DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Advertisements

Binding Amarração de endereços de Protocolos
Servidor DHCP Windows2003 server
Família tcp/ip Prof: Diovani Milhorim
Redes de computadores II Prof. Diovani Milhorim
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Curso Técnico de Informática
Configuração de um servidor DHCP
Profa. Ana Cristina Benso da Silva Disciplina: Redes de Computadores
Roteamento Parte #1 Profa. Ana Cristina Benso da Silva Disciplina: Redes de Computadores.
EXERCÍCIOS DE REVISÃO REDES DE COMPUTADORES EDGARD JAMHOUR
Edgard Jamhour DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol.
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol UNIDADE 1
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Aula 9 - Camada de aplicação
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
PRÁTICA Configuração de Endereçamento IP com DHCP
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Endereços IP ICORLI 2011/2012.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Endereçamento de Rede IPv4
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
Projeto de Redes de Computadores
1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1 Endereçamento de Rede – IPv4 Fundamentos de Rede – Capítulo 6.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 RIP versão 1 Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 5.
CAMADA DE REDE OU INTERNET – TCP/IP
Laboratório Módulo :00hs às 12:00hs – Sala O15
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
Redes Configurações e teste.
STUN – Simple Traversal of UDP Through NATs
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Redes de computadores: Camada de rede(3) Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
Microsoft Students to Business
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Rede de Computadores (REC)
Administração de Sistemas Operacionais Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Alessandro D. R. Fazenda
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
Sistemas Operacionais de Redes Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Projeto Física Experimental II Por: Diego M. Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael M. Lopes.
Curso Superior em Redes de Computadores DHCP Prof. Sales Filho.
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR MICROS EM REDE Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Ambiente de Rede, em seguida selecione Propriedades.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Instalação e administração do Active Directory IGOR ALVES.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Transcrição da apresentação:

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

Roteiro da apresentação Introdução Características Escopos DHCP Agentes de repasse Serviços Especificação do protocolo Considerações Conclusão

Introdução O DHCP provê uma estrutura para passagem de informações de configuração para computadores em uma rede TCP/IP. Baseado no protocolo BOOTP.

Porque usar DHCP? Rede TCP/IP, todos o computadores devem ter um único nome e um único endereço IP  computador é movido para outra rede, seu endereço IP deve ser modificado. Projetado para reduzir a complexidade na configuração de computadores para redes TCP/IP. Reduz a carga de adicionar, mover e configurar os computadores da rede TCP/IP.

Características Cliente pode descobrir parâmetros de configuração apropriados, sem a intervenção de um administrador de redes. Não é necessário uma configuração manual para cada cliente da rede. Não é preciso um servidor DHCP em cada sub-rede, podendo utilizar agentes de repasse DHCP.

Escopos DHCP Conjunto de endereços reservados a um servidor DHCP para serem atribuídos a clientes DHCP. Servidor DHCP não precisa estar fisicamente conectado aos clientes DHCP, então um mesmo servidor pode ser configurado com diferentes escopos.

Agentes de Repasse DHCP (DHCP Relay Agents) Hardware ou software que pode passar mensagens DHCP (pacotes) de uma sub-rede para outra. O roteador que conecta sub-redes pode funcionar como um agente de repasse. Senão, cada sub-rede deverá ter um servidor DHCP.

Serviços Comunicar os parâmetros de configuração TCP/IP entre um servidor e um cliente DHCP. Método para alocação temporária ou permanente de endereços IP para clientes DHCP

Parâmetros de configuração Código Nome da opção Significado 1 Máscara de sub-rede Especifica a máscara de sub-rede da sub-rede do cliente. 6 Servidor DNS Especifica uma lista de endereços IP para servidores de nome DNS disponível para o cliente. 15 Nome do domínio Especifica o nome do domínio DNS que o cliente deve usar para a resolução do nome da máquina do DNS.

