COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI FACULDADE DOS GUARARAPES COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br
FACULDADE DOS GUARARAPES Professor Nome: Rômulo César Dias de Andrade Mini CV: Mestrando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco CIN-UFPE na área de Metodologias Ágeis (em andamento). Pós-Graduado em Gestão da Tencologia da Informação pela FIR - Faculdade Integrada do Recife (2010). Possui Graduação em Tecnologia de Sistema da Informação pela FAPE – Faculdade Pernambucana (2008). Atualmente trabalha na INFOX Tecnologia, lotado no TRF 5ª (Tribunal Regional Federal) como Gestor de Fluxo de Processos/ Analista de Negócios. Tem 6 anos de experiência de mercado na área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software e melhoria de processos. CV Completo: disponível em http://lattes.cnpq.br/1559585906838684 Áreas de Interesse: Engenharia de Software, Análise de Projetos e Sistemas,Gerência de Projetos baseado na metodologias Ágeis (SCRUM), Engenharia de Requisitos e Fluxo de Processos com BPM.
FACULDADE DOS GUARARAPES Turma Nome ? Qual a expectativa com a disciplina ? Possui experiência com o Tema ? Trabalha ? Onde ?
FACULDADE DOS GUARARAPES Plano de Vôo EMENTA Introdução à gestão de vendas. Psicologia da venda. Perfil e habilidade da área de vendas. Etapas da venda. O ciclo do produto e das vendas. Planejamento da venda. Vendas simples e complexas. Plano para primeira visita. OBJETIVO Desenvolver no aluno a competência de contratar, comercializar e/ou vender projetos, produtos e serviços relacionados as tecnologia da informação e comunicação.
FACULDADE DOS GUARARAPES Plano de Vôo HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Negociação em contratos Capacidade de vendas Elaboração de plano de negócios Terceirização de serviços
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FACULDADE DOS GUARARAPES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I Apresentação + Plano de Ensino; Vendendo Software; Engenharia de Vendas; Análise de Mercado; Benchmarking; Marketing Comunicação; Prospecção do Mercado; Contato com o Cliente; Técnicas de Negociação; Plano de Negócio
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE II Gerenciamento de Projetos; Ciclo de Vida do Projeto; Empresas Projetizadas; Modelos de Negócio com Software Livre; Impacto do Software Livre no Mercado; Valor Estratégico do Software Livre; Empreendedorismo.
Cronograma de Aulas
Cronograma de Aulas
FACULDADE DOS GUARARAPES Atividades Discentes Listas de exercício a serem discutidas e desenvolvidas em sala de aula; Trabalhos em equipes; Atividades extraclasse.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Trabalhos em sala de aula e extraclasse. Avaliações Individuais/Grupo. Participação e Presença.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA VARGAS, RICARDO VIANA. Gerenciamento de projetos:: estabelecendo diferenciais competetivos.. 7ª ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. v.. 236 p.. BRUNI, ADRIANO LEAL. Gestão de custos e formação de preços:: com aplicações na calculadora HP 12C e excel.. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. v.. 569 p.. MATTOS, João Roberto Loureiro de; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação:: uma abordagem prática.. São Paulo: Saraiva, 2008. v.. 278 p..
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução à ciência das finanças. 15ª ed. RIO DE JANEIRO: Forense, 2001. v.. 548. CHING, HONG YUH. Contabilidade e finanças para não especialistas. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v.. 337 p.. GESTÃO de desenvolvimento de produto; ROZENFELD, Henrique et al.. Gestão de desenvolvimento de produtos:: uma referência para a melhoria do processo.. São Paulo: Saraiva, 2006. v.. 542 p.. HABERKORN, ERNESTO. Um bate-papo sobre T.I.:: tudo que você gostaria de saber sobre o ERP e tecnologia da informação, mas ficava encabulado de perguntar.. São Paulo: Saraiva, 2009. v.. 184 p.. PEREIRA, Aisa. Vendendo software:: a metodologia da engenharia de vendas para empresas de software.. São Paulo: Novatec, 2009. v.. 155 p..