Plano de Doutoramento Construção de uma Base de Conhecimento Lexical para o Português Nuno Seco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
Procura_PALavras (P_PAL): Um software para avaliação de palavras do Português Europeu Ana Paula Soares, Montserrat Comesaña, José João Almeida, Alberto.
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
AS TRÊS LOGIAS DO NEOPATRIMONIALISMO
Sistemas de informação:
HAREM 2.0 Proposta Luís Sarmento e Cristina Mota
Metodologias de Investigação
Metodologia de Investigação
Lógica Matemática e Computacional 1.1 – Inteligência Artificial
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
3. O léxico 3.1. Léxico mental.
Orientação por Objectos > Modelo de Processo OO > Identificação de Classe e Objectos Aula 12.
Como os professores lidam com os erros
ATSI ExtendingAndFormalizingTheFrameworkForInormati onStyleArchitecture Alunos: Manuel Mendes- nº49703 Francisco Silva – nº51298 Cristina Fraga- nº51383.
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Redação de textos técnicos recomendações
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Criando corpora pessoais Corpógrafo – presente e futuro
Cifra de Vigenère Técnicas de Data Mining para cripto-análise
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Extracção Automática de Ontologias a Partir de Texto
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
As relações entre palavras
Balanço final e perspectivas de futuro Diana Santos, Hugo Oliveira, Cláudia Freitas, Cristina Mota e Paula Carvalho Encontro do Segundo HAREM Universidade.
INQUER Interacção Pessoa-Máquina em Linguagem Natural
Concepção e Desenvolvimento de Interfaces para o GeoTumba! Sérgio Freitas, Ana Paula Afonso, Mário Silva {apa,
Religiões Abraâmicas.
SINTAXE Relações Gramaticais.
UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
Introdução à Classificação de Texto
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ontologias Profa. Lillian Alvares
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Extracção Automática de Ontologias
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
WordNet: Relações Semânticas e Métricas de Associação/Semelhança
Terminologia Aplicada à Tradução e à Interpretação
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
Replicação Metas Curriculares de Português
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Implementação de buscas utilizando Linguagem.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Classificação de Texto
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
Dissertação de Doutoramento de Stephen D. Richardson
Título da Apresentação
1. Aspectos tradicionais da Morfologia 1.1. A palavra ou vocábulo formal.
Morfoolimpíadas Uma proposta concreta Paulo Alexandre Rocha & Diana Santos (Faro, 27 de Junho de 2002) Evolução.
Antonio Walter1 Justificativa. Apresenta a resposta a pergunta por que? Contribui diretamente na aceitação da pesquisa por parte do orientador e entidade.
1. Aspectos tradicionais da Morfologia
Triangulação de métodos
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Classificação de Textos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Projeto de Banco de Dados
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 01 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula 5– Sistemas Especialistas.
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
Introdução O processo de design de software consiste de uma série de decisões de design que geralmente envolvem diferentes alternativas de solução, consideradas.
1 * Estágio Supervisionado * Revisão da Literatura REVISÃO DA LITERATURA Trata-se da revisão da literatura a respeito do tema a ser pesquisado, contribuindo.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MODELAGENS DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENT(DER) DIAGRAMA DE TRANSIÇÕES DE ESTADO (DTE) DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS (DFD)
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
GRLibrelotto & JCRamalho & PRHenriques, XATA’06, Fevereiro Topic Maps aplicados ao Sistema de Informação do Museu da Emigração Giovani R. Librelotto.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Transcrição da apresentação:

Plano de Doutoramento Construção de uma Base de Conhecimento Lexical para o Português Nuno Seco

Estrutura da Apresentação  Objectivos  Motivação  Expectativas  Plano  Critérios de Sucesso

Objectivo  Criar uma Base de Conhecimento Lexical para o Português. Formalização de uma metodologia Uma implementação da metodologia

Objectivo  Tornar explícita a informação sobre conceitos (referenciados por termos). O que é árvore?  “planta alta de caule (tronco) e ramos lenhosos” Para que servem? São seres vivos? Se sim, como nascem? Quantos tipos existem?

Definição de Base de Conhecimento Lexical “É um repositório de informação sobre conceitos que pode ser utilizado em áreas como a Linguística, IA e Ciências da Informação (…) contém informação sobre conceitos lexicais e as suas relações.” Robert Amsler (1984)

Definição de Base de Conhecimento Lexical “É uma estrutura que fornece uma organização semântica aos termos do nosso léxico, tornando explícita as relações semânticas entre estes.”

Motivação  O nosso sistema conceptual está organizado como uma rede de conceitos. (Miller, Quillan)  O sistema conceptual governa a forma como: pensamos, agimos e comunicamos. (Lackoff)  Conceitos esses que são referenciados por termos.

Motivação Para as máquinas: Recolha de Informação Desambiguação Semântica e Sintáctica Semelhança semântica entre Palavras Pergunta e Resposta  Para os humanos: Pode servir como um auxiliar de escrita, como um Dicionário ou Tesauro.

Abordagens Estatísticas  Algoritmos estatísticos, como frequências de co-ocorrências, são semanticamente cegos. carro pneu volante motor veículo condutor

Abordagens Manuais  Conhecimento é compilado manualmente. WordNet, Cyc, HowNet  Problemas: Muito moroso Muito caro

Abordagens Baseadas em Extracção de Informação  Procurar padrões que indicam a existência de uma relação semântica no texto: parte_de(pneu, carro) tipo_de(carro, veículo) parte_de(motor, veículo) usa(condutor, carro)

Abordagem Proposta  Baseada em Extracção de Informação. Análise das definições em dicionários. (Inspirada na abordagem do MindNet)

Abordagem Proposta  Informação sintáctica Substantivos Verbos Advérbios Adjectivos  Informação predicativa comida é o objecto_típico de verbo comer

Abordagem Proposta  Informação sobre os diferentes sentidos de um termo Um representação para lidar com homonímia:  parte_de(banco.1, jardim)  instância_de(BES, banco.2)

Exemplo CARRO.1 Categoria: Substantivo Definição: Hiperónimos: veículo.1 Hipónimos: Merónimos: pneu, motor, volante Objecto_Típico_de: conduzir.2 (…)

Expectativas  Existência de uma Ontologia Lexical para o Português.  Um sistema informático (semi-)automático de extracção de conhecimento. Capaz de Evoluir  Adição de novo conhecimento  Refinamento do existente

Exemplo de utilização  Sistema de Pergunta e Resposta: oraculo:\> Existe alguma bíblia muçulmana? oraculo:\> Corão, Alcorão

Exemplo de Utilização Livro Sagrado Bíblia Corão Islamismo Cristianismo MuçulmanoCristão

Planificação  Revisão Bibliográfica. Identificação das relações semânticas mais importantes.  Procura de recursos para iniciar o processo de extracção. (Dicionários)  Definição do modelo de dados para armazenamento.

Planificação  Protótipo do sistema de extracção. Formalização do Processo de Extracção Base de Conhecimento Lexical.  Análise do recurso gerado. Aplicação em tarefas específicas. Medição do Impacto  Melhoramentos.

Critérios de Sucesso  Utilização do recurso por terceiros  Contribuição do recurso em tarefas relacionadas com PLN: Recolha de Informação Desambiguação Semelhança Semântica Sistemas de Pergunta e Resposta

Plano de Doutoramento Construção de uma Ontologia Lexical para o Português Nuno Seco