SOCIALISMO CIENTÍFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Sistemas econômicos e sociais
Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
Capitalismo / Socialismo
Guerra Fria Geografia.
PIB- Produto Interno Bruto
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
Socialismo.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Fonte: PhotoDisc/Royalty Free
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
Capitalismo e Socialismo
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
O Início do Socialismo Real
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
O MUNDO SEM A URSS.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Igualdade para todos! Plano Marshall.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
SOCIALISMO.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
I. Riqueza versus rendimento II. Desigualdade da riqueza na Europa,
Correção das Atividades do Livro China
Empresas Multinacionais
Avaliação de Geografia
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
ESTADO SOCIAL.
Revolução Russa.
Após a 2GM Em 1949 Para em 1961 Construção do Muro de Berlim. Por que? O que foi a Cortina de Ferro? Expressão proferida por Churchill (primeiro.
Revolução Russa Rússia.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Socialismo.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Atividades econômicas
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
Rússia e Europa Oriental
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

SOCIALISMO CIENTÍFICO SURGIRAM A PARTIR DE CRÍTICAS AO CAPITALISMO COMO: MONOPOLIZAÇÃO, OU SEJA CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL NAS MÃOS DE POUCAS PESSOAS, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DESIGUALDADE SOCIAL ASSENTADO EM PROPRIEDADES PRIVADAS

PARA ENGELS E MARX PARA MUDAR O SISTEMA ECONÔMICO SERIA NECESSÁRIO UMA REVOLUÇÃO ORGANIZADA DOS OPERÁRIOS QUE PASSARIAM POR DUAS FASES: -FASE SOCIALISTA -FASE COMUNISTA

PRIMEIRO ESTADO SOCIALISTA: RÚSSIA – DEPOIS COM A URSS COMEÇOU ABRANGER 30% DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. DURANTE DÉCADAS O SOCIALISMO PARECIA SER O FUTURO DA HUMANIDADE, AFINAL O MUNDO CAPITALISTA PASSAVA POR VÁRIAS CRISES ECONÔMICAS E APRESENTAVA MUITA POBREZA EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS. A RÚSSIA SURGIU PRIMEIRAMENTE COM AS IDEIAS SOCIALISTAS, PORÉM RECEBEU GRANDE OPOSIÇÃO. RÚSSIA GANHA APOIO INTERNACIONAL E MONTA EM 1922 NO GOVERNO DE LÊNIN A URSS. EM 1927 STÁLIN CONCENTRA TODO PODER DA URSS EM SUAS MÃOS FAZENDO FERROVIAS, RODOVIAS NAS ÁREAS MAIS DISTANTES, IMPULSIONANDO UMA MIGRAÇÃO RUSSA . AS DIFICULDADES COM O MUNDO CAPITALISTA MANTEVE A URSS ISOLADA DURANTE DÉCADAS, SOMENTE DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL O PAÍS AMPLIOU SUAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

URSS VER MAPA PÁGINA 5

O SISTEMA SOCIALISTA É ASSENTADO: PROPRIEDADE ESTATAL DOS MEIOS DE PRODUÇÃO. PRODUÇÃO E CONSUMO PLANEJADOS REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA. O ESTADO DETÉM IMENSO PODER, CENTRALIZANDO TODA A ECONOMIA E CRIAVA E DERICIONAVA PLANOS. NOS SISTEMA DE ECONOMIA PLANIFICADA NÃO EXISTE MERCADO DE CAPITAIS, POIS AS EMPRESAS PERTENCEM A TODOS. TAMBÉM NÃO EXISTE MERCADO DE TRABALHO, UMA VEZ QUE TODOS DEVERIAM TRABALHAR E RECEBER SALÁRIOS SEMELHANTES. CASO INESPERADAMENTE HOUVESSE UM TRABALHADOR DESEMPREGADO, ESSE TERIA O DIREITO DE RECEBER UM PAGAMENTO ENQUANTO ESPERAVA SUA VAGA.

A PARTIR DO FIM DA DÉCADA DE 1980, “O MODELO SOVIÉTICO” ATINGIU SUA CRISE ECONÔMICA E POLÍTICA, LEVANDO AO FIM DA URSS EM DEZEMBRO DE 1991. A PARTIR DESSE MOMENTO TODAS AS ECONOMIAS, AGORA INDEPENDENTES ESTÃO PROCURANDO ELIMINAR A PLANIFICAÇÃO DA ECONOMIA E TRANSFORMÁ-LAS EM ECONOMIAS DE MERCADO (CAPITALISMO). SÃO AS ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO. ATUALMENTE APENAS CUBA E COREIA DO NORTE PERMANECEM NESSE SISTEMA.

