FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
20 Serviços que o Espiritismo faz Por você!!! Ligue o Som
Advertisements

Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
Profª. Ms. Zilda Mendonça
Aprender: A entender a diferença entre os elementos de um verdadeiro reavivamento e de um falso reavivamento, percebendo que o verdadeiro reavivamento.
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Por Quê os Planos Falham?
Técnicas de Conservação
2ª Aula de MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Alcançando Decisões.
Programa III Roteiro 21.
A CANDEIA.
Manifestação Mediúnica dos Espíritos
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Sobre as leis da Espiritualidade
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
Seminário para trabalhadores de Casas Espíritas Sobre o:
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
O Espiritismo.
O que é o Evangelho no Lar?
Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional
Retorno à vida corporal
Base Fundamental de um Bom Serviço
Princípios básicos de funcionamento do Clube A moral e o espírito de equipe são elementos que determinam o sucesso de todo Clube de Desbravadores. A equipe.
Terra - escola dos Espíritos
Lei de Justiça, Amor e Caridade Caridade e Amor ao Próximo Capítulo XI
LEIS DIVINAS OU NATURAIS REGEM A A HARMONIA DO UNIVERSO E COMANDAM AS NOSSAS VIDAS E A NOSSA EVOLUÇÃO.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LIBERDADE
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
EXPIAÇÃO E PROVAÇÃO Foto tirada, por Kevin Carter, no Sudão, em A criança passa por uma expiação ou provação? Este fato está na esfera dos desígnios.
Reino de Deus se não nascer de novo
4º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
APROVEITAMENTO Vinha de Luz – Lição 14 – Chico e Emmanuel
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
As 4 Crises Como Conservar o Que Foi Ganho Texto: Heriberto Peter
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Minuto Aliança “ Milhares de discípulos procuram a Verdade e o Amor, através da Iniciação Espiritual, vivida nas Escolas de Aprendizes do Evangelho ”
DOUTRINAÇÃO Objetivo: Complemento da seqüência de temas sobre a mediunidade. Bibliografia: AK/LM Cap. XIV Expectativas: vamos nos ater ao tema abordado.
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Sobre a estrutura didática de “O livro dos Espíritos”
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Reencarnação e transformação íntima
CARIDADE: QUEM PODE FAZER?
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Evangelização e família
Palavra de Vida Dezembro de 2007.
Ministério da Devoção Pessoal. Ministério da Devoção Pessoal.
ESPÍRITAS NO EVANGELHO Comenta o Evangelho, nas tarefas doutrinárias do Espiritismo, entretanto, diligencia exumar as sementes divinas da verdade, encerradas.
Formação Básica para Novos Vicentinos
VIVENDO COM UM LÍDER.
§ 1º – Quando o sócio estiver exercendo cargo eletivo, ele terminará aquele seu mandato, independentemente da faixa etária.
O processo reencarnatório
ROTEIRO ESCOLHA DAS PROVAS MISSÃO E OCUPAÇÃO DOS ESPÍRITOS
Mensagem de André Luiz Revista Reformador da Feb.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
UM HOMEM CHAMADO AMOR.
NOSSO ESPÍRITO.
Uma vida de fidelidade I Corintios 8.
CENSO DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO – JUVENIL FEP
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Breve História da Assistência ao Próximo  Como funcionava na Antiguidade ?  Relatos das Relações com o Próximo no.
Diretorias de Obras Unidas “Os vicentinos dedicam-se a procurar as pessoas que são vítimas do esquecimento, da exclusão e da adversidade” (Regra – p.17)
Quadrangular vila industrial
Transcrição da apresentação:

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Breve História da Assistência ao Próximo ·      Como funcionava na Antiguidade ? ·      Relatos das Relações com o Próximo no Velho Testamento - fonte de informações sobre usos e costumes: Ø  Normas contra roubos, sedução, calúnia e a magia (Êxodo – 21 e 23) Ø  Cuidado com Leprosos (Levítico 13 e 14) Ø  Deveres para com os Viajantes (Levítico 19, 33 – 36) Ø  Auxílio aos Pobres e Escravos ( Deuteronômio 15, 17e 18) Ø  Prática da Caridade (Deuteronômio 22, 1 – 14 e 15, 7-18)

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP CONCEITO DA CARIDADE NA VISÃO ESPÍRITA CARIDADE HUMILDADE MORAL DO CRISTO EGOÍSMO E ORGULHO Benevolência para com todos Indulgência para com as imperfeições Perdão das Ofensas Pergunta 886 – L E

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP “ COMO PODE A ALMA QUE NÃO ALCANÇOU A PERFEIÇÃO DURANTE A VIDA CORPÓREA, ACABAR DE DEPURAR-SE? Sofrendo a prova de uma nova existência. COMO REALIZA ESSA NOVA EXISTÊNCIA? SERÁ PELA SUA TRANSFORMAÇÃO COMO ESPÍRITO ? Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.” Pergunta 166 – L E ORIENTADA PELA LEI DE CAUSA E EFEITO

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Nosso foco  ASSISTÊNCIA SOCIAL PROVAS DIFÍCEIS  Pobreza = Revolta  Riqueza = exacerbação do Egoísmo – deturpação da sua finalidade 1ª - PROVA ESPONTANEAMENTE SOLICITADA 2ª - RESGATE EXPIATÓRIO 3ª - EFEITO DO LIVRE ARBÍTRIO CAUSAS GERAIS QUE LEVAM À POBREZA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP 1ª - Prova Espontaneamente Solicitada Espíritos evoluídos que pedem oportunidade para sua purificação e/ou realização de tarefas  resgate dos seus débitos Mérito  pode escolher ambiente social e grupo familiar

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP 2ª - Resgate Expiatório Situação compulsória  acompanha quadro de necessidades do Espírito no seu processo de crescimento (pergunta 166!)

