Arcadismo ou Neoclassicismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Arcadismo Contexto Histórico.
Principais Características
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
Arcadismo Século XVIII.
O ILUMINISMO.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Classicismo.
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Humanismo e individualismo
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Arcadismo ou Neoclassicismo:
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
O Brasil no fim do século XVIII
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
O Arcadismo no Brasil.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
CLASSICISMO.
ARCADISMO.
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª. Indianara..
Século XVIII Século das Luzes
Arcadismo/Neoclassicismo
Quadro geral da transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira
ARCADISMO Introdução.
Arcadismo no Brasil Profª Sandra.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Neoclassicismo e Romantismo
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
ARCADISMO Pontos importantes.
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
Professor: Nilo Jr.
Hanna F. Caparelli 5º ano B Pirlimpimpim Professora: Paula Nogueira.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
RENASCIMENTO CULTURAL
O BARROCO.
ARCADISMO Pontos importantes.
Arcadismo Caroline Ferrari.
Transcrição da apresentação:

Arcadismo ou Neoclassicismo Período Histórico: século XVIII Local: Europa ( Portugal – Brasil) Também conhecido por Setecentismo (dos anos 1700 )

Objetivo do Movimento Traduzir a busca do natural e do simples com a adoção de esquemas rítmicos mais graciosos. Retratar a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero. A busca do campo pela arte é uma forma de resgate de um bem perdido pelo surgimento das cidades. Justifica-se como principal característica o bucolismo, elevando a vida despreocupada e idealizada nos campos. O mito do homem natural: bom selvagem O poeta ( herói ) representa certa oposição aos abusos de juízes, políticos e clero. Essa politização do movimento apresenta-se também através dos poetas árcades que eram participantes da Conjuração Mineira.

Referências históricas Século das Luzes propaga a ciência, o saber, o progresso e a crença de que o bem-estar coletivo só pode advir da razão. Influência da teoria de Rousseau do bom selvagem (origem do nativismo) Influência de Horácio com "Fugere urbem" (fugir da cidade). Revolução Industrial, urbanização e independência dos Estados Unidos em 1776.

Movimentos de revolta em muitas colônias da América Latina como a Inconfidência Mineira. No Brasil: mineração, Inconfidência, poetas árcades e Aleijadinho. Transferência do centro econômico do Nordeste para Rio de Janeiro e Minas Gerais, em particular Vila Rica.

Como podemos reconhecer os textos Árcades? Pelos poemas: De literatura simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco. Os temas também são simples e comuns aos seres humanos: amor, morte, casamento, solidão. As situações mais frequentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso.

Qual é a referência dos Poetas Árcades? Volta aos modelos clássicos greco-latinos da Antiguidade e aos renascentistas. Acreditavam ser a arte uma cópia da natureza, refletida através da tradição clássica. Fazem uso da mitologia pagã, exceto os textos de Basílio da Gama e Santa Rita Durão, Fazem uso de frases latinas.