A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ."— Transcrição da apresentação:

1 CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ Marcia Rendeiro, UNA-SUS/UERJ Marcelo da Costa, UNA-SUS/UERJ

2 a saúde da população LGBT. “Promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, contribuindo para a redução das desigualdades e para a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equânime.” A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), instituída pela Portaria nº 2.836, de 1° de dezembro de 2011, tem como objetivo geral: Em 2013, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, criou o curso “Política Nacional de Saúde Integral LGBT”. Desenvolvido em parceira com a UNA-SUS/UERJ e a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS), foi lançado em maio de 2015.

3 Módulo de 45h totalmente autoinstrucional O curso é livre e pode ser realizado por todos que se interessarem pelo tema. Organizado de forma a contribuir com os(as) profissionais de saúde, notadamente os(as) trabalhadores(as) do SUS, para que realizem suas ações de cuidado, promoção e prevenção com qualidade e de forma equânime, garantindo à população LGBT acesso à saúde integral.

4 PROPOSTA PEDAGÓGICA Estruturado por 3 unidades Vídeos utilizando Casos Complexos – a partir de situações reais dos profissionais da saúde e da população LGBT no uso dos serviços. Nome social: cidadania e respeito Rompendo com a Simbologia na Reprodução como Sexualidade do Feminino Cuidado e Masculinidades: Desconstruindo Preconceitos Objetivo da escolha pedagógica permitir a problematização de ocorrências comuns no cotidiano dos profissionais com vistas ao desenvolvimento de competências para a atuação profissional e à humanização do atendimento.

5 VÍDEOS

6 QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO formulários de pesquisa disponível online para análise quali-quantitativa sobre a autoavaliação dos alunos sobre o Curso: nível de satisfação em relação aos critérios metodológicos; pedagógicos e midiáticos; autoavaliação de percepção de aprendizagem sobre o temas estudados; aspectos positivos e negativos; 2605 alunos responderam ao formulário

7 QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

8 respostas positivas em relação à metodologia pedagógica aplicada: “Apresentação de vídeos com as vivencias referente ao tema abordado.”; “Os vídeos com relatos de profissionais e de quem passou pelo processo trans.”; “O curso é completo! Excelente metodologia de ensino, bibliografia, e o uso dos videos com depoimentos dos profissionais de saúde e da população usuária dos serviços estimulam em muito a reflexão sobre a temática.”; “A forma como o conteúdo foi apresentado, os materiais disponibilizados e principalmente os vídeos que me ajudaram muito a compreender a realidade de vida deste segmento.” “Apresentação de vídeos com as vivencias referente ao tema abordado.”

9 Os resultados apresentados nesse estudo desmonstram que assumir a proposta pedagógica Casos Complexos foi uma excelente escolha para proporcionar a reflexão sobre os casos do cotidiano e dificuldades que os profissionais enfrentam frente aos objetivos e diretrizes da Política. Além disso, vincular teoria e prática, constroem novos conhecimentos e competências. A oferta ainda está em vigor, mas a avaliação positiva até o momento demonstram que a proposta pedagógica aplicada tem potencial para ser utilizada como estratégia de capacitação profissional dessa Política, por permitir o compreendimento do atendimento e da vida da polução LGBT.

10 OBRIGADA! Juliana Mercês jumerces@unasus.uerj.br


Carregar ppt "CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google