A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Drª Lucivânia de O.Pires

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Drª Lucivânia de O.Pires"— Transcrição da apresentação:

1 Drª Lucivânia de O.Pires
UniEvangélica

2 Doenças Bucais mais comuns nas gestantes...
 Gengivite : ACÚMULO DE PLACA BACTERIANA +DEPRESSÃO DO SISTEMA IMUNE : Inflamação e sangramento gengival. Além de sangramento apresenta aumento de volume–inchaço, fica com um aspecto mais avermelhado, dolorida e brilhante.

3

4 Periodontite :Quando não cuidamos da gengivite enquanto está no estado inicial, as bactérias “tornam-se mais fortes e numerosas” e conseguem infiltrar além da gengiva, vão para o osso e ligamentos que sustentam os dentes, causando a periodontite. ACÚMULO DE TÁRTARO

5

6 FOCOS DE INFECÇÃO DE ORIGEM ODONTOLÓGICA, PRINCIPALMENTE A PERIODONTITE, PODEM AUMENTAR AS CHANCES DE PARTO PREMATURO E NASCIMENTO DE CRIANÇAS COM BAIXO PESO.

7 OS DENTES NÃO FICAM FRACOS DURANTE A GRAVIDEZ

8 O QUE FAZER PARA EVITAR AS DOENÇAS BUCAIS?
Alimentação saudável Boa higiene bucal Consultas ao dentista

9 SAÚDE BUCAL DO BEBÊ

10 CÁRIE DENTAL NA INFÂNCIA
CÁRIE DE MAMADEIRA Desenvolvimento rápido É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal antes de dormir. uso excessivo de açúcares na alimentação da criança

11 A amamentação é importante para a saúde bucal do bebê
A amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

12 O NASCIMENTO DOS DENTES DE LEITE.

13 Que reações a chegada dos dentes pode causar?
Coceira na gengiva Gengiva mais abaulada e esbranquiçada Aumento da salivação Perda de apetite sono do bebê mais agitado. Sintomas Relacionados: Febre Diarreia Vômitos O bebê leva a mão e tudo o que pega à boca, principalmente para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar estados febris, vômitos e diarreias, sintomas sempre relacionados com o aparecimento dos primeiros dentes.

14 O que fazer para amenizar o desconforto?
Dar mordedores para o pequeno morder. Se forem gelados, melhor ainda. Massagem feita o dedo bem limpo ou com uma dedeira de silicone. Medicação: em alguns casos, se o desconforto estiver muito grande, o pediatra poderá indicar algum analgésico. Procurar um odontopediatra, logo ao nascimento do primeiro dente.

15 Deve-se ou não utilizar medicamentos para conter/minimizar os sintomas e reações adversas provenientes do nascimento dos dentes do bebê?

16 Higiene bucal do bebê Deve começar a partir do nascimento do bebê.
No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite.

17 Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira.

18 Aos 14 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil utilizando creme dental com flúor, mas a quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de um grão de arroz cru. Ao final da escovação limpe a boca do bebê com uma gaze para tentar retirar o excesso.

19 A partir dos 3 anos aproximadamente a criança será capaz de cuspir, então a partir do momento que ela consiga cuspir, já poderá utilizar o creme dental com flúor em quantidade normal, mas sempre deverá ser supervisionado para que não engula.

20 FLUOROSE

21 COMO REMOVER A CHUPETA? Para remover a chupeta, deve-se reduzir o seu uso a cada dia. Comece utilizando-a moderadamente, somente quando a criança estiver adormecendo. É a mãe que deve administrar as horas de uso, e não a criança. 2 anos de idade

22


Carregar ppt "Drª Lucivânia de O.Pires"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google