O BEBÊ MENOR DE DOIS MESES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

EXAME FÍSICO NEONATAL.
Assistência ao RN na Sala de Parto
O Recém-nascido.
Transmissão das Infecções
Etapas do desenvolvimento
CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECÉM - NASCIDO
VIROSES Prof Edilson Soares
USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Nematódeos parasitas do ser humano
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Enfermagem obstétrica
Hábitos de Higiene Pessoal
PARTO RECONHECIMENTO:
Características do Recém nascido normal
A criança internada na Unidade Intermediária
Doença Diarréica.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Profª Vivian Zaboetzki Dutra
Meningite.
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
PROF: ANDRÉA BENVENUTA ANTONIO
ENTENDENDO (E CUIDANDO) O CORPO HUMANO
PRIMEIROS SOCORROS.
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
HIGIENE CORPORAL.
HEMORRAGIA Renatta Pontes.
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
Métodos anticoncepcionais
Câncer de boca.
Baixa Produção de Leite
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto
Prof. Erika Meirelles de Castro
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
MENINGITE.
Nematódeos parasitas do ser humano
Estudo de Caso Jeremias
AVALIAÇÃO DO SISTEMA GENITO-URINÁRIO FEMININO
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
Cuidados com os medicamentos:
Pré - Natal Como iniciar ( BHCG e TIG );
Vamos aprender a ser saudáveis?
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Aleitamento Materno.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
FLOQUINHOS DE ALGODÃO: LEIA MAIS SOBRE A CASPA
OS RINS.
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Professora: Leidiane Pimentel
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Infeções sexualmente transmissíveis
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Cecília Helena de Siqueira Sigaud
ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

O BEBÊ MENOR DE DOIS MESES

O bebê menor de 02 meses tem características especiais O bebê menor de 02 meses tem características especiais. Muitas doenças levam-no a morte rapidamente. No país, cerca de 60% das mortes ocorridas acontecem no primeiro mês de vida, sendo que o maior número dessas mortes ocorre nos primeiros dez dias de vida.

Cuidados imediatos com o RN após o parto: Lavar bem as mãos antes de receber o RN Secar e aquecer com pano limpo e seco, coloca-lo sobre a mãe, para que a mesma possa amamentá-lo. Limpar a boca e o nariz com gaze estéril Amarrar o cordão umbilical, aproximadamente a 03 cm da pele e corta-lo com tesoura a mais ou menos a 01 cm adiante, realizar o curativo do coto umbilical somente com álcool a 70%. Avaliação da vitalidade do RN: Avaliar o RN do primeiro ao quinto minuto de vida com a escala de apgar: Choro forte; Movimenta-se ativamente; Respira normalmente; Tem a pele rosada (os da raça branca) ou pele avermelhada ( os da raça negra). Se for avaliado ao contrário desses tópicos, encaminhar o RN ao serviço de saúde mais próximo

PELE A palidez do RN pode significar hemorragias internas ou doenças que podem levar a anemia grave. A roxidão ou cianose em suas extremidades é devido à temperatura do ambiente. Icterícia ou pele amarelada, que é a coloração amarelo-alaranjada da pele do RN, dificilmente aparece antes das 24 horas de vida. A textura da pele é delicada, fina e lisa, apresentando dobras nos MMSS, MMII e pescoço. A pele é coberta com uma substância branca e gordurosa, chamada de verdes caseoso, é uma substância que protege a pele do bebê dentro do útero. As manchas mongólicas que se localizam principalmente na região inferior das costas e das nádegas. São manchas azuladas como se fossem machucados (equimoses), que regride espontaneamente em poucos dias. O eritema tóxico é pequenas lesões avermelhadas e arredondadas em pequeno numero espalhadas pelo corpo. Acredita-se que elas aparecem devido a reação ao novo ambiente. Na região do nariz e bochechas, podem-se encontrar pequenos pontos brancos amarelados que são chamados de milium sebáceo, é causado por causa do entupimento das glândulas sebáceas.

