PÁGINAS 279 E 280. 1)SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

HISTÓRIA Professor Balduino.
entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
Concentração de terra no Brasil
Sociedade do açúcar Unidade 8 Temas 3 a 6 A vida nos engenhos,
Sociedade do açúcar A lavoura canavieira. O reinado do açúcar.
A Ocupação do Território Brasileiro.
A diversidade cultural e a imigração
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
História do Brasil Clique para adicionar texto.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Literatura Informativa
Guaíra: Cidade do Quilombo
Escravidão e Comércio no Mundo Moderno
13 de maio – Abolição da escravatura
Multimídia em aulas de História
A atividade agrícola e o espaço agrário
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
América Latina.
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
A origem da Cultura Brasileira.
Escravidão e Comércio no Mundo Moderno
Estados Unidos da América
Conteúdo para prova de História
Semana Cultural do Servidor
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Concentração de terra no Brasil
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Nem tudo que reluz é ouro.
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A colonização espanhola na América
População Brasileira.
Religiosidade do brasil
Comercio de Escravos.
História cultural dos povos africanos
Primeiros habitantes do RS
Herança Cultural Afro Brasileira
Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Capítulo 17 Por que a escravidão durou tanto tempo no Brasil?
Terras Indígenas.
O termo quilombola vem do tupi-guarani cañybó e significa aquele que foge muito.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Capítulo 25 ECONOMIA COLONIAL: O AÇÚCAR Professora Arluce D. Bezerra.
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Culturas Negras no Brasil Prof. João Antonio.
Culinária do Brasil.
Formação territorial brasileira
Brasil nos primeiros tempos: índios e jesuítas
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
O Brasil colonial A escravidão colonial.
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Nascimento da Cultura Brasileira
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro?
Aulas 50 e 51: A formação da população brasileira Os traços étnicos e a cultura do povo brasileiro resultam da complexa mistura entre os índios, negros,
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 2º Trimestre 3º ano EM Geografia Professor Gustavo Macieira.
Transcrição da apresentação:

PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO NEGREIRO, MÃO-DE-OBRA ESCRAVA. C) SINCRETISMO CULTURAL D) DEMOCRACIA RACIAL. 3) ESSES VALORES SÃO EUROPEUS E ESTADUNIDENSES. ELES SÃO ABSORVIDOS ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (TELEVISÃO, INTERNET, RÁDIO), DA INDÚSTRIA CULTURAL E DO FORTE APELO CONSUMISTA. 4) É UM POVO QUE HABITA O MESMO TERRITÓRIO E O RESPEITA INDEPENDENTE DAS DIVERSIDADES CULTURAIS ALÍ EXISTENTES. 5) É O SENTIMENTO DE FAZER PARTE DE UM PAÍS, PERMITINDO A MANUTENÇÃO DAS ATUAIS FRONTEIRAS. 6) SÃO OS PESCADORES RIBEIRINHOS AMAZÔNICOS E SERTANEJOS DAS REGIÕES SEMIÁRIDAS DO NORDESTE.

PÁGINAS )OS COLONIZADORES EUROPEUS EXTERMINARAM OS ÍNDIOS NO SEU PROCESSO DE ESCRAVIZAÇÃO, EXTERMÍNIO PELAS ARMAS, E DOENÇAS COMO GRIPE E VARÍOLA. 2)OS INDÍGENAS OCUPARAM PRIMEIRAMENTE O LITORAL, MAS CONFORME A AGROPECUÁRIA E A MINERAÇÃO FORAM AVANÇANDO, OS ÍNDIOS FORAM INCORPORANDO OUTROS ESPAÇOS, CONCENTRANDO-SE ASSIM NA AMAZÔNIA. 3)A) A COSNTITUIÇÃO DE 1988 RECONHECEU OS DIREITOS INDÍGENAS QUANTO AOS SEUS COSTUMES, LÍNGUAS, CRENÇAS E TRADIÇÕES E DIREITOS SOBRE AS TERRAS QUE TRADICIONALMENTE OCUPARAM. B) PREVIA-SE O DESAPARECIMENTO DOS POVOS INDÍGENAS, COM SUA GRADUAL INCORPORAÇÃO À SOCIEDADE NACIONAL. 4) D, E, A, C, B.