POR QUE O SOCIALISMO E A URSS FRACASSARAM?

SOCIALISMO IDEAL X SOCIALISMO REAL Socialismo ideal, foi criado por Karl Marx, onde idealizou uma sociedade sem classes, onde o Estado seria controlado pelos trabalhadores e com o passar do tempo esse seria extinto, dando ao lugar ao comunismo, sem propriedade privada e sem classes sociais. Socialismo real, no discurso foi baseado nas ideias de Marx, mas na prática foi bem diferente. O partido comunista prometendo o igualitarismo, logo aboliu toda forma de contestação, greves operárias, que de vez enfraquecer o Estado, o fortaleceu, controlando tudo e todos, impedindo qualquer liberdade de expressão.

A PARTIR DE 1960, COMEÇA UMA SÉRIE DE PRÁTICAS INADEQUADAS NA URSS. DE VEZ INVESTIR NA INDUSTRIALIZAÇÃO, A PRIORIDADE SE TORNOU A MILITARIZAÇÃO (GUERRA FRIA). O EXCESSO DE BUROCRACIA IMPEDIA O CRESCIMENTO ECONÔMICO. RESULTADO: A ALEMANHA OCIDENTAL E JAPÃO ULTRAPASSAM A URSS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. COM FOCO NA GUERRA FRIA E O EXCESSO DE BUROCRACIA IMPEDIRAM QUE A URSS ALCANÇASSE A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

CADA EMPRESA ERA COMANDADA PELO GOVERNO O QUE DEVERIA FAZER NO PERÍODO DE CINCO ANOS. QUANDO FATOS INESPERADOS OCORRIAM, ATRAPALHAVAM A REALIZAÇÃO DOS PLANOS. NÃO HAVIA MOTIVAÇÃO TECNOLÓGICA DAS EMPRESAS, AFINAL NÃO HAVIA CONCORRÊNCIA E OS SALÁRIOS ERAM HOMOGENEIZADOS, OU SEJA, NÃO HAVIA ESTÍMULO PELOS TRABALHADORES EM SUBIR DE CARGO. A NÃO SER QUE PERTENCESSE A UM ALTO CARGO DO PARTIDO COMUNISTA, DO QUAL HAVIA PRIVILÉGIOS, DIFERENTEMENTE DO RESTANTE DA POPULAÇÃO. A COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAÍSES DA URSS ERA OUTRO PROBLEMA AGRAVANTE, AFINAL A REGIÃO TEM MAIS DE 120 DIALETOS.

ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO

Após a 2ª Guerra Mundial (1945), o mundo viveu um momento de tensão, ou seja, a Guerra Fria. Guerra Fria foi a disputa de duas potências econômicas: Estados Unidos capitalista e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Após 1980 as economias planificadas (socialistas) entraram em dificuldades e a maioria dos países começaram a se voltar para o capitalismo. (economias de mercado). Isto porque as economias planificadas não conseguiram acompanhar a intensa modernização que as economias de mercado alcançaram. Por essa razão esses países (principalmente do leste europeu ou CEI – Comunidade dos Estados Independentes) são chamados de economias de transição.

COM O CAPITALISMO REINANDO NESSES PAÍSES, MUITOS PROBLEMAS COMEÇARAM A APARECER COMO AUMENTO DA CRIMINALIDADE, TRÁFICO DE DROGAS, PROSTITUIÇÃO... ISTO PORQUE NUMA ECONOMIA PLANIFICADA, O TRABALHO ERA GERAL, NÃO HAVENDO DESEMPREGO. JÁ COM AS EMPRESAS PRIVADAS DO SISTEMA CAPITALISTA, CUJA A PREOCUPAÇÃO SÃO OS LUCROS E A RENTABILIDADE, A SITUAÇÃO MUDOU. MUITOS FUNCIONÁRIOS FORAM SUBSTITUÍDOS POR MÁQUINAS QUE FAZEM O TRABALHO MAIS RÁPIDO EM GRANDE QUANTIDADES E MUITAS VEZES A FINALIDADE DE REDUZIR OS GASTOS LEVA AO CAPITALISTA FAZER CORTES NA FOLHA DE PAGAMENTO. POR ESSA RAZÃO, CRESCEU NOS ÚLTIMOS ANOS GRUPOS POLÍTICOS NACIONALISTAS E ATÉ OS ANTIGOS SOCIALISTAS QUERENDO VOLTAR AO SISTEMA DO PASSADO. MUITOS NACIONALISTAS ACREDITAM QUE OS ESTRANGEIROS TROUXERAM PROBLEMAS PARA O PAÍS