Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

GESTÃO DAS OPERAÇÕES II
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Teoria da Administração
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Programa e Plano de Ensino
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Comércio Eletrônico Objetivo
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento
Administração Financeira & Orçamentária
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
Apresentação da disciplina
Cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnologia Ano Letivo º Semestre Copyright © 2014 Laury A. Bueno • Labconsult™
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Fundamentos de Sistemas de Informação
Gestão em Logística Ambiental Aplicada à Indústria
Profª Rosângela Araujo
MARKETING DE SERVIÇOS conteúdo programático
Professor: Ademir Antonio Saravalli
Sistemas de Informação Gerenciais
Planejamento & Gestão de Performance Apresentação & Introdução
Cultura Organizacional
1 Teoria Geral da Administração Prof. Mauri Cesar Soares
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Apresentação do Curso Eduardo Calabria
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
Tecnologia da Informação
Organização, Sistemas e Métodos Conteúdo Programático:
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Autor, Consultor, Palestrante e Professor : Anhanguera UNIP - SENAC e ESPM Coordenador do Insights Corporativos Diretor comercial da CRMK Uniformes Industriais.
Aula 01 – Apresentação da Disciplina
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Programa e Plano de Ensino
Sistemas de Informação Gerenciais
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Gerência de Centro de Informática Prof. Fabiano Sabha.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
DISCIPLINA: Sistemas de Informação Professor: Ernani Elias Souza
-Prof. Clarice da Fontoura Paim-
Sistemas de Informações Gerenciais
Seminário Prof. Fabiano Sabha. Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Fabiano Sabha 2 Planejamento 2 1 – Estudo do Capítulo 11 do PLT “Como desenvolver.
Aula 1 Planejamento Estratégico de Marketing
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização Quadro Ambiental Planejamento Estratégico dos Sistemas de Informações Fatores Críticos.
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Técnicas de Racionalização de Processos
Prof. Luiz Carlos Rosa Junior
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Carga Horária: 108 horas/aula Série: 4a. Professor: Érico Oda, MSc. Definição: Disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gestão de informação na empresa, dirigida à tomada de decisões com visão tática e estratégica do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Visa também identificar o papel da informática nas organizações e na integração sistêmica do processo de gestão. Fundação de Estudos Sociais do PR.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA OBJETIVO GERAL Conscientizar o acadêmico da importância da Informação nas empresas, capacitando-o a analisar as necessidades, possibilidades e potencialidades a serem supridas/ viabilizadas por um Sistema de Informações Gerenciais como ferramenta de operação, gestão e diferenciação empresarial, com a utilização adequada de tecnologias da informação, capacitando-o a gerenciar todos os fatores e recursos envolvidos na sua implantação e operação com objetividade, segurança e responsabilidade social. OBJETIVO COMPLEMENTAR: Proporcionar a visão holística da organização/empresa, mediante a integração entre suas diversas áreas, e do seu todo com o meio ambiente onde atua, pelo intercâmbio das informações que geram, tratam, armazenam e utilizam. Fundação de Estudos Sociais do PR.

EMENTA - PLANO DE ENSINO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DAS SUAS TECNOLOGIAS (Toffler, Negroponte, Tapscott) CONCEITOS DE DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SISTEMAS (O’Brien, Oliveira,) INDICADORES DE DESEMPENHO (Graeml, Kaplan, O’Brien) PAPEL ESTRATÉGICO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇOES (Albertin, Bio, Graeml, Kaplan) SISTEMAS EMPRESARIAIS BÁSICOS (Laudon&Laudon, Stair) EVOLUÇÃO E ABRANGÊNCIA DOS SI’s (Meirelles) TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BASICAS E APLICADAS(Laudon & Laudon, O’Brien, Torres) ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO (Feliciano Neto) TIPOS E NÍVEIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES (Laudon & Laudon, O’Brien, Oliveira) PLANO DIRETOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Laudon & Laudon, Meirelles, O’Brien,) ADMINISTRAÇÃO DE CENTRO DE INFORMAÇÃO (CI) (Laudon, Meirelles, O’Brien, Oliveira) SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES (Laudon & Laudon, O’Brien, Oliveira, Stair) SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (Laudon & Laudon, O’Brien) BALANCED SCORECARD (Kaplan, Norton) RESPONSABILIDADE SOCIAL DO USO DA INFORMAÇÃO Fundação de Estudos Sociais do PR.

PROCESSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas com discussão de conteúdo e Estudo de casos Trabalhos Práticos para firmar o conhecimento Acompanhamento da Evolução das Tecnologias de Informação RECURSOS Quadro-negro Canhão multimídia Internet AVALIAÇÕES Participação em sala de aula Trabalhos práticos individuais e em equipe Provas individuais Fundação de Estudos Sociais do PR.