Parâmetros de configuração Código Nome da opção Significado 28 Endereço de broadcast Especifica o endereço de broadcast usado na sub-rede do cliente 44 Servidores Especifica uma lista de endereços WINS/NBNS IP para os servidores de nome NetBIOS(NBNS). 51 Lease Especifica o tempo em segundos a partir da atribuição do endereço até que o aluguel sobre o endereço do cliente expire.

Formato de uma mensagem DHCP op(1) htype(1) hlen(1) hops(1) xid(4) secs(2) flags(2) ciaddr(4) yiaddr(4) siaddr(4) giaddr(4) chaddr(16) sname(64) file(128) options(variável)

Campos da mensagem DHCP Campo Descrição op Tipo da mensagem (Opcode) htype Tipo do endereço do hardware hlen Tamanho do endereço do hardware hops Cliente seta para zero, o campo é usado por roteadores xid Identificador da transação secs Número de segundos desde que o cliente começou seu processo de boot flags Flags ciaddr Endereço IP do cliente. Preenchido pelo cliente usando DHCPREQUEST yiaddr Endereço IP do seu cliente

Campos da mensagem DHCP Campo Descrição siaddr  Endereço IP do servidor giaddr Endereço IP do relay agent, usado na inicialização por um roteador chaddr Endereço do hardware do cliente sname Nome do servidor. O cliente pode preencher este campo se ele sabe o nome do seu servidor(opcional) file Nome do arquivo de boot options Campo opcional para parâmetros

Mensagens DHCP Mensagem Uso DHCPDISCOVER Cliente faz um broadcast para localizar os servidores. DHCPOFFER Servidor para cliente em resposta ao DHCPDISCOVER com oferecimento de parâmetros de configuração. DHCPREQUEST Mensagem do cliente para o servidor que pode ser: requisitando parâmetros oferecidos por um servidor e descartando os outros, verificando a corretude do endereço previamente alocado ou extendendo o lease de um endereço IP

Mensagens DHCP Mensagem Uso DHCPACK Servidor para cliente com parâmetros de configuração, incluindo o endereço IP DHCPNAK Servidor para cliente indicando que o endereço de rede está incorreto ou alocado para outro cliente DHCPDECLINE Cliente para servidor indicando que o endereço IP já está em uso. DHCPRELEASE Cliente para servidor renunciando o endereço IP e cancelando o lease. DHCPINFORM Cliente para servidor, perguntando pelo parâmetro de configuração local

Lease Período fixo que um endereço é concedido a um cliente Pode ser ilimitado (ffffffff) Tempo relativo Associado ao identificador do cliente

Encapsulamento das mensagens Cabeçalho DHCP Cabeçalho UDP Cabeçalho IP Ethernet

Alocação Inicial DHCPDISCOVER (broadcast) DHCPOFFER (broacast) Cliente Servidor 1 DHCPREQUEST (broadcast) DHCPACK (boradcast)

Renovando a Concessão DHCPREQUEST (broadcast) Servidor 1 Cliente DHCPACK (boradcast)

Liberando um Endereço Servidor 1 DHCPLEASE (unicast) Cliente

Obtendo Parâmetros com IP Configurado DHCPINFORM (broadcast) Servidor 1 Cliente DHCPACK (unicast)

Atribuindo endereço IP Endereço corrente do cliente (binding); Endereço precedente do cliente (binding); Endereço requisitado na opção “Requested IP Address”; Um endereço novo disponível.

Escolhendo um período para lease Lease atribuído anteriormente ao cliente; Lease padrão Lease requisitado pelo cliente Lease relacionado com o identificador do cliente

Considerações Lease ilimitado Oferta de endereço Segurança DHCP com servidores DNS

DHCP no Windows NT

Definindo um Escopo

Parâmetros de Configuração

Reservando endereços específicos

Concessões Ativas

Configuração Final

Conclusão Configuração de redes TCP/IP menos trabalhosa Configuração de redes TCP/IP não sujeita a falhas