Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Advertisements

RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Experiência de Petrópolis
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
PNEDH e compromisso do Estado
Educação Permanente em Saúde :
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Atenção em saúde mental, álcool e outras drogas para profissionais que atuam nas comunidades Kalungas.
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
SPE & PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Foco de Atuação: Atenção Básica
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Programa Estadual de DST/Aids SP Paula de Oliveira e Sousa
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
TEMAS TRANSVERSAIS.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Transcrição da apresentação:

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Públicas Municipais - SPE Rio Grande - RS

Instituições Executoras   SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE- SMS Coordenação Municipal de DST/AIDS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SMEC Unidade Pedagógica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG Departamento de Enfermagem Departamento de Educação e Ciências do Comportamento GRUPO DE APOIO E PREVENÇÃO À AIDS - GAPA - RIO GRANDE

Um pouco da nossa história ...

Orientação sexual na escola desde 1992

1998 Capacitação de professoras(es) universitárias(os) para a prevenção de DST/AIDS Promoção: CM DST/AIDS e Secretaria Estadual de Saúde

1998 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Temas transversais – educação comprometida com a construção da cidadania Ética Pluralidade cultural Meio ambiente Saúde Orientação sexual Trabalho e consumo

Formação de professoras(es) da rede estadual: FURG/ Secretaria Estadual de Educação

1999-2000: Terceiro Milênio Sexualidade e Cidadania: uma questão curricular SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE- SMS Coordenação Municipal de DST/AIDS   SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SMEC Unidade Pedagógica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG Departamento de Enfermagem Departamento de Educação e Ciências do Comportamento GRUPO DE APOIO E PREVENÇÃO À AIDS - GAPA - RIO GRANDE

1999: Primeira Etapa Capacitação de 72 professoras(es) de 32 escolas públicas municipais para elaboração e operacionalização de projetos de orientação sexual em seus ambientes de trabalho. Discussões acerca de alternativas para o envolvimento de toda a comunidade escolar, pois sabia-se que somente com esse comprometimento os projetos poderiam ter êxito. Metodologia: “como elaborar projeto”, palestras, oficinas, vídeos, teatro,... Carga horária total 204 horas de atividades Cada escola “desenhou” seu projeto para ser executado no ano seguinte, de acordo com sua realidade.

2000:Segunda Etapa Execução dos projetos nas escolas, com supervisão e apoio das instituições parceiras e das coordenadoras. Encerramento do projeto: divulgação das atividades realizadas em cada escola, apresentação de pôsteres, peças teatrais, dança, música,... Local: “Largo Dr. Pio”, 1º de dezembro.

APAE

2001-2008 Seminários de prevenção de DST/AIDS Seminários Corpo, Gênero e Sexualidade Concurso de desenho Atividades de formação continuada com as(os) professoras(es). Atividades das(os) professoras(es) nas escolas(as): representantes assumiram o compromisso de manter vivo esse tema transversal no currículo de suas escolas. Algumas conseguiram e mantêm até hoje ...

Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – FURG - DECCC

2006: Saúde e Prevenção nas Escolas – atitude para curtir a vida. Capacitação realizada em Porto Alegre. Reorganização da equipe para implantar o projeto no município do Rio Grande. Nomeação do Grupo Gestor Municipal.

2007 Execução do SPE: nova estratégia escolha de uma escola piloto E.M.E.F. Dr. Rui Poêster Peixoto Comunidade escolar Concurso municipal de redação sobre prevenção de DST’s/AIDS.

Objetivo Geral Desenvolver ações que promovam um processo de viver saudável para as(os) estudantes das escolas, problematizando temáticas relativas a gênero, educação sexual, direitos sexuais e reprodutivos, saúde sexual e reprodutiva, com foco na prevenção da gravidez precoce, das DST's/HIV/AIDS e do uso de drogas, por meio de abordagens transdisciplinares.

Objetivos Específicos Identificar os anseios e dúvidas de crianças e adolescentes, no que se refere ao processo de adolescer saudável, do ponto de vista bio-psicossocial. Problematizar questões referentes ao cuidado de si, incitando-lhes à responsabilidade pelas escolhas presentes e futuras. Delinear e desenvolver estratégias metodológicas, com caráter participativo, para trabalhar as temáticas propostas por adolescentes ou sugeridos pelos integrantes do projeto. Refletir sobre as representações de sexualidade. Esclarecer a respeito das DSTs, hepatites, HIV, AIDS, drogas e gravidez não planejada.

Problematizar o sentido de sexualidade, percebendo-a não apenas como uma essência manifesta pelos processos biológicos do corpo. Discutir a sexualidade como uma construção histórica, cultural, social e política, bem como suas configurações no contexto escolar. Sensibilizar os pais, mães ou responsáveis legais para participarem do projeto. Informar a respeito de dados epidemológicos da cidade do Rio Grande. Trabalhar aspectos sociais como: preconceitos, medos, mitos e solidariedade (direitos humanos, exclusão social, assistência).

Refletir acerca da importância dos valores morais, éticos, políticos, entre outros para a formação da personalidade. Encaminhar aos órgãos competentes, sempre que necessário, para testagem e tratamento das DST/HIV/AIDS e dependência de drogas a população atendida pelo projeto. Divulgar à comunidade escolar os serviços de saúde disponíveis. Realizar dia de Ação Comunitária. Divulgar na mídia, em eventos científicos e em periódicos os resultados do projeto.

Oficina com as professoras da escola Rui Poêster Peixoto

Oficina com mães, pais e responsáveis

Oficina com estudantes

GAPA-RG: atuação no SPE Estratégia da redução de danos

Concurso de redação Capa: Primeiro lugar concurso de desenho 2002

Planos para 2008 Incluir mais duas escolas no projeto Agenda da(o) estudante Seminários Concursos

Obrigada!!!!!!