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP 3ª - Efeito do Livre Arbítrio  Após a Reencarnação Precedentes espirituais; Falta de Estímulo para as lutas do dia-a-dia; Preguiça, Irresponsabilidade Consequências do Mau Uso do Livre Arbítrio

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP PROVA SUPORTAR RESIGNADAMENTE POBREZA DIGNA EXPIAÇÃO Fortalecimento do Caráter  Determinado Espaço de Tempo Mais tempo para liberdade pessoal (sem preocupação com administração do patrimônio econômico-financeiro) Vida mais simples  nas necessidades e nas aspirações x RESIGNAÇÃO ACOMODAÇÃO REVOLTA  REPETIÇÃO COM ACRÉSCIMO !

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Em função destes esclarecimentos iniciais – Visão Espírita da Prova/Expiação da Pobreza – Vamos refletir, como trabalhadores da área de Assistência Social, nestes 3 pontos: 1º - Qual deve ser o nosso comportamento, frente a esta realidade ? 2º - Qual deve ser o perfil do trabalhador da Assistência Social, para atender nossos companheiros de jornada que recebemos em nossas Casas Espíritas? 3º - Como devemos estruturar o trabalho Assistencial, nas nossas Casas Espíritas ?

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP “ ....A oportunidade de trabalhar é uma bênção. A possibilidade de servir é um obséquio divino. A hora de ajudar os menos favorecidos de recursos ou entendimento é valiosa. O chão para semear, a ignorância para ser instruída e a dor para se consolada, são apelos que o Céu envia sem palavras ao mundo inteiro.” Fonte Viva – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP O Trabalhador da Obra Assistencial Espírita Espontaneidade de oferecimento ao serviço; Doação altruísta  Não esperar recompensa/agradecimento/privilégio do plano espiritual; Compromisso íntimo para consigo, com o próximo e com Deus; Atitude simpática e amiga  empatia; Compreensão do Assistido  não olhar com ar superior/ não julgar; Respeito pela individualidade do Assistido  aceitá-lo como é; É parte integrante da Equipe  (Plano Espiritual e Material); Respeito pela obra na qual trabalha; Respeito à organização  não criticar / contribuir

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP O Trabalhador da Obra Assistencial Espírita Assiduidade e pontualidade  não preencher horas vagas, mas organizar-se para ter horas vagas para oferecer; Ordem e perseverança  disposição para enfrentar dificuldades Receptividade à avaliação; Frequência nas reuniões  participar/contribuir Formação Doutrinária  Estudante da Doutrina;  Convicção na Reencarnação e na Lei de Causa e Efeito  Exercício da Lei do Amor, Justiça e Caridade  escola para evolução  Boa Vontade Voluntário

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Como devemos estruturar nosso Trabalho Obras Assistenciais Espíritas devem sempre ser organizadas e dirigidas, exclusivamente, por companheiros que se eximam de receber salários  finalidade cristã = voluntário; O Serviço Assistencial Espírita será realizado integralmente com a orientação doutrinária e assistencial espírita  sem imposição de culto ao assistido; As Casas Espíritas poderão manter Obras Assistenciais, sem prejuízo da sua finalidade (Divulgação e Estudo da Doutrina Espírita). As Obras de maior porte poderão ser desmembradas da Casa, constituindo-se entidade com personalidade jurídica própria, sem perda de seu caráter espírita; O Serviço Assistencial Espírita deverá criar e obedecer cuidadoso planejamento – recursos humanos e financeiros – sobretudo despesas fixas, a fim de evitar atendimento deficiente ou mesmo iniciar e depois encerrar as atividades;

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Como devemos estruturar nosso Trabalho As Casas Espíritas que possuem Serviço Assistencial Espírita devem recrutar, selecionar, treinar e integrar o voluntário para o trabalho, com vistas ao seu melhor desempenho na Instituição. É preferível fazer pouco, porém de excelente qualidade do que muito de qualidade duvidosa; Casas Espíritas Novas ou de Pequeno Porte, devem optar por um Serviço Assistencial Espírita ocasional, sem assumir compromissos financeiros para o futuro e, de forma segura e gradual, ir crescendo o tamanho do trabalho realizado; Obras Espíritas devem ser simples  objetos, construções ou medidas  conforto excessivo humilha os menos afortunados; Todo trabalhador voluntário deve assinar º.............., independente da sua responsabilidade dentro da Tarefa.

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Como devemos estruturar nosso Trabalho O Serviço Assistencial Espírita vive de donativos ou convênios  Apresentar demonstrativos financeiros de receitas, despesas e quais atividades foram desenvolvidas; Cuidado com as fontes de financiamento  que nunca confrontem com os Princípios da Doutrina Espírita; Não ter qualquer vinculação com financiadores que cerceiem a liberdade de ação/decisão do Trabalho, na Casa; A palavra Espírita ou Espiritismo jamais deverá ser separada do nome da Instituição; Importante conhecer a situação sócio-econômica e espiritual da pessoa assistida, para melhor atendê-la  promoção social e libertação espiritual; Visitas ao lar da pessoa assistida  respeito, fraternidade  Como fazer?

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ – FEP Como devemos estruturar nosso Trabalho Coleta de dados mediante entrevista  nunca dê impressão de sindicância; Visitas sempre em duas pessoas (casais – um homem e uma mulher) Todo processo de ajuda pressupõe a participação efetiva do próprio assistido, respeitadas as suas limitações