Fundação de Estudos Sociais do PR. TRABALHOS DE PESQUISA Os trabalhos de pesquisa deverão ser compostos de TEXTOS DE REDAÇÃO PRÓPRIA do(s) autor(es), exprimindo os SEUS conceitos a respeito do conteúdo dissertado. Em trabalhos acadêmicos, a apropriação indevida de autoria pela cópia de conteúdo de outros autores, sem o devido à fonte consultada, é considerada uma falta gravíssima, passível de punições severas. Textos de autoria de terceiros, inseridos no corpo do trabalho, com digitação e/ou recursos de COPIAR e COLAR, deverão estar explicitamente assinalados de acordo com as normas ABNT, com os devidos créditos. Todos os trabalhos deverão ser apresentados com a formatação acadêmica da ABNT e devem obrigatoriamente indicar a(s) fonte(s) bibliográfica(s) consultada(s). Fundação de Estudos Sociais do PR.

REGRAS PARA UM BOM CONVÍVIO Horário de entrada e saída de sala de aula deverá ser rigorosamente observado, conforme determinação constante no Regimento da Faculdade. Saidas da sala: Caso o acadêmico precisar se ausentar da sala durante a aula, deverá solicitar a permissão antecipadamente. Chamadas: As chamadas serão realizadas em momento oportuno para que não prejudiquem o andamento das aulas Fazer trabalhos ou estudar outra disciplina durante a aula, que não a em questão, será considerado uma conduta antiética perante o professor e os outros colegas, passível de advertências e penalidades disciplinares. Celulares devem ser desligados ou mantidos em modo silencioso. As chamadas e mensagens recebidas deverão ser retornadas nos intervalos das aulas. Em caso de emergência extrema, solicitar a saida da sala, com retorno permitido somente no início da próxima aula. Alimentos deverão ser consumidos na cantina ou fora do horário de aula. Fundação de Estudos Sociais do PR.

LEITURAS COMPLEMENTARES BIBLIOGRAFIA BÁSICA LAUDON, Kenneth. LAUDON Jane – Sistemas de informação gerenciais. 7ª. edição São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2004.  LEITURAS COMPLEMENTARES ALBERTIN, Alberto Luiz .Administração de informática: funções e fatores críticos de sucesso.São Paulo:Atlas, 1996 ANGELONI, Maria T. (Coord.). Organizações do Conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002. BIO, Sérgio Rodrigues - Sistemas de informação:um enfoque gerencial.São Paulo: Atlas, 1993 FELICIANO NETO, A.; Furlan, J. D.; e Higa, W. Engenharia da informação. R.J.:Makron Books, 1992 FREITAS, H., et al, Informação e decisão, Porto Alegre:Ortiz S/A, 1997 GANE, Chris; SARSON, Trish Análise estruturada de sistemas. São Paulo: LTC Editora, 1985 GOMES,Luiz F.A.M.; GOMES,Carlos F.S.; ALMEIDA,Adiel T.. Tomada de decisão gerencial – enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2002 GRAEML, Alexandre R. Sistema de informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa.São Paulo:Atlas, 2000 HAMMER, Michel e James Champy – Reengenharia: revolucionando a empresa São Paulo:Campus, 1994. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard Rio de Janeiro:Campus, 1997 LIMA, Frederico O. A Sociedade Digital: o impacto da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

LEITURAS COMPLEMENTARES (Cont.) MÁTTAR Neto, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo:Saraiva, 2002 MEIRELLES, Fernando. Informática: novas aplicações com microcomputadores. Rio de Janeiro:2ª Ed.MAKRON Books Editora, 1994 MINTZBERG, Henry et al. Safari de Estratégia. Porto Alegre:Bookman, 2000 OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais. São Paulo:Atlas,1992 REZENDE, Denis A. Planejamento de Sistemas de Informação e Informática SP:Atlas, 2003 ROSINI, Alessandro M.; PALMISANO, Ângelo. Administração de Sistema de Informação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. SINGH, Simon. O livro dos códigos: a ciência do sigilo – do antigo Egito à criptografia quântica. Trad.Jorge SIQUEIRA, Marcos Costa. Gestão estratégica da Informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005. STAIR, Ralph M.. Princípios de sistemas de informações. São Paulo:Pioneira Thonson Learning, 2006 TAPSCOTT Economia digital. São Paulo: Makron Books, 1997 TOFLER, Alvin A terceira onda. São Paulo:Record , 1987 TORRES, Norberto A. Competitividade Empresarial com a Tecnologia de Informação. São Paulo:Makron Books, 1995 TURBAN,Efrain; RAINER Jr,R.Kelly; POTTER, Richard E. Administração de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 VASCONCELLOS FILHO, Paulo e PAGNONCELLI, Dernizo – Construindo estratégias para vencer !. Rio de Janeiro: Campus, 2001 EXAME, Editora Abril (revista quinzenal)HSM - Management - Ed.Savana (revista bimestral) INFO, Ed. Abril (revista mensal) Suplemento Semanal de Informática dos Jornais, Estado de SP.Folha de S.P, Gazeta Mercantil, Ind.& Com. Fundação de Estudos Sociais do PR.