= + CUSTOS DA QUALIDADE Custos da Qualidade Desperdício Não Qualidade

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Transcrição da apresentação:

= + CUSTOS DA QUALIDADE Custos da Qualidade Desperdício Não Qualidade Vanessa Fortes Aula 3

FÁBRICA INVISÍVEL Unidade de processamento de peixe Retrabalho Desp. Vanessa Fortes Aula 3

CUSTOS DA QUALIDADE Em cada empresa existe uma fábrica invisível, produzindo produtos irrecuperáveis e desperdiçando o tempo dos empregados O custo de operar a fábrica invisível é chamado custo devido a defeitos e enganos. Este custo não será detectado nas contas da empresa Só os resultados indiretos podem ser vistos - perdas ou lucros baixos Listando os vários tipos de custos da não qualidade estamos compilando o balancete da fábrica invisível Podemos adquirir um rastro da “produção“ e dirigir os nossos esforços para reduzir os custos Vanessa Fortes Aula 3

4. Custos externos devido a defeitos e erros CUSTOS DA QUALIDADE Antes Durante Depois Processo 1. Custo de prevenção 2. Custos de avaliação 4. Custos externos devido a defeitos e erros 3. Custos internos devido a defeitos e erros Vanessa Fortes Aula 3

CUSTOS DA QUALIDADE Lembrem-se Inspeções e verificações podem reduzir ligeiramente o custo da fábrica invisível Mas o custo destas medidas extras podem representar mais O sucesso está limitado porque não foi atacada a raiz do problema Atacar a raiz do problema significa impedir defeitos e enganos de acontecer Deve-se evitar os tipos de custo 3 e 4 O tipo 2 às vezes é necessário para se ter certeza do que está sendo feito O tipo 1 é o que deve ocorrer sempre Vanessa Fortes Aula 3

FÁBRICA INVISÍVEL Você viu a fábrica invisível em operação na sua empresa? O que é que a fábrica invisível da sua empresa está produzindo? Qual o tempo de funcionamento que você estima que é gasto na fábrica invisível? Você toma alguma medida preventiva na sua empresa? (Levando em conta que o trabalho de melhoria é uma medida preventiva) Quais medidas preventivas são ou podem ser realizadas na sua empresa? Quais os meios de avaliação da sua empresa? Quais os custos internos e externos ocorrem devido a defeitos e erros? Vanessa Fortes Aula 3

CUSTOS DA QUALIDADE Quando comprou um produto defeituoso pela última vez? Para quantas pessoas você falou sobre isso? O que pensa da empresa? Conhece outra empresa no mesmo negócio que faz um trabalho melhor? Para qual dessas empresas você preferiria trabalhar? Qual a empresa que terá mais facilidade em atrair e manter os empregados capazes? Vanessa Fortes Aula 3