Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física.
Advertisements

CINEMÁTICA MOVIMENTOS.
Movimento circular uniforme (MCU)
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
Movimento Retilíneo Uniforme
1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio
Mecânica.
Rotação dos Corpos Rígidos
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
CINEMÁTICA VETORIAL Análise vetorial,ou seja, completa(direção, sentido e módulo) das grandezas: Deslocamento Velocidade Aceleração.
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Cinemática Principais Fórmulas Movimento Uniforme (MU)
Aceleração da Gravidade
CINEMÁTICA Velocidade.
Física.
O que você deve saber sobre O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
OS MOVIMENTOS.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Velocidade A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede.
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
Mecânica Cinemática escalar.
A DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado
Cinemática.
DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular.       Você já deve ter notado no seu dia.
Cinemática Escalar Movimento Uniforme Prof. Paulo Costa.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimento Retilíneo e Uniforme
Física.
Aula 19 Cinemática Vetorial I Marta Rebuá.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Cinemática Professor PH.
Revisão para a Avaliação Bimestral (3º bimestre) Ciências - 9º Ano
Cinematica Prof° Ale Esta é uma parte da física clássica, onde caracterizamos e classificamos um possível estado de movimento ou repouso de um objeto observado,
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Gráficos Posição-Tempo
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
CINEMÁTICA.
2.1. Tipos de Movimentos M4 M18.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Aceleração Escalar (a):
GRANDEZAS CINEMÁTICAS Professor: Célio Normando.
Física Aula 09 – Mecânica Prof.: Célio Normando.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
MOVIMENTO UNIFORME (M.U)
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Representação Gráfica do movimento
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
ESTUDO DO MOVIMENTO O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando.
Transcrição da apresentação:

Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s 1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR “ Vm ” Ex.1 - Uma partícula se deslocando ao longo da reta, figura. Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s

A vm do ciclista entre as posições s1 a s2 : 1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR “ Vm ” Ex. 2 Um ciclista deslocando-se sobre pista retilínea. A vm do ciclista entre as posições s1 a s2 :

1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR “ Vm ” Ex. 3 (caso 1) Uma partícula, em movimento retilíneo, apresentou informações a cerca do seu movimento conforme o diagrama a baixo : Vm entre 0 e 5 h: 320 160 2 4 5 S(km) 160 320 t(h) 2 4 5

1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR “ Vm ” Ex. 3 (caso 2) Uma partícula, em movimento retilíneo, apresentou informações a cerca do seu movimento conforme o diagrama a baixo : Vm entre 2 e 5 h: 320 160 2 4 5 S(km) 160 320 t(h) 2 4 5

Qual a velocidade média no percurso total ? 1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR “ Vm ” Ex. 4 Um móvel percorre uma distância de 200 km em 2,4 h e em seguida percorre mais 180 km em 1,6 h. Qual a velocidade média no percurso total ?

1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR “ Vm ” Ex. 5 Um móvel se desloca, sobre trajetória retilínea, e seus espaços variam no tempo conforme equação “ s = 40 + 2t2 “ no (SI). Determinar a velocidade média do referido móvel nos intervalos: A) 0 a 2s B) 1s a 4s

2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS Quanto ao sentido percorrido sobre a traje- tória, temos dois tipos de movimentos. i. Progressivo (Ds > 0) e (v > 0) Num movimento progressivo o corpo se desloca a favor da orientação positiva.

ii. Retrógrado (regressivo) (Ds < 0) e (v < 0) 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS Quanto ao sentido percorrido sobre a trajetória..... ii. Retrógrado (regressivo) (Ds < 0) e (v < 0) Num movimento retrógrado o corpo se desloca contrário ao da orientação positiva.

Curvilíneo é o movimento cuja direção muda a cada instante. 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS Quanto a forma da trajetória, temos os movi- mentos curvos e os retilíneos. Curvilíneo é o movimento cuja direção muda a cada instante. Ex. Roda gigante, carrossel, ponteiro de um relógio, mo- vimento de translação da Terra, etc. Circular Elíptico

ii. Retilíneo é o movimento cuja direção é uma linha reta. 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS Quanto a forma da trajetória, temos os ... e os retilíneos. ii. Retilíneo é o movimento cuja direção é uma linha reta. Ex. Bola de boliche, a queda de um corpo a partir do repouso, etc.

C. Quanto a variação no módulo da velocidade. 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS C. Quanto a variação no módulo da velocidade. i. Movimento Uniforme (MU) é o movimento onde a partícula percorre, variações de espaços “Ds” iguais, em intervalos de tempo “Dt” iguais. Ex 1. Uma partícula, deslocando-se sobre trajetória retilínea teve a seguinte variação de posição no tempo (tabela). t(s) 2 4 6 8 10 12 s(m) -10 20 30 40 50 Observa-se que para intervalos de 2s ocorre uma variação de espaço de + 10m. A velocidade é constante e igual a 5m/s.

2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS C. Quanto a variação no módulo da velocidade. ii. Movimento Uniformemente Variado (MUV) é todo o movimento que apresenta variações de velocidades iguais em iguais intervalos de tempo. Conseqüência a aceleração escalar é constante e não nula. Ex 1. Um corpo, se desloca em linha reta e apresenta a seguinte variação de velocidade no tempo (tabela). t(s) 3 6 9 12 15 18 21 v(m/s) 24 30 36 42 Observa-se que para intervalos de 3s ocorre uma variação de velocidade de 6 m/s. A aceleração é constante e igual a 2m/s2.

Aceleração a = am = V =v - v t = t - t  Definição : Quando um móvel variou sua velocidade (V) por um intervalo de tempo (t), dizemos que este sofreu uma: Definição : A aceleração também é uma grandeza física mista, podendo ser instantânea (a) ou média (Am)(feita por média ponderada). -Por motivos da atual grade curricular do novo ensino médio, apenas trabalhamos com movimentos uniformes variados, logo o modulo da aceleração instantânea e média, são “sempre” idênticos. a = am = V =v - v t = t - t Para uma mesma desaceleração, um veiculo leva espaços maiores para parar quando a velocidade é maior.

Am = V : t = (12 – 24):( 6 – 0)= -12 : 6= -2(m/s2) Exemplo:Qual a aceleração média de um movimento uniforme variado, de acordo com a tabela de valores abaixo: m/s 24 20 16 12 s 2 4 6 Am = V : t = (12 – 24):( 6 – 0)= -12 : 6= -2(m/s2) Obs: Para normas internacionais de sistemas métricos, exige-se o uso de m/s para velocidade e m/s2 para aceleração