“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
Advertisements

A Missão.
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Apresentação do Senhor
AQUELE QUE VIRÁ, VEIO E VEM.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Batismo de Jesus.
Vimos uma Estrela.
E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós (Jo 1, 14)
O Pão da Palavra e da Eucaristia
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
Rainha dos Apóstolos.
Tríduo em louvor á São João Batista
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
A eucaristia Começar.
ALEGRAI-VOS Ele está no meio de nós.
Baptismo de Jesus.
A Trindade
Nesse segundo domingo do Advento,
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
ENTÃO É NATAL!.
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Uma Voz: "Preparai o Caminho".
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
2º DOMINGO DO A conversão, nota predominante da predica de João Batista. Durante a segunda semana, a liturgia nos convida a refletir com a exortação do.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Batismo de Jesus.
Caríssimos, Hoje nós nos alegramos porque o próximo domingo é o III do Advento (Ano B). É o domingo “Gaudete” ou domingo da Alegria. A liturgia nos.
Marta e Maria.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Epifania do Senhor Site 100% Católico:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Marta e Maria.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
(Lucas 1,38) Mas não podemos esquecer de dirigir nosso olhar Àquela que com seu maravilhoso: Mas não podemos esquecer de dirigir nosso olhar Àquela que.
O Bom Pastor.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
Uma Estrela.
Testemunhas.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
AS VISITAS FAZEM BEM.
2.015 clicar.
Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
“O “O Senhor te abençoe e te proteja”. Te guia, te defende, te sustem sempre em seus braços, onde te sentes seguro. “O “O Senhor ilumina seu rosto sobre.
A Liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a HOSPITALIDADE e o Acolhimento. Toda vez que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, o Senhor nos.
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
Transcrição da apresentação:

“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”

Nesse cenário as pessoas são indiferentes ao fato de celebrar o Natal; Elas reagem como se não existisse um personagem principal nesta festa; Natal é um dia como outro qualquer.

Quais são nossas motivações mais profundas para viver o Natal deste ano?

O ano litúrgico é diferente do ano civil O ano litúrgico é diferente do ano civil. É um meio para o cultivo da nossa fé, aprofundar a espiritualidade cristã. O tempo litúrgico nos dá a possibilidade de crescer na fé que professamos.

O estudo, a reflexão, a leitura da Palavra de Deus, as celebrações. A Igreja nos oferece esses espaços, esses meios através dos quais intensificamos as experiências do Mistério que é a presença de Deus no meio de nós: O estudo, a reflexão, a leitura da Palavra de Deus, as celebrações.

O Ano Litúrgico começa com o Advento.

O Advento nos convida a contemplar o Mistério da Encarnação: Deus se faz criança! Mergulhamos mais profundamente na vida espiritual. Criamos uma atmosfera agradável, alegre, bonita, com cores, símbolos, músicas, encontros de família, de amigos, etc.

ALTERIDADE Se refere ao outro, ao próximo, àquele que, em Jesus Cristo, é meu irmão, minha irmã. É o reconhecimento de que o outro é diferente de mim.

As diferenças nos distinguem, mas não nos afastam na convivência humana, nos convidam ao respeito mútuo, ao encontro, ao diálogo, à partilha, ao intercâmbio de vida e à solidariedade.

GRATUIDADE É compreendida a partir do amor. Na perspectiva cristã o discípulo missionário é chamado Amor Incondicional

ALTERIDADE e GRATUIDADE Na construção harmoniosa do BEM A prestar atenção nos rostos sofridos das pessoas Testemunhar uma prática cristã que leve ao perdão e a PAZ ALTERIDADE e GRATUIDADE Que nos interpelam no cotidiano da vida Nos fazem pensar no caminho longo a ser percorrido A acreditar nos pequenos gestos de reconciliação Na comunhão dos sonhos em comum

Sobra tempo para leituras mais prolongadas, paradas para refletir, rezar, encontrar pessoas? Temos espaço para tratar mais profundamente da nossa vida espiritual?

Uma Fonte que nunca seca é Palavra de Deus. Vamos buscar nessa Fonte as luzes para iluminar o Advento deste ano.

JOÃO BATISTA Foi contemporâneo de Jesus, batizou, pediu conversão, deu testemunho, reconheceu o Messias e o mostrou para o povo. João Batista teve clareza de sua missão, na medida em que atuou convidando o povo para a conversão. Ele sabia que o Messias era esperado.

João Batista sabia que ele não era o Messias, mas que sua missão era preparar o povo para aceitar que Jesus era o Messias esperado. Falava: “Sou a voz daquele que clama no deserto. (Jo 1,23).

João Batista era aquele que batizava e por isso batizou Jesus no Rio Jordão e foi acompanhando os acontecimentos, sensível aos sinais, esperando hora certa de atuar.

ISAIAS “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz e se alegrou porque carregavam sobre os ombros uma pesada carga. Nascerá um menino e seu nome será Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (cf Is 9, 1-5)

Maria Maria- aceita o projeto de Deus na sua vida, dando o Sim à maternidade de Jesus e, com José, enfrenta todos os desafios de seu Sim.

ANUNCIAÇÃO

O Anjo Gabriel, anunciou a Maria que ela seria a Mãe de Jesus; os pastores foram visitar Jesus e ficaram admirados com as coisas que ouviram a respeito dessa criança;

NASCEU O MENINO

Glória a Deus nas alturas! Os Reis Magos, guiados pela estrela vieram de longe para prestar homenagem ao Menino Deus.    

A todos desejo um Natal de alegria, paz e a benção de Deus para suas famílias. Obrigada.