PÁGINA ) DESTRUIÇÃO DA CULTURA INDÍGENA, CONVERTENDO-OS PARA O CRISTIANISMO. 6) RETOMADA DE TERRAS QUE LHES PERTENCIAM E PRESERVAÇÃO DE SUA CULTURA E DO MEIO AMBIENTE ONDE VIVEM. 7) A CAUSA É A INDEFINIÇÃO PELA DEMARCAÇÃO DE TERRAS, LEVANDO À INVASÃO DESSES TERRITÓRIOS POR MADEIREIROS, GARIMPEIROS, CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS. OS ÍNDIOS EXPULSOS VÃO EM DIREÇÃO ÀS CIDADES, EM BUSCA DE SOBREVIVÊNCIA. PÁGINA 282 1)É UM MITO PORQUE OS NEGROS E INDÍGENAS SEMPRE TIVERAM DIFICULDADES DE ASCENSÃO SOCIAL. 2)A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA COIBE O RACISMO, CONSIDERANDO- O UM CRIME INANFIANÇÁVEL E IMPRESCINDÍVEL, SUJEITO À PRISÃO.

PÁGINA 283 3) O GOVERNO LANÇOU UM MANUAL DE EXPRESSÕES MAIS POLIDAS E OBJETIVAS PARA SUBSTITUIR REFRÕES MUSICAIS, PIADAS, EUFEMISMOS E DITOS POPULARES. MAS NÃO FOI ACEITO. 4) NÃO, PORQUE, A INGLATERRA TEVE INTERESSES ECONÔMICOS, COM O DESEJO DE CRIAR MERCADOS CONSUMIDORES NA AMÉRICA, E OS INTERESSES NO CONTINENTE AFRICANO ERA ATRAPALHADO PELO ÊXODO DA MÃO DE OBRA NEGRA. 5) FOI A LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS, EM ) NO NORDESTE O NEGRO FICOU TRABALHANDO NAS LAVOURAS COMO UM TRABALHO SEMISSERVIL. JÁ NO CENTRO-SUL A MÃO DE OBRA DOS NEGROS E DESPREPARADA SOFRIA CONCORRÊNCIA COM A MÃO DE OBRA DO IMIGRANTE EUROPEU. 1)ELES TIVERAM QUE RELACIONAR OS SEUS ORIXÁS AOS SANTOS DA IGREJA CATÓLICA. 2)FORAM O SUICÍDIO, AS REBELIÕES, AS FUGAS COTIDIANAS E ATÉ O FATO DE AS ESCRAVAS SE NEGAREM A GERAR FILHOS.

PÁGINA 284 3) COSTA DE ÂNGELO, ALTA E BAIXA GUINÉ, MOÇAMBIQUE E MADAGASCAR. 4) A) OS QUILOMBOS ERAM O SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA DE UM POVO. B) PALMARES C) DUROU 67 ANOS (1957 A 1664). D) EM TERRAS DOS ATUAIS ESTADOS DE ALAGOAS E PERNAMBUCO. E) SÃO OS MORADORES DE QUILOMBOS. F) CULTIVAVAM FEIJÃO, MILHO, BATATA, MANDIOCA, FUMO E CANA-DE- AÇÚCAR. 5) FORAM AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS, COMO A CAPOEIRA DA ANGOLA, PRATICADA PELOS ESCRAVOS DE ORIGEM BANTO, PORQUE TINHA CARÁTER LIBERTÁRIO. 6) O CANDOMBLÉ, A UMBANDA E OUTRAS RELIGIÕES DE RAÍZES AFRICANAS. A SUA PRESERVAÇÃO SIGNIFICOU UMA LUTA DIÁRIA PELA SOBREVIVÊNCIA. 7) AS CONTRIBUIÇÕES FORAM NA ALIMENTAÇÃO, MÚSICA, CURA DE DOENÇAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, VESTUÁRIOS, MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS, AGRICULTURA E MINERAÇÃO.