São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A URBANIZAÇÃO ANTONIA A.PORTELA.
Advertisements

Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Subdesenvolvimento.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Tóquio O futuro aqui, hoje !.
Complexo Geoeconômico Centro-Sul
URBANIZAÇÃO.
Os lugares que formam o mundo
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
Quem é o jovem brasileiro?
Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
O processo de urbanização cap. 27
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização
Doenças Ambientais Domingos Ailton
IBOPE – Rádios de Campinas
OS PROBLEMAS DA REGIÃO NORDESTE
Rio De Janeiro.
Ativ.urban.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Urbanização Brasileira
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
ESTADOS UNIDOS.
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
Urbanização Capítulo 25.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Região Sudeste Cap. 34.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
A DEMOGRAFIA: A população brasileira ultrapassou os 200 milhões de habitantes. Sudeste continua mais populoso. A urbanização muito rápida ocasionou uma.
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Copa do Mundo Turma 33.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Os problemas sociais das cidades brasileiras
ÍNDIA.
Geografia Urbana Prof. Victor Rosado
A Urbanização.
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
A DINÂMICA DAS CIDADES.
CIDADES GLOBAIS, METRÓPOLES MEGACIDADES E MEGALÓPOLES
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
As cidades globais.
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
Rede Urbana.
A Realidade da Evangelização do Brasil e a Partir do Brasil
Cidades.
Urbanização em São Paulo
Urbanização Brasileira
Urbanização.
SÃO PAULO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA NO BRASIL Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Dezembro/2013.
DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre “CIDADES E TERRITÓRIOS” Sugestão de tópicos para discussão – reunião de 04/09: *Apesar de já bem conhecidos, coloquei.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32 Maria Letícia Lobato-26

Megacidade- é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Cidade mais populosa do Brasil, da América e de todo o Hemisfério Sul, São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de megacidade.

A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus. A cidade possui o 10º maior PIB do mundo e é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

Cidade grande, problemas maiores Trânsito Mais do que aborrecedor e estressante, o trânsito em São Paulo é violento. Em 2006, 1,48 mil pessoas morreram em acidentes, sendo que 49,4% eram pedestres. Por dia, morreram, em média, 2 pedestres e 1 motociclista.

Poluição do Ar O excesso de veículos automotores em circulação nas ruas, somado à intensa atividade industrial, são os grandes responsáveis pela poluição atmosférica paulistana. Quem mora em São Paulo sabe o quão insalubre é... respirar.

Violência Urbana A média de 58 homicídios por 100 mil habitantes coloca a cidade como a quarta capital mais violenta do país. A violência em São Paulo, está concentrada principalmente nas periferias – não por acaso, as regiões mais carentes. No bairro de Pinheiros, de classe média e próximo ao centro, o índice de homicídios é dez por 100 mil habitantes; em Parelheiros, no extremo sul da capital, o índice cresce 900%, chegando a 103 homicídios por 100 mil habitantes.

Habitação e Saneamento São Paulo é uma boa cidade para se morar, pelo menos para quem tem moradia. Não é o caso, no entanto, de 30% dos paulistanos que vivem em favelas, cortiços ou loteamentos clandestinos. Sem contar no sem-fim de doenças que morar em um lugar destes pode ocasionar. Afinal de contas, a falta de infra-estrutura e saneamento básico é quase que absoluta.

São Paulo é uma cidade com privilégios de um lado, e sofrimentos de outro. Abriga violência, pobreza, injustiça... Mas também têm suas qualidades: é uma cidade grande, têm um PIB muito alto, boa situação financeira e abriga bastantes brasileiros.