CRÂNIO Pode-se perceber que os ossos do crânio apresentam o cavalgamento, e também pequenas saliências que são devido ao acomodamento dos ossos da cabeça. E importante à mensuração do perímetro cefálico para acompanhar o crescimento da cabeça. Nos primeiros dias de vida é difícil abertura ocular, porque as pálpebras estão inchadas. A gengiva do RN é bem fina e por isso é possível ver as sombras dos dentes. TÒRAX É freqüente o aumento do tecido mamário, tanto em meninas quanto em meninos podendo haver saída de secreção; isso ocorre devido a passagem de hormônio entre a mãe e o bebe.

ABDOME O coto umbilical logo após o nascimento torna-se esbranquiçado e úmido, após este período torna-se seco e escuro. Entre o oitavo e décimo dia ele cai por si mesmo. Cortar as unhas do bebe quando ultrapassar as bordas do dedo. GENITAIS Nos meninos a bolsa escrotal é variável e os testículos ainda não desceram. Alguns bebes podem ter a bolsa escrotal bem grande e tenso, com a aparência de estar cheio de liquido, denominado hidrocele, que desaparece nos primeiros meses. Nas meninas apresentam os pequenos lábios e clitóris inchados, podendo apresentar saída de secreção ou sangramento, devido à passagem de hormônio da mãe para o bebe.

ANUS Nas primeiras 24 horas o bebe elimina o mecônio, que são fezes escuras e esverdeadas. Após o segundo dia eles apresentam as fezes de transição que são liquidas, esverdeadas e de cheiro forte. O ritmo de evacuação do bebe varia de acordo com a quantidade de alimentação ingerida por dia. Geralmente a cada mamada. DIURESE O RN pode apresentar urina com odor forte lembrando amônia. Podendo ser eliminado por varias vezes ao dia.

ALGUNS PROBLEMAS COMUNS AO BEBÊ No crânio pode apresentar bossa serosanguinea e cefalematoma, é uma conseqüência ao trabalho de parto. Secreção ocular devido a uma reação ao nitrato de prata. Obstrução nasal dificulta a amamentação. Na boca pode apresentar fendas do lábio, chamados de lábio leporino ou fenda palatina. Outros RN apresentam lesões esbranquiçadas na boca, trata-se por uma infecção por fungos denominada monília ‘sapinho’. Na região abdominal, pode-se desenvolver hérnia umbilical e na região inguinal, hérnia inguinal. O bebe apresenta cólicas demonstrando através de choro e desconforto. Não se sabe o mecanismo que provoca o aparecimento e o desaparecimento das cólicas, recomenda-se massagem local e compressa morna. Regurgitação, famosa gofadas deve-se ao fato de mamar demasiado e automaticamente regurgitam o excesso. O perigo da regurgitação está na possibilidade do bebê aspirar ao vômito, que pode causar pneumonia. Impetigo trata-se de uma infecção da pele que apresenta bolhas de pus localizada nas palmas das mãos, na planta do pé, pescoço, debaixo do braço, em torno do umbigo ou na região genital, que deve ser logo tratada.

CUIDADOS GERAIS O banho é muito importante para a higiene do bebê, além de ser refrescante e prazeroso, a mãe tem sempre que ter cuidado com o ouvido e o nariz e verificar a temperatura da água. Se a comunidade dispõe de água tratada é preciso esquentá-la, senão deve-se ferver. A cada troca de fralda é recomendada a limpeza da região anal, usando sabonete neutro e água, pois sem uma boa higiene pode provocar assaduras e irritações. A higiene do ambiente, das roupas e dos utensílios deve ter um cuidado especial. As mãos da mãe, que tem contato direto com o bebê, devem ser bem lavadas. O berço ou cama do bebê devem ser seguros e evitar o uso de objetos que possam causar acidentes. A vacinação nos primeiros meses é fundamental para o bebê, nas áreas que existem malária, dengue, febre amarela e doença de chagas é necessário o uso de mosqueteiro.

O ALEITAMENTO E O CARINHO MATERNO SÃO ESSENCIAIS NO CRESCIMENTO DA CRIANÇA