anos 80 OS estilos de vida eram diferentes, as tecnologias AINDA.
Instrumentos utilizados na improvisação do jazz
ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
C.I.E.P 477 Professora Rosa da Conceição Guedes.
Música: uma viagem através das décadas
* A História do Rock! * Trabalho realizado por:
Velhos tempos... belos dias
Anos Carolina Prado – nº08 Gabriella Honda – nº12
A arte de ler o que não foi escrito: pressuposto, implícito, inferência e intertexto Conteúdo adaptado da obra Produção de texto, interlocução e gêneros,
(maiores sucessos e suas décadas)
Produção cultural brasileira dos anos de 1930 a 1970
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
Na década de 1960, o movimento hippie apareceu disposto a oferecer uma visão de mundo inovadora e distante dos vigentes ditames da sociedade capitalista.
Professsora: Aíla Rodrigues
História da Música “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio
Rap.
História do Rock And Roll
DesignRMF Produções Apresenta.
Pop Rock Marcio Bezerra Guitarra e Voz Flavio Melo Contra-Baixo e Voz
Swing, balanço, muita animação e um jeito próprio de interpretar diferentes temas de diferentes gêneros musicais, assim é a banda Barraco Acústico. Com.
JOGAR Pergunta 1 Música é: ABCDABCD Uma peça de roupa Um toalhete Uma arte que combina sons Um termo africano.
HIP HOP & METAL.
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
Movimento Hip Hop.
Ritmos Afro-brasileiros
O que foi O tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final.
Nos dias atuais, Elvis é considerado como O REI por seus milhões de fãs espalhados por todo o mundo. Alguns especialistas nomeiam Elvis como um dos melhores.
Pose para a capa do álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Madonna e Cindy Lauper.
GÊNERO MUSICAL.
RPM.
Revisão de Arte 8° Ano.
*Alunas:Gabriela Alves,Ivonice Rodrigues,Kamila Ferreira,Lorena Andade
Samba.
Diverte-te com Hip-Hop
U2 By Hugo Ribeiro. Menu A história. A banda. A discografia. As vendas.
Curiosidades do Hip Hop - Dança
Introdução Scott Joplin e o Ragtime Ray Charles e o R&B Jerry Lee Lewis e o Boogie-Woogie Elton John e o Rock and Roll 5 O Piano e o Teclado na Música.
AXÉ MUSIC.
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
CAESP - Artes - Aula /02/2015 IDADE MÉDIA E RENASCENÇA:
MÚSICA.
Grupo: Antoniesco Araujo Freitas Gustavo Marcolino de Paula
Anos 60 Anos Dourados - MPB
Viagem no Tempo Música nos “Anos 60”.
Uma maneira de entender a música
Contatos Leandro César: – Irene Bertachini: –
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
Teacher Mara Sílvia Maria Letícia Cavalari Alves Talita de Souza Muro 2° Ano Ensino Médio Trabalho de Inglês E.E. José Alves Quito- Sala Francisco Nogueira.
A História da juventude
RAP POESIA MUSICADA.
Ensino Fundamental, 9º ano
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
Cultura popular: Danças, músicas e moda no pós 1950.
O Rock no Brasil A partir do texto “Comunidade Rock: visões de mundo e categorias musicais”, de Tatyana de Alencar Jacques.
INDÚSTRIA CULTURAL. 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos,
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
Agrupamento vertical de Murça Escola EB2,3/S de Murça Música.
Músicas Africanas.
Angela Unobagha 9ºA Gabriela Cavalcante 9ºA Eloisa Oliveira 9ºA Érica Takagi 9ºD Vinicius Freitas 9ºC Vitória Cristina 9ºA Rock EMEF Gal. EUCLYDES DE OLIVEIRA.
ESCOLA DO.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de História da Arte Música

Membros do grupo: Carlos Pacca Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas

Conceito Música = a arte das musas (grego). É a arte que combina sons e silêncio tendo ou não uma pré-organização. Segundo autores, a música varia de acordo com a cultura da sociedade.

Gêneros Musicais

Música Erudita A música "culta" e mais elaborada. É erroneamente conhecida como "música clássica", pois a música clássica real é a música produzida levando em conta os padrões do período musical conhecido como Classicismo (Pré-clássico - Rococó). Exige maior concentração na apreciação. Vários compositores usaram melodias folclóricas para suas composições, como Heitor Villa-Lobos.

Música Popular Associada a movimentos culturais populares. Conseguiu se consolidar após a urbanização e industrialização da sociedade e se tornou o principal tipo musical do século XX. Se apresenta atualmente como a música do dia-a-dia, tocada em shows e festas, usada para dança e socialização. Segue tendências e modismos e muitas vezes é associada a valores puramente comerciais, porém, ao longo do tempo, incorporou diversas tendências vanguardistas e inclui estilos de grande sofisticação. É um tipo musical frequentemente associado a elementos extra-musicais, como textos (letra de canção), padrões de comportamento e ideologias. É subdividida em incontáveis gêneros distintos, de acordo com a instrumentação, características musicais predominantes e o comportamento do grupo que a pratica ou ouve.

Música folclórica ou nacionalista Associada a fortes elementos culturais de cada grupo social. Tem caráter predominantemente rural ou pré-urbano. Normalmente são associadas a festas folclóricas ou rituais específicos. Pode ser funcional (como canções de plantio e colheita ou a música das rendeiras e lavadeiras). Normalmente é transmitida por imitação e costuma durar décadas ou séculos. Incluem-se neste gênero as cantigas de roda e de ninar.

Música religiosa Utilizada em liturgias, tais como missas e funerais. Também pode ser usada para adoração e oração ou em diversas festividades religiosas como o natal e a páscoa, entre outras. Cada religião possui formas específicas de música religiosa, tais como a música sacra católica, o gospel das igrejas evangélicas, a música judaica, os tambores do candomblé ou outros cultos africanos, o canto do muezim, no Islamismo entre outras.

Ciências que estudam a música Musicologia Antropologia Etnologia Etnomusicologia Acústica Musicoterapia

Profissionais da música Músico Compositor Produtor musical Arranjador Maestro Improvisador DJ Intérprete Musicólogo Teorista Luthier (especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, como guitarra e violino)

Tipo escolhido: rock

Origem Surgiu nos Estados Unidos nos anos 50. Unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Possuia acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo, num ritmo dançante e contagiante. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

A rock na década de 1950 : primeiros passos É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década. A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones. No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

O rock nos anos 70: disco music, pop rock e punk rock Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie. Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

Anos 80: um pouco de tudo no rock A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores. Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Anos 90: década de fusões e experimentações Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso. Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período. O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.

O Rock no Brasil O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de Celly Campello, que estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens. Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Você sabia? Comemora-se em 13 de julho o Dia Mundial do Rock.

Conclusão A música é algo fundamental na sociedade. Graças à ela conseguimos mudar o cenário mundial, alcançar objetivos e principalmente, nos divertir. A música é algo imortal, pois a cada geração, ela se moderniza e se adapta à maneira de viver da sociedade vigente.