Basquetebol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Advertisements

GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
ANDEBOL.
O treino do GUARDA-REDES
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Ataque no basquetebol.
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
10º Ano PRÁTICA DE ACTIVIDADES FÍSICAS
Peito Pernas Supino Cotovelos na linha dos ombros e em 90 graus.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
Voleibol.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
Movimentos de Ataque.
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Apostila de Ordem Unida Básica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Voleibol Curso Profissional Técnico de Multimédia Educação Física
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 2
BASQUETEBOL.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
BASQUETEBOL.
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Gestos técnicos do voleibol
Ginástica de Aparelhos
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Sinal para SUBIR Com o antebraço na vertical e o indicador apontando para cima mover a mão em pequenos círculos horizontais.
Unidade de Treino 2 Treino de Guarda-Redes (Seniores/Juniores)
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
As Técnicas Básicas do Volley
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
NADO CRAWL.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Profª. Maria Helena Carvalho
Análise Biomecânica – FOREHAND
Profª. Maria Helena Carvalho
Escola Básica de Canidelo
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Fundamentos do Voleibol
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
CARACTERIZAÇÃO DO VOLEIBOL
FUTSAL.
Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física
Atletismo Educação Física
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
O Basquetebol Professor: Emerson Roarky.
Transcrição da apresentação:

Basquetebol

Conteúdos: Passe/Recepção Drible Lançamentos Jogo

O PASSE Existem 3 tipos de passe: Passe de peito: Bola segura à altura do peito, dedos para cima, polegares na linha um do outro. Com o avanço do corpo e uma perna, os braços estendem-se completamente. O gesto final, “golpe de pulso”, conclui-se com os dedos abertos voltados para baixo e para o lado. Passe picado: A bola é projectada para o solo (mais perto do colega que a receberá). Os mesmos princípios do passe de peito. Acentuar o gesto de pulso. Passe de ombro: Bola segura com ambas as mãos, ao lado e por cima do ombro. A mão que efectuará o passe apoia-se atrás da bola e o cotovelo está levantado. Com o avanço do corpo e da perna do mesmo lado (o outro pé está fixo) o braço estende-se e termina com um “golpe de pulso”.

Passe de peito: Bola agarrada lateralmente pelos dedos. Corpo e olhar na direção do recetor; Cotovelos junto ao corpo; Passe da bola na máxima extensão dos membros superiores; Palmas das mãos viradas para fora; Bola dirigida para o peito do colega.

Passe picado: Bola agarrada lateralmente pelos dedos; Cotovelos junto ao corpo; Corpo ligeiramente flectido e olhar dirigido para o colega; Passe da bola para o solo e para a frente, na máxima extensão dos membros superiores; Palmas das mãos viradas para fora.

Passe de ombro: Bola segura com ambas as mãos, ao lado e por cima do ombro; A mão que efectua o passe apoia-se atrás da bola; O cotovelo encontra-se levantado; Com o avanço do corpo e da perna do mesmo lado o braço estende-se e termina por um “golpe de pulso”; Queixo levantado e olhar dirigido para a frente.

O Drible Existem dois tipos de drible: Drible de proteção Ação de progressão com a bola batendo-a no solo com uma das mãos à altura do peito e para a frente. Drible de progressão Executa o drible de proteção batendo a bola sempre com a mão mais afastada do opositor, com o outro membro superior e inferior protege a bola do adversário.

Drible de Proteção Não olhar a bola; Driblar com a mão mais afastada do adversário, mantendo o corpo entre a bola e o adversário; Não virar as costas ao objetivo; Não virar as costas ao adversário; Manter o membro superior contrário à bola, em extensão protegendo-a.

Drible de progressão Não olhar para a bola; Batimento da bola com os dedos em extensão e afastados; Pulso realiza um movimento de cima para baixo; Bola batida para a frente e ao nível da cintura; Correr mantendo o controlo e domínio da bola.

O lançamento Existem dois tipos de lançamento: Lance livre Executar o lançamento ao cesto numa posição lateral ou frontal, parado com uma mão, em situação de exercício (2 metros) ou jogo. Lançamento na passada: Executar o lançamento na passada, lateral ao cesto, saltando na vertical e lançando a bola contra a tabela quer em situação de exercício quer em situação de jogo.

Lance Livre Olhar dirigido para o cesto, com o corpo ligeiramente flectido e um apoio ligeiramente à frente do outro; Bola agarrada lateralmente pelos dedos; Deslizamento da mão hábil para a parte de trás da bola; Palma da mão e cotovelo da mão que lança dirigida para o cesto; Movimento de extensão do membro superior para cima lançando a bola, com flexão do pulso, de modo a ser dirigida para o cesto.

Lançamento na Passada Corpo ligeiramente flectido e olhar dirigido para o cesto; Realização do primeiro apoio com o membro inferior direito; Realização do segundo apoio com o membro inferior esquerdo; Elevação da coxa direita com o tronco em equilíbrio; Extensão dos membros superiores para cima, com flexão do pulso e bola dirigida/tabela;

O Jogo Descrição técnica: Duas equipas de 5 jogadores cada jogam em campo inteiro, utilizando defesa HxH. Cada uma das equipas tenta marcar mais pontos que a adversário, utilizando para tal todo o leque de ações motoras aprendidas.

Componentes críticas do jogo: Desmarca-se, criando linhas de passe; Utiliza, racionalmente o drible; Assume uma atitude defensiva assim que a sua equipa perde a posse de bola, defendendo o seu adversário direto; Utiliza ações táticas simples para ultrapassar o adversário (passe e corte); Lança ao cesto, tentando marcar o maior número de pontos.