CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PRONOMES.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Mais concordância....
Concordância verbal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
Comunicação Linguística
Professor Carlos Zambeli
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Profª Giovana Baggio Schubert
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª Adriana Guimarães
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª. Luciana Balduíno
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL – REGRA GERAL
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Uso de há, a , à.
Concordância verbal e nominal
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane

INTRODUÇÃO Leia a frase abaixo e observe as inadequações:   Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequações referem-se aos desajustes entre as palavras que a constituem. Para que a frase concorde, adequadamente, entre todos os termos, é necessário: Aquele concordar com a palavra dois; Estudioso concordar com meninos; Antigo concordar com livros.

Fazendo-se os ajustes necessários a frase ficará assim: Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos .

REGRA GERAL O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo a que se refere. Exemplo:   O alto ipê cobre-se de flores amarelas.     Adj.                                     Adjetivo Faz duas horas que cheguei de viagem.        Num.

OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL 1. Um adjetivo após vários substantivos 1.1 Quando os substantivos são do mesmo gênero há duas concordâncias: a) assumir o gênero do substantivo e vai para o plural: exemplo: Encontramos um jovem e um homem preocupados.       Adjetivo   No exemplo acima o adjetivo assumiu o gênero masculino e foi para o plural.

b) concordar só com o último substantivo em gênero e número:   Exemplo: Ela tem irmão e primo pequeno.                                                     Adjetivo Acima o adjetivo assumiu o gênero masculino e concordou só com o último substantivo.

OBSERVAÇÃO: Quando os substantivos são do mesmo gênero as duas concordâncias podem ser usadas, embora a primeira seja mais adequada porque mostra que a característica é atribuída aos dois substantivos.   Se o último substantivo estiver no plural, a concordância só poderá ficar no plural. Exemplo: Ele possui perfume e carros caros. Se o adjetivo funcionar como predicativo, o plural será obrigatório. Exemplo: O irmão e o primo dele são pequenos.                                                    VL  Predicativo

1.2 Quando os substantivos são de gêneros diferentes também há duas possibilidades:   a) ir para o masculino plural: Exemplo: “Uma solicitude e um interesse mais que fraternos.” (Mário Alencar) b) concordar só com o substantivo mais próximo: Exemplo: A Marinha e o Exército brasileiro estavam alerta.

No caso de substantivos de gêneros diferentes o adjetivo irá para o masculino plural, se o adjetivo tiver a função de predicativo. Exemplo: O aluno e a aluna estão reprovados.                         VL    Predicativo   2. Um adjetivo anteposto a vários substantivos A concordância se dará com o substantivo mais próximo. Exemplo: Tiveste má idéia e pensamento. Velhos livros e revistas estavam empilhados na prateleira.

Quando o adjetivo exerce a função de predicativo, ele pode concordar só com o primeiro ou ir para o plural. Exemplo: Ficou reprovada a aluna e o aluno. Ficaram reprovados a aluna e o aluno.   Se o adjetivo anteposto referir-se a nomes próprios, o plural será obrigatório. Exemplo: As simpáticas Lúcia e Luana são irmãs.

UM SUBSTANTIVO E MAIS DE UM ADJETIVO Admitem-se duas concordâncias: a) Quando o substantivo estiver no plural, não se usa o artigo antes dos adjetivos. Exemplo: Estudava os idiomas francês e inglês.   b) Se o substantivo estiver no singular, o uso do artigo será obrigatório a partir do segundo adjetivo. Exemplo: Estudo a língua inglesa, a francesa e a italiana.

É bom, é necessário, é proibido Essas expressões concordam obrigatoriamente com o substantivo a que se referem, quando for precedido de artigo. Caso contrário são invariáveis. Exemplo: Vitamina C é bom para saúde. É necessária muita paciência.

Um e outro (num e noutro) Nesse caso o substantivo fica no singular e o adjetivo vai para o plural. Exemplo: Numa e noutra questão complicadas ela se confundia.  

Anexo, incluso, apenso, próprio, obrigado   Por serem adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. Exemplo: Seguem anexos os acórdãos. A procuração está apensa aos autos. Os documentos estão inclusos no processo. Obrigado, disse o rapaz. Elas próprias resolveram os exercícios. Observação A expressão em anexo é invariável. Exemplo: Em anexo segue a procuração Em anexo segue o despacho.

Mesmo, bastante Tanto pode ser advérbio como pronome. Quando for advérbio permanece invariável. Quando é pronome concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Os alunos mesmos resolveram o problema.                                Pronome Os alunos resolveram mesmo o problema. Nesse caso mesmo = realmente                                  Advérbio Haviam bastantes razões para ela reclamar.              Pronome Eles chegaram bastante cedo ao aeroporto.                          Advérbio

Menos, alerta São palavras invariáveis.   Exemplo: O Amazonas é o Estado menos populoso do Brasil. Havia menos alunas na sala hoje. Os soldados estavam alerta. Observação Atualmente alerta vem sendo utilizada no plural. Exemplo: Nossos chefes estão alertas.

Meio Essa palavra pode ser numeral ou advérbio.   a) Quando for numeral é variável e concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Tomou meia garrafa de champanhe.                         numeral Isso pesa meio quilo.               numeral b) Se for advérbio é invariável. Exemplo: A porta estava meio aberta.                                      Advérbio Ele anda meio cabisbaixo.     Advérbio

Muito, pouco, longe, caro Quando essas palavras funcionam como adjetivo variam de acordo com a palavra a que se referem. Se funcionarem como advérbio são invariáveis.   Exemplo: Muitos alunos compareceram à formatura.                Adjetivo Os perfumes eram caros.                          Adjetivo As mensalidades escolares aumentaram muito.                                                         Advérbio Vocês moram longe.                      Advérbio

Pronomes de tratamento Os pronomes de tratamento sempre concordam em 3ª pessoa.   Exemplo: Vossa Santidade está muito preocupado.                                          3ª P.S