FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA Antonio Carlos Brolezzi   http://www.brolezzi.com.br/ brolezzi@usp.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

Pensamento Filosófico Moderno
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Formação Docente Aula 07.
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
ANA CAROLINA KOENTOPP FELIPE WODTKE SOYANE FRAGA
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
A filosofia investiga a ciência
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
O Positivismo.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
A crise da razão.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Introdução à Sociologia
Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O Positivismo – Física Social
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
A proposta de um pensamento positivo
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA Antonio Carlos Brolezzi  
Apresentação e Discussão do livro: História na Educação Matemática
Augusto Comte e o Positivismo
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental
16/4/20151www.nilson.pro.br. Atividade racional: É realizada pelo sujeito de conhecimento por:  Intuição : capta por inteiro e de uma só vez o objeto.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Disc. Sociologia das Organizações
Trabalho de sociologia Nome;Guilherme mota,Kenedy,Willian,Maicon.
AUGUSTE COMTE Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 – 1857) foi filósofo francês, pai da Sociologia e fundador do Positivismo.
Softwares Educacionais – Cód
Trabalho De Sociologia
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
O Positivismo.
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Ciência e sociedade.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
Positivismo Lógico O círculo de Viena. Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou.
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Método de Ensino.
A filosofia no Brasil do século XIX
Filosofia Fundamentos Sociológicos da Educação Filosofia Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA Antonio Carlos Brolezzi   http://www.brolezzi.com.br/ brolezzi@usp.br

“a ontogênese recapitula a filogênese”. Princípio recapitulacionista ou princípio genético: versão pedagógica da “lei biogenética”: “a ontogênese recapitula a filogênese”. Ernst Haeckel (1834-1919)

Origem positivista: Extensão da lei dos três estados de Auguste Comte, que afirma que tanto o indivíduo quanto a espécie humana percorreriam os três estágios seqüenciados de explicações de fenômenos: o teológico, o metafísico e o positivo.

Nessa versão pedagógica, todo indivíduo, em sua construção do conhecimento, passaria por estágios que a humanidade teria passado. (MIGUEL & MIORIM, 2004, p. 40).

Perspectiva Evolucionista Linear (Ernst Haeckel) Perspectiva Estrutural-Construtivista Operatória (Jean Piaget) Perspectiva Evolutiva Descontínua (Gaston Bachelard)

Perspectiva Evolutiva Descontínua: Gaston Bachelard Guy Brousseau Michele Artigue

A crítica a essas perspectivas se baseia em grande parte na consideração de que seria ilegítima a tentativa de espelhar, no âmbito escolar, semelhanças entre a seqüência histórica (e eventualmente os obstáculos encontrados nessa marcha) e a forma de abordar o conteúdo na sala de aula.

De fato, a concepção indutivista da História, e particularmente da História e da Filosofia da Ciência e da Matemática, nada mais faz do que tentar proceder a uma análise avaliadora e julgadora da ciência passada com base naquilo que a ciência se tornou no presente. Tudo se passa como se a Matemática, inevitavelmente, tivesse que se tornar aquilo que se tornou (MIGUEL & MIORIM, 2004, p. 124).